DE VOLTA PARA O FUTURO!!!!!!!!!!

Caros amigos vascaínos,

Passadas 48h após o jogo que garantiu nossa volta para a série A do brasileirão, consigo finalmente tempo para escrever algo!

Neste final de semana onde o meu filho mais novo participou de maratona de basquete com jogo de manhã e entrega de medalhas para os campeões sub 16 do basquete (equipe do Vasco da base) , eu estava completamente morto e não havia como escrever nada!

Foi bom ter esperado, deixado a poeira cair, e ter minhas ideias mais claras!

Em primeiro lugar, minha admiração completa para a torcida do Vasco que mais uma vez lotou o Maracanã! E não estou falando de organizadas, que também lá estiveram, estou escrevendo sobre aquele torcedor anônimo, cuja única intenção ao comparecer ao estádio era ver seu time ganhar! Estou falando para aqueles torcedores que não entendem de política, não entendem de armações de federações e tudo mais; entendem apenas de seu amor pelo clube!

Realmente o stress da torcida era elevado, ainda mais se considerando que muita coisa rolava por debaixo dos panos em termos de manifestações programadas e consequências do resultado!

Incrível foi ver o Jorginho escalar um time e dispor os jogadores em campo de maneira tão errada, tão equivocada, facilitando as tarefas do adversário!

A escalação do Diguinho foi uma burrice, pois desde o anúncio no placar o cara era vaiado pela torcida!

JH e Douglas jogando abertos, criavam um espaço no nosso meio de campo, por onde o Felipe Meneses bailava e ditava o ritmo da partida!

Estranha também era a atuação do Martim Silva. Na primeira bola ia colocando ela para dentro, depois fez outra defesa onde poderia ir com calma na bola, realizou um voo acrobático e se machucou nas costas. Pouco depois veio o gol do Ceará, numa bola chutada de longe, onde ele falhou feio, na minha opinião!

Logo depois do gol adversário, o estádio ferveu, com a torcida completamente ensandecida, xingando jogadores e diretoria e o time entregue em campo!

Veio o intervalo, e o estádio só não ficou mais tenso em virtude do anúncio do segundo gol do Oeste, contra o Náutico!

Entretanto, subir com mais uma derrota e dentro do Maracanã seria a humilhação suprema!

Jorginho mudou o time e colocou o Eder no lugar do Diguinho, realizando mudanças no meio de campo, com o recuo do Douglas para a frente da área e com isto acabando com os espaços dados ao Ceará no primeiro tempo!

Com um minuto de jogo, na segunda etapa, Andrezinho cobra falta na área, Thalles disputa com a defesa e a bola sobra livre para o Eder, este fez o que sabe, ou seja perdeu gol feito, mas a bola caprichosamente se ofereceu ao Thalles e este numa pancada de perna esquerda, empatou a partida! Delírio da torcida com esperanças renovadas na equipe!

Dois minutos depois o Vasco marca pressão na defesa cearense e eles se desfazem da bola pela lateral, a direita de nosso ataque, ao lado da área. Madson cobra o lateral longo, Thalles disputa com a defesa a bola sobra para o Eder que não alcança, ela quica e vai até a cabeça do JH que a devolve para a pequena área pelo alto, Thalles como um raio aparece na frente do gol e cabeceia, marcando seu segundo gol e colocando o Vasco a frente do placar! O Maracanã enlouqueceu e a torcida vascaína reinou solene , naquele que é a sua segunda casa!

Depois disso teve bola na trave do Vasco, o Ceará fez pressão, alguns contra ataques do Vasco, mas nada mais aconteceu de importante , que não fosse o apito final, a vitória suada e a certeza da classificação!

Não vou discutir sobre as manifestações que ocorreram, pois o foco aqui é bola. Como falei em coluna anterior , quando acabasse a partida, cada um que fizesse o que sua consciência achasse melhor!

Também não vou analisar as atuações de per si, pois era um jogo onde o objetivo tinha de ser alcançado e o foi! Faço apenas uma menção ao Thalles, que apesar de suas limitações, sempre defendi sua escalação no time e que na hora do vamos ver foi o jogador da partida e botou a cara a tapa, ao contrário de muitos veteranos !

Certamente que muita coisa está errada no departamento de futebol e terá de ser mudada, se é que vai se querer uma participação digna na série A  no ano que vem!

O time tem de receber contratações a altura de série A e de preferência de jogadores mais jovens que possam correr 90 minutos!

Especialmente ano que vem, o stress vai ser grande, pois será ano de eleições e a campanha do time de futebol será o termômetro do que irá acontecer !

Tenho certeza de que com o time que temos hoje não haverá paz, pois não conseguirá fazer boa campanha no Nacional!

Quando esta coluna era feita , houve a comunicação da saída do técnico Jorginho, como já era esperado! Aguardaremos o novo técnico para dar nossa opinião!

Quanto ao Jorginho, ele foi importante principalmente no final do ano passado, mas do meio deste ano para a frente se mostrou sem recursos táticos diferentes daqueles que ele entronizou e isto tornou o time do Vasco previsível, além de fazer com que tivesse dificuldades com o elenco!

Agora, que nem no filme, vamos viajar DE VOLTA PARA O FUTURO esperando que este futuro seja muito melhor para nossa torcida!

Saudações vascaínas!

 

 

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para DE VOLTA PARA O FUTURO!!!!!!!!!!

  1. Sérgio Luis Durço Maciel disse:

    Hoje não quero comentar nada, apenas agradecer seus lúcidos comentários depois de cada partida e dando a pessoas como eu um raio x do que foi o jogo e de como se comportou nossa equipe ao longo da partida. Parabéns pelo sucesso do filhão. Boas festas e um 2017 com muita paz, alegria e com todas as condições de continuar nos brindando com suas análises imparciais e apolíticas. Que nossa equipe em 2017 e anos seguintes lhe ofereça subsídios que sustentem comentários eufóricos e elogiosos para que a imensa massa Vascaína prove o que diz nosso hino e seja bem feliz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s