Caros amigos vascaínos,
O empate desta tarde noite no Engenhão, contra o Botafogo, foi uma sequela ainda do que se sucedeu nos três primeiros meses do ano!
É certo que o Valdir em dois dias produziu algumas modificações, mas o desmantelo produzido pelo péssimo trabalho do Cristóvão, aliado a uma forma física horrorosa e a chegada de novos jogadores no meio do campeonato, tudo isto contribuiu para que o time do Vasco não tenha padrão de jogo, esquema de marcação e muito menos jogadas de ataque!
O Valdir optou por tentar descomplicar a escalação, mantendo jogadores sem invenções de posição, ao contrário do que o anterior fazia. Tentou também passar alguma energia de fora para contagiar a equipe, mas convenhamos fazer milagres não era o cardápio do dia!
De qualquer maneira o Valdir demonstrou um aproveitamento melhor que o antecessor!
O Vasco passa por um problema crônico de falta de dinâmica, e vitalidade no seu meio de campo! Os espaços entre as linhas são absurdamente mal ocupados, os rebotes quase nunca são nossos e continua o vício dos jogadores em atrasar a bola como primeira opção, erro desenvolvido na era Doriva e que persiste até hoje!
Embora o Botafogo fosse melhor organizado em campo, não sei porque motivo permitia chances de gol ao Vasco. Ambos tiveram chances e o empate veio a dar uma certa justiça ao resultado do jogo.
Análise das atuações:
Martim Silva: Fez uma três a quatro defesas que garantiram o placar.
Gilberto: Mais uma atuação ruim. Preparo físico horrível.
Ederson: O Valdir quis colocar alguém para agredir mais, pela direita, porém ele entrou e nada fez!
Jomar: A grande figura da defesa, mesmo com uma falha ou outra!
Rafael Marques: Uma caixa de furadas, passes errados e posicionamentos equivocados!
Henrique: Fez boa partida, mesmo no setor defensivo.
Jean: Tecnicamente muito fraco, mas com uma vontade enorme. Salvou um gol no fim!
Douglas: Está mal física e tecnicamente, mas ainda tenta aparecer para jogar e marcar!
Andrezinho: Deu toque de bola melhorado, porém com uma lentidão que não pode ser mais usada em jogos a vera!
Evander: Mais uma chance jogada no lixo. Desfilou sua máscara e seu descompromisso com a equipe de maneira irritante! Teve a chance de gol e cabeceou em cima do goleiro adversário! No mais andou em campo!!
Yago Pikachu: Entrou no lugar do Evander , foi para a lateral e o Gilberto caiu no meio de campo! Nada fez!
Nenê: Perdeu um gol inacreditável, fez algumas boas jogadas, mas também contribui para que o Vasco não tenha esquema de marcação, qualquer tentativa de marcação adiantada do Vasco é desmantelada sempre no jogador marcado por ele!
Thalles: Entrou no fim , sem nota.
Luis Fabiano: Hoje bem melhor que nas outras vezes, porém a bola não está chegando! a que chegou ele fez, mas o bandeira anulou por impedimento!
Valdir: Cumpriu a função de interino com desembaraço e garra!
O empate foi ruim , em termos de campeonato, mas um resultado relativamente bom se considerarmos o que envolveu este jogo! e os desfalques por contusão!
Finalmente foi feito o anúncio do novo técnico e será mesmo o Milton Mendes.
Nos dois trabalhos que eu vi dele, num foi bem por cerca de oito rodadas de brasileiro, com o Atlético do Paraná, caindo de produção e sendo despedido. No outro ia muito bem no Santas Cruz , mas os problemas financeiros de atrasos no pagamento arrasaram a equipe!
Vamos ver no que vai dar esta nova direção técnica,em termos de equipe!
Uma coisa é certa , nenhum comandante será tão ruim quanto o CB, por outro lado, se não vierem mais jogadores para o Nacional penso que as coisas serão bem inquietantes!
Em se pensando no Carioca , esta semana será decisiva, com jogos contra o Madureira e o IM. Se não formos bem daremos adeus ao título e se poderá pensar em treinamentos para o nacional, mas se houver recuperação com duas vitórias , aí estaremos mais dentro do que nunca na disputa! Acho difícil , mas vou torcer por isto!
Saudações vascaínas!
Deu para ver uma acentuada melhora. Eu sempre tive alguma dúvida se um treinador pode realmente influenciar em uma equipe mediana, mas o Cristóvão Borges me provou que pode sim. Dá para notar que ele é excelente pessoa e como pessoa merece todo meu respeito, mas como técnico quero bem longe do Vasco, muito embora continue torcendo para que ele se encontre na profissão e faça trabalhos melhores em outros Clubes.