ENTENDENDO O VAR “CÚMPLICE”!!!!

Caros amigos vascaínos,

Resolvi fazer uma postagem especialmente sobre o tema polêmico e tentar esclarecer para os leigos no assunto a falsidade da infalibilidade do VAR.

Em primeiro lugar, até os inventores do VAR falam que o sistema não é infalível, pois é operado por seres humanos.

Em segundo lugar, uma causa de erro é o momento de se determinar quando a bola sai do pé do lançador e isto tem duas razões que aumentam a possibilidade do erro!

Razão A – Dependendo do ângulo em que as câmeras enfoquem o passador da bola esta determinação pode variar, pois em determinado ângulo pode parecer que o pé do lançador já tocou a bola, em outro pode parecer que ainda está em contato com a bola e em outro pode parecer que a bola já não está mais em contato com o pé!!!!!! Coloquem três árbitros experientes e certamente a decisão do momento vai variar entre eles. Claro que esta experiência deveria ser feita como se diz em trabalhos científicos , com modo duplo cego, onde um não sabe o que o outro está fazendo!

Razão B – A imagem é composta por frames, cerca de 40 por segundo e deste maneira uma diferença de meio segundo no clicar do botão pelo técnico pode render uma diferença de vários centímetros no congelamento da imagem, tanto a frente , como para trás na realidade do campo!

Tendo em vista estes dois fatos citados acima, podemos afirmar , sem qualquer dúvida que se colocarmos cinco experimentados árbitros treinados no controle do VAR poderemos ter cinco diferentes momentos de parada da imagem com vários frames de diferença e em sendo assim poderemos ter para o mesmo lance dois ou três parecendo impedidos e dois ou três dando condição legal para a jogada.

Penso que consegui ser bastante didático para que qualquer leigo entenda como é feita a determinação do impedimento no VAR!!!!

Para piorar a situação temos ainda as diversas maneiras de traçar as tais linhas, cujos parâmetros parecem variar, perigosamente para a equidade do espetáculo, de clube para clube!

O que deveria acontecer é o traçado de linhas seguindo o mesmo critério para a defesa e para o ataque! Lamentavelmente isto não está acontecendo e o VAR está servindo para forjar situações!

No caso do último sábado, enquanto a linha da defesa foi traçada NO MEIO DO CORPO DO JOGADOR E NÃO NA EXTREMIDADE DO CORPO MAIS PRÓXIMA DA LINHA DE FUNDO, a linha do ataque foi traçada NA EXTREMIDADE MAIS PRÓXIMA DA LINHA DE FUNDO!!!!!!!

O que foi dito no parágrafo anterior, adicionado às razões de erro do VAR faladas anteriormente tornam este excelente meio eletrônico presa fácil de MANIPULAÇÕES ESCANCARADAS DE RESULTADOS DAS PARTIDAS!!!!!!!!!!!!!!

Bem, temos ainda o fato de que para determinados clubes qualquer coisa que possa acontecer a favor , o árbitro é chamado e para o jogo, enquanto que para outros as coisas passam pisoteadas pela parcialidade reinante, onde os clubes mais poderosos de influência na CBF mandam e desmandam!

No jogo do último sábado , no segundo gol do nosso adversário havia dúvida razoável se na dividida a bola bateu no braço do atacante, pois bem, nada de rever o lance! No último lance da partida havia dúvida mais que razoável para uma revisão de possível pênalti e nada de VAR.

Citar que o juiz deveria ter expulsado o Diego me parece um “redundância” nesse emaranhado de decisões parciais, que ocorreram na partida!

Para revoltar a galera, mesmo que o Vasco faça um recurso no tribunal, leve técnicos de mídia e TI , provando o exposto acima, nada acontecerá , pois vai configurar erro de fato! Somente conseguiríamos anular a partida se algum dos árbitros escrevesse na súmula que ERROU, configurando um erro de direito. Sabem quando vai acontecer isso? Nunca acontecerá a nosso favor!!!!!!!!!!!

Mesmo assim vale a pena fazer o recurso e levar técnicos provando a possibilidade de erro, para evitar que este problema ocorra mais a frente!

Infelizmente pegaram um excelente recurso para limpar as decisões dos árbitros de futebol e o transformaram num CÚMPLICE DE DESMANDOS DAS ARBITRAGENS, contando ainda com a cumplicidade da maioria dos ex-árbitros comentaristas, que só passam o pano nos colegas!!!!!!!

Ou se faz uma campanha severa contra o que está acontecendo ou teremos campeonatos irremediavelmente manipulados nos seus resultados de campo, com a “CUMPLICIDADE” de uma tecnologia moderna e mal aplicada!

Saudações vascaínas!!!!!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s