EMPATE CHUVOSO !!!!!!

Caros amigos vascaínos,

O Vasco empatou um jogo em casa , num sábado chuvoso, mas que não afastou os torcedores abnegados, que ficaram do lado de fora do estádio incentivando o time, em mais um jogo sem torcida por ordem deste tribunal de meia tigela!

Foi um resultado ruim, pois o time está patinando em empates e vendo a linha do Z4 se aproximar!

Muitos fatores contribuíram para o mal resultado e vou procurar dar minha opinião sobre cada um deles.

Nosso técnico parece ser boa pessoa, arma bem o time , dentro de suas limitações, durante os treinos da semana, porém não consegue enxergar o jogo do banco. Não percebe ou demora muito a perceber as nuances táticas da partida e as variações do adversário. Desta maneira, demora demais a mexer no time e quando o faz tem critérios, no mínimo, duvidosos!

A insistência em escalar bagulhos colocados no Vasco pelo empresário Carlos Leite é um lugar comum , com todos os técnicos deste ano, portanto, nos faz pensar em determinação de cima! O Thalles todo mundo sabe que está fora do peso, mas o Manga Escobar é uma brincadeira de mau gosto, pois ostenta barriga e gordura por todos os lados!

Outro problema do Zé ricardo é tentar colocar em prática conceitos  (sem dúvida modernos) para jogadores que não tem as características exigidas no desempenho de tais funções. Chega a dar pena ver o Jean, jogo após jogo, apanhar da bola e perdê-la para os adversários ao tentar sair jogando!

Muito bem, mesmo assim ainda tivemos chances claras de ganhar o jogo!

Outro fator importantíssimo é o preparo físico da equipe.  Vem o segundo tempo e o time literalmente morre em campo! Hoje aconteceu novamente e acabamos por ceder o empate, quando nosso meio de campo se escancarou de cansaço e o Zé Ricardo nada fez para corrigir isso ou o fez erradamente e tarde!

Estas são questões estruturais do time, temos também as questões técnicas e de atitude!

O André Rios é esforçado , mas não joga nada. Um verdadeiro freio nos contra ataques. Tudo bem que fez o gol, mas perdeu um por pura falta de técnica, pois com o gol vazio conseguiu cabecear em cima do adversário (isto que dá cabecear de olhos fechados).

Perdemos gols com Pikachu, logo no início (no replay deu para ver que em nenhum momento ele tentou encobrir o goleiro e sim chapou a bola no chão com o goleiro caído), depois foi o Wellington, que se livrou da bola chutando mal.

No segundo tempo, mesmo mal a equipe conseguiu chances de gol, com O André Rios, Pikachu (pipocou e atrasou a bola em vez de marcar), Ramon e Thalles.

Porém, o lance que exemplifica o que é o time do Vasco hoje, aconteceu com o Nenê. Este jogador que já pesa negativamente na ajuda da marcação, joga com uma atitude irresponsável e com um estrelismo ridículo! Numa jogada de contra ataque , tendo dois companheiros melhor colocados LIVRES resolveu dar um bico da entrada da área e perdeu o gol! Claro está  que por sua técnica hora em vez dá um drible, dá uma assistência, mas a maior parte do tempo desfila dribles desnecessários e acaba sendo pouco útil!

No gol do Vasco, Wellington meteu para o Madson, Reinaldo falhou, e o nosso lateral fez um cruzamento sem precisão, mas o zagueiro central deles falhou também e o André Rios livre marcou um a zero para o Vasco!

No segundo tempo, pouco antes de tomar o empate, o time do Vasco dava mostras de estar mal fisicamente e vários jogadores não acompanhavam as descidas da Chapecoense,  e pior  deixavam os caras pegar rebotes na frente de nossa área e chutar com perigo. Numa dessas oportunidades Reinaldo chutou e Martim defendeu, mas na outra o mesmo Reinaldo não foi importunado, nem pelo Pikachu e nem pelo Wellington , chutou mal, a bola pegou efeito e o Martim cercou um frangaço!

Outro defeito deste time do Vasco reside no fato de que no início da armação das jogadas, os meias se enfiam dentro da defesa adversária e ficam parados lá esperando a bola chegar. Aí a armação fica a cargo dos zagueiros e dos volantes , todos ruins de passe. A toda hora existe um imenso pedaço de campo entre a defesa e o ataque , onde ninguém, repito ninguém se coloca para receber a bola e armar o ataque!

Minha crítica nas opções do Zé Ricardo foram:

a) Demorou demais a substituir e quando o fez falhou.

b) Jean era inútil desde o primeiro tempo e quando saiu , deu lugar a um jogador do Vasco, vindo da base, conhecido pelo seu descompromisso, pela sua falta de garra e pela sua máscara, que era o Evander. Naquele momento precisávamos de velocidade e não de um cara desfilando pelo meio de campo!

c) a entrada do Thalles  não seguiu nenhuma situação de mérito. No banco querendo entrar e com velocidade tínhamos o Caio Monteiro e o Paulo Vitor!

d) a entrada do Manga Escobar foi um desastre, e no banco permaneceram Caio e o Paulo Vítor, muito mais velozes e menos barrigudos que o colombiano, que está a passeio no Rio , pelo que demonstra em campo!

Empatamos um jogo ganho, perdemos muitas chances e na hora que precisamos do técnico para mudar algo e garantir o resultado ele não correspondeu!

Análise das atuações:

Martim Silva: Uma falha absurda no primeiro tempo, uma grande defesa no segundo e um frangaço que acabou decidindo a partida. Como atualmente ele desfruta da condição de ídolo, vão passar a mão na cabeça dele mais uma vez. Se fosse qualquer um dos reservas seriam incinerados em SJ. Enquanto o goleiro da Chape dava show de reposição de bola, o nosso dava uma aula de como não se repõe a bola em jogo! Tem de treinar, pois este defeito é corrigível nos treinos!

Madson: Estava bem, deu assistência no gol do Vasco, mas teve cãibras e foi substituído! Aja preparo físico, cãibras…………

Manga Escobar: Redondinho, barrigudinho, entrou e nada fez!

Breno: Estava bem e levou um cartão idiota , que fará a equipe aturar Rafael ou Paulão no próximo jogo!

Anderson: Boa atuação!

Ramon: Atuação razoável. Perdeu gol no segundo tempo.

Jean: É lamentável sua participação em campo. Não é adequado para jogar nesta tática. Não acerta passes e nem na marcação está sendo útil.

Evander: Uma completa perda de tempo!

Wellington: Altos e baixos, se acha muito , quando é apenas razoável e olhe lá!

Pikachu: Perdeu dois gols, e no mais a irritante pipocação de sempre.

Mateus Vital: Parece um vagalume em campo. Ora faz grande jogada, ora se omite por completo. Chega nos finais de jogos completamente morto! Tem 20 anos???????????????

Nenê: Seu estrelismo, sua máscara e sua forma física que mal aguenta sessenta minutos estão pesando contra nós. A situação descrita do gol perdido foi de uma empáfia com os companheiros ridícula.

André  Rios: Fraco tecnicamente. Fez um gol e perdeu outro inacreditável.

Thalles: Foi uma piada de péssimo gosto em campo!

 

O Vasco voltará a campo no dia 11 de outubro, uma quarta feira , jogando fora contra o Avaí, num jogo dificílimo, pois o nosso adversário está muito bem no segundo turno e em casa costuma ser osso duro!

O técnico Zé Ricardo tem de colocar mãos a obra. Terá quase onze dias para resolver os defeitos da equipe. Sei perfeitamente que o elenco do Vasco não é uma Brastemp, mas também sei que  poderá ser melhor aproveitado!

Problemas a resolver:

1) A ligação da defesa com o ataque tem de ser resolvida, com alguém ocupando o espaço de armador. Nossos meias , se comportam como pontas de lança e deixam o meio de campo vazio!

2) Definitivamente Nenê e Mateus Vital no mesmo meio de campo sobrecarrega demais os outros jogadores!

3)Temos de ter atacantes rápidos na frente para jogar como o Zé quer jogar! Com André Rios e Thalles, nenhuma chance de dar certo!

4) O Jean não pode sair com bola dominada. para fazer isso o Bruno Cosendei é dez vezes melhor!

5) André Rios e Thalles não dá! Tente os garotos: Paulo Vitor e Caio Monteiro podem oferecer opções de velocidade que deixarão o time muito mais ágil!

6) Tem de escalar quem estiver bem fisicamente. Por favor deixe os vitrines do Carlos Leite no Rio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Saudações vascaínas!

 

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s