Caros amigos vascaínos,
Hoje conseguimos uma vitória importante , no campo do adversário, num jogo igual, onde qualquer um poderia ter ganho!
Mais uma vez a vitória sorriu ao apagar das luzes, quando o time estava muito desgastado fisicamente e levava grande pressão do adversário.
Foi um jogo emocionante, para testar corações! Certamente os deuses do futebol tremeram com a emoção da partida!
No nível técnico não tivemos uma grande partida, embora muito melhor que as duas partidas destas duas equipes no campeonato! Aconteceram grandes jogadas e ao mesmo tempo jogadas horríveis.
O Vasco está com uma equipe que luta até o fim, embora não seja boa tecnicamente falando! Temos muitos jogadores que jogaram pouco ano passado e que estão tentando recuperar forma dentro da competição! Também temos alguns atletas abaixo do nível técnico de um grande time, porém o grupo parece estar muito unido em torno de objetivos, ignorando todas as outras dificuldades.
Por outro lado, mesmo sem ser um gênio, o Zé Ricardo deu padrão ao time, dentro de suas limitações e vem conseguindo resultados surpreendentes.
No jogo de hoje, começamos levando um susto graças a total falta de competência do Paulão! Jogador limitadíssimo e que não aceita sua limitação, o que leva este jogador a cometer erros, burrices e comprometendo o time seriamente em lances cruciais! Sua falha no jogo de hoje aos três minutos, já poderia ter sido verificada em outros jogos, onde ele sempre espera o atacante chegar muito perto para dar passe! Ele faz isso todo jogo e hoje a casa quase caiu de vez! Um erro grotesco e o Bota fez 1 x 0!
Logo após o gol, o Vasco ficou perdido, porém o alvinegro fez um erro grave! Nosso adversário parou de marcar pressão e deixou o Vasco respirar e pensar!
Veio o tempo técnico, o Zé deu uma tranquilizada na equipe e o Vasco voltou melhor.
Numa saída de bola, o Lindoso perdeu a bola para o Giovani Augusto, este passou ao Vagner pela esquerda e o Vagner lançou o Pikachu que entrava pela direita, por detrás do zagueiro botafoguense. Pikachu pegou de primeira e o Gatito aceitou. Vasco 1 x 1.
Nem bem foi dada a saída o Vasco recuperou a bola e o Vagner foi lançado pela esquerda novamente e com inteligência prendeu a bola, dando tempo ao Riascos para chegar na jogada. A bola foi passada pelo Vagner de calcanhar e o Riascos bagunçou o Igor com dois dribles, foi ao fundo e cruzou no primeiro pau para o Pikachu que não perdoou e mandou pra rede! 2 x 1 Vasco!
Giovani Augusto, que já havia sentido algo logo no início, pediu substituição e o Zé resolveu colocar o Paulinho, mais uma vez aberto pela esquerda! Parece que o garoto entrou sem estar em boas condições.
O Botafogo procurando sempre as bolas altas , ainda teve uma chance com o Igor que cabeceou em cima do Martim Silva, que fez grande defesa!
No final do primeiro tempo, Paulinho entrou livre pela esquerda, mas falhou no passe e proporcionou ao Botafogo o contra ataque e pior não voltou na jogada. No desenvolver do contra ataque, o adversário fez uma jogada de três contra dois pela lateral e houve um cruzamento no primeiro pau. Erazo e principalmente o Paulão falharam , mas o Brener não falhou. Bota 2 x 2.
Veio o segundo tempo e o jogo ficou mais nervoso, porém as chances apareceram para as duas equipes. O nosso adversário perdeu gols e o Vasco perdeu dois gols.
Riascos pediu para sair e isto deu mais campo ao Botafogo, pois o Andrés Rios , que entrou , era muito lento!
Depois o Zé retirou o Vagner, que estava morto , mas que desta feita fez uma partida decente. O Thiago Galhardo entrou no lugar do Vagner e logo no primeiro lance fez jogada sensacional e deu limpa, sem goleiro para o Rios. Aí o Rios conseguiu perder o gol bisonhamente!
Ainda tivemos uma chance clara do Paulinho, lançado pelo Thiago , que perdeu gol feito, concluindo apressadamente!
No final da partida víamos um Vasco cansado e o Botafogo crescendo no ataque, porém se limitava a bolas altas na área, cujo único perigo era a fraqueza técnica da defesa vascaína!
Houve um contra ataque vascaíno puxado elo Paulinho e a bola foi a escanteio. Thiago Galhardo cobrou, Wellington raspou de cabeça e a bola foi parar em mais um herói improvável, Andrés. Rios chutou de sem pulo, pegou mal na bola e este detalhe matou completamente a tentativa de defesa do Gatito. Vibração, loucura na torcida e o Vasco fazia 3 x 2 no último minuto novamente!
Análise das atuações:
Martim Silva: Sem culpa no gols. Uma defesa sensacional, meio no susto, numa cabeçada da pequena área!
Rafael Galhardo: Atuação claudicante, ora indeciso, ora sem velocidade, mas num nível melhor do que outras partidas. Mesmo sentindo a coxa ficou até o fim por uns vinte minutos.
Paulão: Horroroso, péssimo, ridículo um verdadeiro acinte contra os vascaínos. O que faz ele ficar pior é que ele acha ter futebol. Se tivesse humildade de saber ser um péssimo jogador, não daria tantos dissabores à torcida! A jogada do primeiro gol ele repete jogo após jogo e não tem ninguém que corrija! No segundo gol mais uma vez marcou a bola! Perdeu todas de cabeça dentro da área! Não dá mais para mantê-lo em campo impunemente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Erazo: Fraco também, mas num nível bem acima do Paulão. Porém, também dá muita chance ao azar!
Fabrício: Atuação apenas razoável. no lance do segundo gol foi envolvido, pois o Paulinho não voltou, o Desábato ficou longe na cobertura e o Bota entrou com três contra um por ali!
Wellington: Muito mal. Levou o terceiro amarelo por pura burrice. No final acabou colaborando positivamente no terceiro gol!
Desábato: Grande partida. o tempo todo sozinho no combate. Boa saída de bola.
Giovani Augusto: Sentiu algo logo no início e não aguentou. Mesmo assim roubou a bola do primeiro gol! Acabou saindo ainda no primeiro tempo!
Paulinho: Entrou no lugar do Giovani, mais uma vez mal escalado na extrema e com a agravante de não estar inteiro! Falhou na jogada do gol de empate botafoguense, perdeu um gol feito , mas foi importante nas jogadas de ataque. O lugar dele tem de ser no meio da área!
Vagner: Pela primeira vez fez uma partida decente no Vasco. Participou ativamente dos dois gols iniciais. No meio do segundo tempo arriou os quatro pneus , como sempre!
Thiago Galhardo: Entrou muito bem. Fez jogada sensacional logo de cara, em que o Rios perdeu o gol sem goleiro. Deu excelente passe pro Paulinho perder gol feito e cobrou o escanteio do terceiro gol!
Yago Pikachu: O melhor em campo. Partida excelente, fez dois gols, lutou até o fim e não se escondeu nem no fim do jogo , quando estava com cãibras.
Riascos: A luta de sempre, participação excelente no segundo gol. No mais é aquela toada, ora Pelé, ora Fio maravilha!
Andrés Rios: Entrou mal, andando em campo e perdeu um gol ridículo , sem goleiro. Entretanto, a luz estava acesa para ele na porta da Dona Sorte. No final, houve o escanteio, a bola sobrou para ele livre e mesmo pegando mal na bola fez o gol da vitória. Em tempo, não joga nada, mas muito obrigado pelo gol!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Zé Ricardo: Com mais acertos do que erros, comandou bem a equipe! No tempo técnico da primeira etapa acalmou o time e no do segundo período montou uma proteção ao Rafael que estava sem condições , mas se já havia esgotado a possibilidade de substituição! Tem de corrigir o fato de escalar o Paulinho pelo lado do campo!
Sem dúvida esta vitória nos deu uma vantagem pequena, mas útil, principalmente se sabendo que o Vasco vai jogar quarta, uma partida titânica contra o Cruzeiro em BH e que o Botafogo vai ficar somente treinando!
Vamos continuar na torcida e com pensamento positivo!
Observação: Meu cardiologista sugeriu sequestrar o Paulão por uma semana, pois em caso contrário ele não se responsabiliza pelas minhas coronárias!
Saudações vascaínas!