DE VOLTA AO LAR.

Caros amigos vascaínos,

Ontem empatamos com o SP, em SJ, no dia do retorno da torcida e do Vasco ao seu estádio. A torcida compareceu e empurrou o time na partida, esquecendo um pouco este clima político ridículo que nos cerca.

Já vi e ouvi muitos comentários desde ontem, mas todos eles esqueceram de algo básico, que foi levar em conta os importantíssimos desfalques do nosso time, pois na atual formatação do elenco , perder o Breno e o Wellington ao mesmo tempo pesa demais na organização defensiva e na saída de bola do time!

Penso que frente ao elenco que possui o Zé Ricardo está fazendo bem mais do que eu achava possível. Posso discordar de várias coisas, mas qual seria a opção? na maioria da vezes tão fraca quanto o que entra em campo!

Uma coisa precisa ser compreendida por todos os torcedores. Cada um tem seu time ideal, o cronista também, mas todos somos torcedores, não somos profissionais e na maioria da vezes não dispomos de informações importantes , que somente quem está lá dentro no dia a dia sabe!

Estou percebendo no trabalho do Zé um resultado muito interessante. De alguma forma ele está conseguindo fazer jogadores da base , reconhecidos pela preguiça e descompromisso, se ligarem na missão e apresentar performances muito melhores! E olha , não somente os  garotos, alguns mais experientes também!

Talvez o perfil do Zé, com fala mais mansa, porém firme, sem ficar xingando ou expondo os jogadores, tenha colaborado para este resultado obtido. Uma coisa é certa, ele está conseguindo tirar leite de pedra!

Podemos criticar a escalação de saída, acho que sim, porém os desfalques eram grandes e penso que o Zé foi cauteloso na escalação!

O time começou a partida bem, marcando alto, no campo do adversário, mas sofrendo muito com o péssimo Gilberto e os erros de passe de quase todos os jogadores.

No primeiro tempo aconteceram poucas chances de gol para os dois lados.

O gol do SP aconteceu em mais um episódio de MMA entre a bola e o Jean, onde o vascaíno levou uma finalização da redonda, perdendo a posse dela para o jogador do SP. O adversário deu mais dois passos e disparou forte, porém não muito alto e o Gabriel Félix aceitou! SP 1 x 0 Vasco!

Veio o segundo tempo, com Evander no lugar da coisa Gilberto e mais uma vez o garoto resolveu acordar para a vida e jogar bola! Evander fez excelente partida e levou o Vasco para a frente com passes certos e penetrações perigosas!

Depois o Zé retirou o esforçado, mas medíocre Pikachu, e colocou o abusado Caio Monteiro, que acabou por empatar o jogo, além de criar várias oportunidades de gol.

Por fim o Zé retirou o Jean e colocou o Vagner, mas esta alteração pouco mudou o panorama da partida!

O SP ainda teve um jogador expulso tardiamente, pois já tinha dado várias entradas violentas durante a partida!

Análise das atuações:

Gabriel Félix: Não é mau goleiro, mas precisa de algum trabalho a mais, para poder ser titular do Vasco! O gol que tomou foi dentro do padrão dos que tomava nos juniores, um pouco adiantado e sem conseguir desviar a bola com o golpe das mãos! Não foi frango, mas era defensável!

Madson: Boa atuação na defesa e acima de razoável no ataque! Com o Zé subiu muito de produção!

Paulão: Garra, disposição, mas muito fraco tecnicamente!

Rafael Marques: Outro estabanado, fraco tecnicamente, mas muito esforçado e comprometido com o conjunto.

Henrique: Lutou muito, mas bastante limitado. Ontem errou muito no ataque!

Jean: Se por um lado desarma, combate incansavelmente, por outro ignora o que seja uma bola! A falha do gol nada mais foi do que o replay do que ele cansa de fazer na entrada da área, em termos de perder a posse ou dar passes errados! Encontrar alguém que jogue bola, ao invés de alguém que só desarme é  preponderante para o Vasco subir de produção!

Vagner: Entrou e andou em campo! Jogo pegado definitivamente não é para ele!

Gilberto: A cada chance que tem é um novo desastre. Tem alguma habilidade, porém ignora o que seja jogar futebol organizado, um completo peladeiro irresponsável!

Evander: Mais uma excelente atuação como segundo homem de meio de campo! Combateu, roubava as bolas e depois dava passes corretos mantendo o volume de jogo do time.

Pikachu: Ajuda muito na marcação, porém sua fraqueza técnica aliada à sua pouca coragem com a bola nos pé , acaba irritando a torcida!

Caio Monteiro: Entrou e incendiou a partida, com sua velocidade e faro de gol. Marcou o gol de empate!

Paulinho: Não estava bem ontem. Muito individualista  e sem perceber as jogadas com os companheiros melhor colocados!

Nenê: Tem seus defeitos de recomposição, mas sendo o único que cria algo no ataque! Não foi brilhante, mas foi bem!

Andrés Rios: Se atrapalha com a bola, ora acerta ora desperdiça jogadas. No lance do gol ajudou na parede, mas não dá para aturar ele jogando no Vasco! Muito fraco!

Zé Ricardo: Fez o que pôde com uma equipe mutilada na defesa e mesmo assim, quase saiu com um bom resultado!

 

Está certo que escalar todos os garotos juntos , desde o início de uma partida pode ser arriscado, pois eles oscilam, mas está ficando muito claro que jogadores como Jean, Pikachu, Andrés Rios, Vagner e etc.. estão perdendo o seu lugar!

Gostaria de ver um ataque leve e veloz com Caio Monteiro, Paulo Vítor e Paulinho; tendo por detrás um meio de campo com Wellington, Evander e Nenê. Se a garotada da frente ajudasse, no combate, não seria tão ruim em termos defensivos esta equipe e quando tivesse posse de bola poderia jogar sem dar chutões desnecessários! Na defesa Madson, Breno, Anderson e alguém (enquanto o Ramon está operado). Não consigo ver o Alan como titular, pois ainda é muito verde, principalmente na marcação! no gol Martim Silva.

Este time aliaria velocidade, juventude e experiência e penso que poderia dar os pontos necessários para o Vasco se classificar até o sexto lugar!

Espero que o Mateus Vital aprenda com o Evander , por exemplo, que até a bem pouco tempo era descartável, tal o seu descompromisso e que hoje surge como uma solução depois de resolver acordar para a vida e ser profissional! O fato é que depois da barração do Mateus o time ficou mais rápido!

Quarta tem mais uma batalha em SJ, desta vez contra o Galo e temos de ganhar a qualquer preço!

É muito bom voltar ao nosso lar , em São Januário!

Saudações vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

3 respostas para DE VOLTA AO LAR.

  1. Sérgio Luis Durço Maciel disse:

    Em razão de tantos desfalques, cinco para ser mais exato, já que Luiz Fabiano nem conta como desfalque, o time jogou bem. Para mim a confiança voltou só está pecando na ansiedade que gera irritáveis passes errados. Estamos no caminho certo e acredito que teremos um elenco bem conpetitivo em 2018.

  2. salim haber disse:

    Meu sonho é assistir uma partida do vasco ao seu lado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s