VIROU PELADA!!!!!!!!!

Caros amigos vascaínos,

Hoje resolvi voltar a escrever minhas opiniões sobre o futebol vascaíno e é com pesar que vi a partida de hoje, quando empatamos com o Palmeiras , em Volta Redonda!

Nosso time virou um time de pelada, sem qualquer postura tática, um bando em campo, onde cada um faz rigorosamente o que quer!

Perdemos cerca de três meses no início do ano, com um curioso a frente da direção técnica do Vasco, Sr. Cristóvão! Com a saída do incompetente veio o Milton Mendes, que pelo menos inicialmente deu uma postura ao time dentro de campo.

Entretanto, tem sempre um, com o passar do tempo o MM demonstrou ser um comandante sem bom senso, instável emocionalmente e acabou por perder o vestiário , como dizem os boleiros!

Estamos num momento do campeonato em que urge a colocação de alguém com poder , discernimento e que possa influenciar o treinador em suas instabilidades emocionais!

Não creio que a solução seja trocar o cara agora, no meio da competição, mas que é necessária uma intervenção branca dentro do vestiário , não resta a menor dúvida!

As convicções dele, flutuam , como as ondas do mar e com isto a nau do almirante está meio desgovernada!

Errou muito no jogo contra o Atlético PR, ao escalar excesso de garotos, num jogo em um campo esburacado, onde a tônica seria o choque corporal. Depois contra o Cruzeiro, mexeu em excesso na equipe e o que se viu foi um bando em campo, agravado pelo frangaço do Martim. Contra a Ponte Preta ficamos somente na defesa e nos portamos como qualquer Bonsucesso da vida!

Passa o tempo, e no desespero com a situação se dá perdão a todas as indisciplinas do Nenê e se coloca ele de volta no elenco. Claro está que um jogador com a técnica dele não pode deixar de ser aproveitado, mas o recado que fica é que ele teve sucesso no seu egoísmo e na maneira errada como se portou!

É evidente que o treinador perde mais moral com a equipe e que cada um ganha uma permissão tácita para fazer o que bem entenda em campo!

Vendo o jogo do Palmeiras, qualquer pessoa poderia ver que o único jogador do Palmeiras que levava perigo , organizando o time era o Guerra. Pois bem, ele passou o jogo inteiro livre, absolutamente livre e pior na maioria das vezes a frente de nossa área, sem qualquer marcação que incomodasse!!!!!!!!!!!!!!!!!! A propósito, no gol ele estava completamente livre e o portentoso Gilberto, mais uma vez (a oitava ou sétima neste campeonato) não cobriu as costas do zagueiro central e levamos mais um gol! Detalhe , este tipo de cobertura é ensinada na época de infantil em qualquer clube!

O que mais preocupa é que o MM não viu, não consertou e não tomou qualquer providência quanto a esta liberdade do Guerra! Incomoda mais ainda, as reações do MM flagradas pelas câmeras! Quando o cara do Palmeiras perdeu gol feito ficou agradecendo aos deuses, quando tomou o gol se jogou sentado arrasado no banco, além de mal ter visto o gol de sua equipe!!!! Ora, se o comandante se porta assim, o que esperar dos comandados!?

O que adianta contratar um goleador , como o L. Fabiano, e deixá-lo sozinho lá na frente , sem haver qualquer jogada preparada para ele, além de chutões da defesa???!!! Isto é coisa que só vemos nas peladas!

Jean é um cara esforçado, porém nem imagina o que seja futebol e muito menos o que é ser volante , na frente de uma defesa! Não sabe se posicionar, joga uma pelada constante, sem posição e sem inteligência!

O que adianta ter um meia, Vagner, que tem medo de dividir bola, um completo covarde, e que durante a partida não constrói uma jogada sequer para os companheiros do ataque!?

E por aí vai um rosário de erros banais e facílimos de serem consertados, mas que teimam em permanecer jogo após jogo!

Na hora que o bicho pegou , se colocou o Nenê em campo. Ele deu uns driblinhos, se jogou no campo várias vezes estragando contra ataques, perdeu um gol feito, errou vários escanteios e faltas, até que acertou um escanteio e saiu o gol! Deu uma enganada legal, e ainda vai sair no azul de mais uma partida! Uma pergunta que ninguém me responde, porque ele não acerta os cruzamentos quando é o L. Fabiano na área?????????????

O Brasil inteiro sabe que Edu Dracena e Luan são zagueiros lentíssimos. O que o MM fez de preparação de jogada para aproveitar isso??? Nada, nada,nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Nem ao menos marcava pressão quando eles saíam com bola dominada!

Por estes motivos dei o título da coluna. Parece que o nosso time quando entra em campo toca uma pelada de casados e solteiros, sem muita responsabilidade e que se dane a torcida! Alguns lutam , certamente que sim, mas lutam a sua maneira , colocando os interesses pessoais na frente do grupo e do time!

Análise das atuações:

Martim Silva: Uma grande defesa no primeiro tempo e a irritante demora na reposição de bola!

Gilberto: É uma perda de tempo, pois sua postura de peladeiro põe a defesa a se perder sempre! Nuca consegue chegar a tempo da cobertura do zagueiro central, na bola alta que vem do lado contrário! Por causa deste defeito já tomamos sete ou oito gols. Alguém corrige??????? Não acerta um mísero cruzamento!

Rafael Marques: Mal colocado no gol. Perdendo quase todas na cabeça!

Breno: Apenas razoável, mas bem no jogo aéreo.

Ramon: O melhor da zaga. Lutando com raça e sempre acreditando nas divididas!

Jean: Uma barata tonta na frente da zaga. Mais um do perfil peladeiríssimo!Faz faltas inconsequentes nas laterais da área. Abandona a cabeça da área a todo instante. E de vez em quando pega a bola numa lateral da defesa e manda pro outro lado no meio da área, sempre com grande perigo para nossa defesa.

Wellington: Deve ser apadrinhado do dono da bola, igual nas peladas! Seria barrado em qualquer joguinho de bairro!!!!!!!!

Manga: Entrou fez o gol com oportunismo e mais nada. Sua postura fora de campo não o recomenda como opção!

Vagner: Covarde, chupa sangue, um completo inútil dentro de campo! Mais um da lista de vitrines que o dono da pelada nos faz ter de ver!

Nenê: Entrou , errou a maior parte do que tentou, deu uma enganada básica, perdeu um gol feito, mas como acertou o escanteio do gol, amanhã estará absolvido por todos !!!!!!!!!

Mateus Vital: Estão queimando este rapaz. Bom toque de bola, bons dribles, razoável visão do jogo. Entretanto, se não ganhar uns cinco a oito quilos de massa magra vai desaparecer. Não tem corpo para proteger as bolas, não tem explosão para dar o drible e ir pra frente (sendo obrigado a retroceder sempre após o drible). Acaba os jogos esgotado e não consegue realizar nada de realmente decisivo, porque lhe faltam músculos para enfrentar os marcadores adversários! É incrível como o CAPRES não resolveu isso!!!!!!!!!!!!! Aliás, nem percebeu, pois ele já está no profissional há dois anos!

Paulinho: Outro que está sendo entregue as feras, na ânsia de fazê-lo aparecer! Não se pode colocar a carga de responsabilidade que está sendo colocada em cima dele, num jogador de 16 para 17 anos! Ele está completamente fora de sintonia e necessita ser lançado na boa! Está nitidamente preocupado, errando jogadas fáceis para ele.

Paulo Vítor: Entrou numa situação melhor , com o Palmeiras cansado e sua correria quase deu certo!

L. Fabiano: Completamente abandonado no ataque por causa de uma tática absurda! Não existe uma única jogada para ele concluir no repertório (se é que tem repertório) de jogadas do Vasco!

 

MM: Completamente perdido no comando , instável emocionalmente e sem leitura do que ocorre no gramado! Ou se coloca alguém do lado dele com mais equilíbrio, ou temo pelas consequências!

 

Hoje o Vasco tem no seu empresário forte o dono da pelada! Seria interessante que ele zelasse pela qualidade da pelada, senão suas vitrines vão perder força e vão encalhar!

Sem organização, planejamento e bom senso nas decisões a coisa vai ficar difícil.

Está na cara que  o grupo está dividido, não por brigas, mas principalmente por meio de egos se sobrepondo ao grupo! E parece claro também que o comandante perdeu a mão com seus jogadores!

Na minha opinião uma troca de técnico agora seria traumática e poderia ser um fator de desequilíbrio total no elenco! Mas que a adição de alguém mais experiente nesta comissão técnica é para lá de necessária, eu não tenho a menor dúvida! Um cara mais velho, para ser uma espécie de diretor técnico seria de muita ajuda!

Esperamos que esta semana de treinos apareça em campo no domingo que vem e que não tenhamos de aturar mais uma vez um bando de peladeiros em campo, sem saber o que fazer ou o que realizar!

Não há mais espaço para errar, não há mais espaço para vedetismos no elenco! Não se pode mais arriscar os garotos de maneira inconsequente em campo! Vamos torcer para que as coisas melhorem!

Todos do futebol tem de estar unidos em torno do objetivo comum de melhorar e de reencontrar o caminho de vitórias, entendendo que é hora dos egos serem esquecidos e de todos do futebol vascaíno tentarem caminhar juntos neste final de campeonato!

Sudações vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

3 respostas para VIROU PELADA!!!!!!!!!

  1. Sérgio Luis Durço Maciel disse:

    O Vasco precisava de um diretor técnico como voce que tem uma visão que parece faltar ao Milton Mendes. É incrível como até hoje o Vasco não conseguiu nenhum padrão de jogo e olha que sobrou tempo para ele até fazer uma mini pre-temporada e mesmo assim não conseguiu produzir nada, pelo menos que possa ser reconhecido como bom. Não sei que cursos são esses que ele fez, mas a FIFA está mal arrumada com esses cursos ou com seus alunos. Sinceramente, não acho o elenco do Vasco péssimo como falam. Tem muitos jogadores com valores extraordinários. Mesmo com meus parcos conhecimentos, percebo que o que está acontecendo é que o Milton não está conseguindo extrair individualmente o que els tem de bom para com isso produzir efeitos benéficos para todo o grupo.

  2. Denise disse:

    Parabéns pela volta, não desista!

  3. Eduardo disse:

    Acho boa sua sugestão e traria para esse papel o Valdir Espinosa recém demitido do Grêmio e que fazia ótimo trabalho de bastidores para o Renato Gaúcho. Função aliás que já fez com o mesmo Renato no Vasco e com Eurico. Se não me engano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s