GANA, RAÇA E CORAÇÃO!!!!

Caros amigos vascaínos,

O clássico realizado ontem em São Januário foi repleto de emoção, e além disso foi um bom jogo de futebol. Desta vez não podem afirmar que o Vasco ganhou de um time desfalcado, ou de menor expressão!

Nosso time demonstrou gana de vitória, raça na disputa do jogo e muito coração na hora em que ficou em desvantagem , injustamente , no placar!

Nosso estádio estava praticamente lotado, e os fatos demonstraram o quanto esta torcida pode ajudar o time dentro de casa!

Abro um parenteses para falar do tão criticado acesso dos torcedores ao nosso estádio. Com razão muitos criticam que existem poucas entradas e que elas deveriam ser em maior número para dar maior conforto para nossa torcida! Entretanto, as reclamações sobre pessoas somente conseguindo entrar no meio do primeiro tempo não acontecem só no estádio do Vasco , mas também no Maracanã, muito maior e cheio de entradas, onde este fenômeno igualmente ocorre! Na verdade, as leis proibindo venda de bebida alcoólica dentro dos estádios faz com que uma proporção enorme de pessoas com bilhetes para o estádio fiquem bebendo do lado de fora, resolvem todos entrar ao mesmo tempo na hora do jogo, ou seja causam filas impossíveis de serem resolvidas adequadamente em SJ, Maracanã, Morumbi, Pacaembu e tantos outros estádios onde ocorre o mesmo problema!

Nosso time entrou escalado com a mesma formação tática do jogo contra o Bahia, apresentando o Breno no lugar do Rafael Marques!

Indiscutivelmente esta formação para início de jogo produz maiores variações de ataque e de marcação no campo do adversário, possibilitando que o Vasco faça pressão desde o início da partida! A questão de nomes a serem escalados vamos  tratar lá no fim do comentário.

No primeiro tempo o jogo foi muito equilibrado , mas um Vasco vibrante e marcando o Flu em cima, certamente surpreendeu sua própria torcida, quanto mais ao time do Abel.

Nosso gol saiu de cruzamento da direita realizado pelo inconstante Gilberto, onde a bola passou na frente da meta e foi recuperada pelo Pikachu, no lado esquerdo. Ele levantou de novo, mas desta vez o Luis Fabiano foi mortal e cabeceou inapelavelmente para o fundo da rede. Vasco   1 x 0!

De mais no primeiro tempo teve uma bola na trave do Vasco , em lance de bola parada, escanteio, porém foi um lance furtivo, onde houve indecisão da zaga! No mais o Flu não incomodava realmente no ataque!

As duas equipes voltaram sem modificações para o segundo tempo, porém se notou que o Flu veio para marcar mais em cima a saída de bola do Vasco!

O Flu teve mais volume de jogo, e os contra ataques do Vasco não engrenavam.

Aconteceram então os dois pênaltis contra o Vasco. Na minha opinião existiram, mas foram aqueles pênaltis que os juízes nunca dão contra o time da casa, quando o visitante é o Vasco! Mas o interessante é que o “excelente” juiz paulista não foi tão rigoroso quando o Nogueira deu uma cotovelada acintosa no Fabiano dentro da área no segundo tempo. Como sempre, nem repetição a TV mostrou!

No primeiro pênalti o Jean mal colocado e desatento acabou metendo o braço na bola dentro da área e no segundo o Martim Silva bateu roupa numa bola defensável e o “grande” Gilberto aprontou mais uma , por falta de atenção e preguiça de ir logo na bola!

Faço aqui mais um comentário sobre a cobrança destes pênaltis. Oitenta por cento dos batedores de pênalti no Brasil vão para a bola lentamente, dando paradinhas, e esperam o goleiro se mexer e acabam cobrando quase no meio do gol com o goleirão de bundão no chão do outro lado!

Raul Carlesso, o papa dos treinadores de goleiro, pois antes dele quase não havia este tipo de treino, já falava há mais de 40 anos atrás que o goleiro deve treinar muita impulsão e ficar parado até a última fração de segundo antes da batida!

Muito bem, será que o treinador de goleiros do Vasco não sabe disso? Será que ele não alerta que os nossos goleiros escolhem um canto se jogam no chão e o cara cobra do outro lado? Não é possível ver que a exceção do João Pedro na base, nenhum goleiro nosso tem fama de pegador de pênalti!!!!!!!!!!!! O Martim Silva se joga ridiculamente para um dos cantos e o cara cobra no meio do gol. Na minha opinião, isto é de uma burrice colossal e parece não ser treinado, pois a mesma iniciativa é tomada sempre e com o mesmo resultado sempre, ou seja, gol do adversário!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O Flu virou o jogo e o time sentiu um pouco o golpe, mas logo se reestruturou e partiu para o empate!

Douglas arriscou alguns chutes até que o MM resolveu retirar de campo  o Kelvin, já bastante desgastado e colocou o Manga Escobar. Parecia que algum mago guiou nosso técnico nesta substituição e numa bola alta na frente da área, Douglas ganhou na raça a dividida, a bola sobrou para o Mateus Vital e este passou para o Manga, já dentro da área pela esquerda. Ele driblou dois para o meio da área e chutou cruzado, marcando um belo gol, que empatava a partida!

Nosso técnico percebendo o desgaste do Pikachu e necessitando de um homem de bom passe, trocou certo e mandou para o campo o Nenê. Mais uma substituição bafejada pelo destino, como veremos adiante.

Depois tirou um Mateus Vital completamente morto, depois de batalhar um jogo inteiro , substituindo o jovem atleta pelo permanentemente morto Muriqui!

Já nos acréscimos, Gilberto rifou uma bola alta para o lado esquerdo do ataque, Manga Escobar recebeu , driblou dois e esticou para o Nenê, dentro da área pelo lado esquerdo. O Nenê com precisão cirúrgica, chutou cruzado marcando o gol da vitória. Era total a festa no nosso caldeirão, com o Vasco 3 x 2, numa virada heroica!

Análise das atuações:

Martim Silva: Duas boas defesas, falhou no segundo gol ao soltar a bola para a frente da área! Já comentei a cobrança dos pênaltis. Para um goleiro de sua categoria, não pode ter este tipo de procedimento nestas cobranças!

Gilberto: Instável , inconsequente e sem velocidade. Dele se espera tudo, uma grande jogada, uma irresponsabilidade na frente da área, um bom passe para o gol ou uma preguiça mastodôntica resultando num pênalti! Fez o primeiro cruzamento no gol do Fabiano e levantou a bola que ficou com o Escobar no terceiro!

Breno: Fez uma grande partida. Apenas uma falha , na bola que encontrou nossa trave no primeiro tempo!

Paulão: Boa partida, se impondo no físico e apenas uma falha , na bola que deixou sair em escanteio no primeiro tempo!

Henrique: fez uma boa partida de marcação e só não apoiou mais por causa de questões táticas!

Jean: Tem coração, gana, raça, porém as bolas que ele rouba , passa todas pro adversário e não tem muita noção de colocação, correndo que nem um louco. No lance do primeiro pênalti estava distraído e mal colocado! Estraga vários ataques com a manis de querer chutar de longe!

Douglas: Melhor do Vasco no jogo. Grande atuação, arriscando chutes a gol e pensando bem a organização do ataque!

Mateus Vital: Fez uma partida taticamente perfeita, saiu exausto de campo. Porém, tem de colocar mais velocidade e garra nas jogadas e divididas! Deu o passe para o gol do Manga!

Muriqui: O sempre morto entrou e quase não foi notado!

Pikachu: Partida razoável, correu muito e quando cansou foi bem substituído. Bom passe para o primeiro gol!

Nenê: Entrou bem nos passes. Cobrou uma falta perigosa muito mal e fez o gol da vitória!

Kelvin: Boa partida tática, mas um pouco tímido tecnicamente.

Manga Escobar: Entrou muito bem,Elétrico, querendo jogo. Marcou um gol e deu passe para o outro!

Luis Fabiano: Boa atuação, marcou um belo gol e participou dos lances de área deixando a defesa do Flu sempre preocupada! Sofreu um pênalti no segundo tempo, mas aí o rigoroso juiz paulista não viu!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Milton Mendes: Armou o time muito bem, fez as substituições que tinha de fazer e saiu com um bom saldo deste clássico!

 

Deste jogo muitas conclusões precipitadas vão aparecer!

O Manga foi bem, mas ele entrando de saída o Vasco teria muitas dificuldades no seu meio de  campo, pois volta pouco.

O Nenê mandou bem no gol da vitória, mas isso não indica que no próximo jogo fora, contra um Grêmio , na Arena, possamos escalá-lo desde o início e nos arriscarmos a levar um cacete por falta de recomposição no meio de campo!

Penso que o time deve ser mantido e que se o Nenê aceitar ser uma excepcional opção para trinta e cinco minutos em jogos duros e até jogar toda a partida contra adversários mais fracos, estaremos caminhando para formar um time bem compacto e difícil de ser batido! Caso contrário, estaremos no caminho de problemas para o time.

A difícil missão de controlar os egos e fazer com que todos produzam para o time, indiscutivelmente será do MM e digo que não será nada fácil!

No domingo que vem teremos uma parada duríssima contra o Grêmio no Sul e o time terá de se superar muito para ter um bom resultado!

Nota mil para nossa torcida , que incentivou sem parar, lotou o estádio e mostrou que pode ser uma grande parceira do time!

OBS.: Vai um recado para o ridículo e anti-vascaíno Roger. O Sportv quando colocou este palhaço para ser apresentador e comentarista, errou duplamente. Primeiro ele só fala bobagem e em segundo lugar tem um sentimento antiVasco patético. Trata-se de uma fala sempre parcial e sem qualidade quando o assunto é Vasco. Certamente tem alguma neurose de inveja contra o clube, um completo babaquara que como jogador nunca passou da nota seis!

Saudações vascaínas!

 

 

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s