Caros amigos vascaínos,
Ganhamos o clássico do Maracanã esta tarde, num lampejo de horizonte , ou mesmo um suspiro de esperança!
Ficou patente que os jogadores resolveram correr e disputar uma partida de maneira decente e além disso o meu grande amigo Valdir deu um show de simplicidade , humildade e competência a beira do campo!
O time foi armado de maneira inteligente, simples, sem invenções e principalmente sem aquela impressão de pelada que vinha perseguindo nossos últimos jogos!
Se o Fluminense teve mais posse de bola, o Vasco teve muito mais perigo e conclusões a gol!
Um fator que foi importantíssimo para nossa vitória e que passou desapercebido de quase todos, a exceção do ex-jogador Junior nos seus comentários, foi a saída do Gilberto lesionado e a entrada de um Madson diferente das outras vezes. O lado direito da defesa foi fechado para o Flu, e o Madson ainda subiu ao ataque acertando os cruzamentos, coisa muito rara em sua estada no Vasco!
O time lutou por cada centímetro quadrado do campo, deixando o Flu intranquilo e surpreso!
Nosso gol , que saiu lá pelos 20 minutos do primeiro tempo , surgiu de uma ação conjunta do Mateus Vital e do Ramon sobre o Lucas, roubando a bola no nosso campo de defesa e partindo num contra ataque fulminante. Vital tocou a bola no André Rios e este viu Ramon entrando pelo meio e lhe rolou a bola com açúcar. Ramon dominou e disparou um petardo no ângulo do goleiro tricolor! Um golaço que definiria a partida!
No segundo tempo o Flu pressionou , porém as melhores chances de gol foram nossas e se o placar fosse mais dilatado haveria justiça!
Análise das atuações:
Martim Silva: Atuação tranquila e hoje com uma grande novidade , dominou todas as bolas aéreas na sua área!
Gilberto: Saiu logo no início.
Madson: Atuação surpreendente, muito bom na defesa e acertando as idas ao ataque. Não deu chances a nenhum atacante tricolor que foi por ali !
Breno: Atuação tranquila dominando a área nas bolas aéreas!
Anderson Martins: Boa atuação, embora na sobra e muito protegido, não teve falhas.
Ramon: Um dos nomes do jogo. excelente atuação na defesa e no ataque foi muito bem, culminando com um golaço e se redimindo do jogo da Bahia!
Jean: Hoje recebeu ordens de sair menos de sua posição e o resultado foi a subida de sua produção! Continuou com a falha de errar passes de dois metros!
Wellington: Ajudou muito na marcação e não teve falhas no setor defensivo! Produziu muito pouco no setor ofensivo.
Vagner: Embora melhor que contra o Bahia, ainda muito, mas muito longe de ser o jogador que o Vasco precisa!
Guilherme Costa: Deu um bom passe para o Paulinho e perdeu um gol incrível no fim da partida!
Mateus Vital: Participação tática muito boa. Permanece com dificuldade nos lances de explosão e força!
Nenê: Fez uma partida muito boa, embora ainda longe do seu potencial. Valdir fez uma jogada de mestre e o colocou pelo meio, livre para se deslocar e assim obteve muito efetividade dele em campo! Desta forma se desgastou menos em campo correndo atrás de laterais e apenas tendo de vigiar as saídas dos volantes tricolores!
Paulinho: Entrou no fim e perdeu um gol!
André Rios: Nitidamente fora de forma e o que lhe faltou de técnica , compensou na garra. No final do jogo estava morto, mas era visto tentando marcar a saída de bola do Flu!
Valdir, O Bigode: Fez de sua simplicidade e empatia com os jogadores a sua maior arma. Todos eles correram por ele, coisa que o MM não conseguia fazer. A jogada de deixar o Nenê mais pelo meio, sem ter de marcar laterais foi perfeita!
Na minha última publicação , depois do jogo contra o Bahia eu cobrei ação da diretoria e esta ação aconteceu e deu certo neste jogo. Se vai dar certo nos próximos, somente o futuro nos dirá!
A contratação do Zé Ricardo não pode ser considerada agora boa ou ruim. Era o que estava livre no mercado, com salário compatível com nossa realidade e que de certa forma conhece bem nossa base por ter enfrentado ela diversas vezes!
Vamos aguardar esta paralisação do campeonato e ver qual será o trabalho do Zé Ricardo!
Por outro lado vamos ver se ajustiça libera SJ para os dois jogos sem público que teremos pela frente!
Saudações vascaínas!