MELHOROU? NEM TANTO!!!

Caros amigos vascaínos,

A vitória desta sexta feira , em SJ, contra o Joinville teve dois aspectos. O primeiro uma melhora de participação dos jogadores em campo e o segundo a obrigação cumprida de vencer um baba da pior qualidade, como é este time do Joinville!

Embora de plantão, vi alguma coisa do primeiro tempo e grande parte do segundo, quando não tinha paciente para ser atendido, gastando quilos de gigas no app Premiere no celular! Depois vi o teipe da partida em mais detalhe.

Realmente parece que houve algum aperto de cima, pois vários jogadores que pareciam zumbis em campo ultimamente, resolveram correr mais (não o suficiente, apenas um pouco mais).

Ficou claro que o papo de classificação garantida fez com que os jogadores e até mesmo comissão técnica baixassem a guarda, fazendo com que o time perdesse gana de jogar e quando  isso acontece vai embora o resto, primeiro o preparo físico e depois a condição técnica.

Geralmente nestas situações todos acreditam que basta querer e o jogo volta a ser bom, mas isto é um ledo engano! Uma vez a melhor condição ficar perdida tem de dar muito duro para voltar a jogar bem e ontem foi um bom exemplo. Os jogadores quiseram, mas a produção melhorou muito pouco e os defeitos se repetiram!

Algumas coisas podem ser perfeitamente evitadas.

A devolução de bola em jogo do Martim Silva deveria ser treinada melhor pelo preparador de goleiros. É muito ruim, se limita a dar chutões para o alto e quando sai comas mãos entrega bolas criminosas para os meio de campo de costas para o jogo, Facilitando o desarme por parte dos adversários!

Temos no  Pikachu um jogador muito mal preparado na base do Payssandu, com defeitos de fundamentos horríveis, mas que tem uma técnica que, se superada uma certa mania de pipocar, poderia ser muito útil. Entretanto, ele não é lateral nem aqui e nem na China! No máximo uma ala bem ofensivo. Se for bem preparado pode ser útil no meio de campo devido ao chute e a facilidade de drible!

Insistir sem centro avante é matar de vez o futebol do Ederson. O baixinho joga muito mais do lado de um centro avante e apanhando sobras de bola com seu chute , sempre certeiro. Agora enfiado entre os zagueiros ele não vê a cor da bola!

Vamos abrir um parenteses para falar de um folclore do nosso futebol. Conta a lenda que o Vasco vendeu para o Bangu do Castor de Andrade, um lateral esquerdo , que tinha sido de seleção e estava mal. O Castor perguntou ao Calçada porque o cara tinha piorado e a resposta foi que ele só chegava atrasado nos treinos e ia para a noite! Primeiro dia de treinamento da fera em Bangu, eram seis da matina e a campainha toca no apê dele. Vem o atleta com cara de sono, pois dormira tarde  e dá de cara com dois secretários tipo 3 x 2 do Castor dizendo que vieram apanhar ele para o treino. A lenda fala que o lateral entrou em forma rápido ………….. Será que podiam fazer igual com um certo centro avante por aí?????????????????????????

Análise das atuações:

Martim Silva: Duas boas defesas. A devolução da bola está péssima. Asa;ida de gol na bola aérea é um deus nos acuda!

Pikachu: De lateral uma verdadeira avenida, quando foi pro meio cresceu de produção e marcou um bonito gol!

Luan: Não estava bem , erros infantis, mas depois se acomodou em campo!

Rodrigo: O xerife da área de sempre!

Julio Cesar: Pareceu querer corre mais e no final sentiu o esforço!

Alan: Entrou muito bem, apoiando o ataque e desta vez mais atento na defesa!

Marcelo Matos: Esforçadíssimo, marca os adversários , se joga no chão, mas limitadíssimo tecnicamente falando!

Douglas: Outra boa partida do garoto. Vai aos poucos se firmando como titular.

Andrezinho: Passe para o gol, na cobrança do escanteio, porém errou passes no atacado! Ajudou muito a defesa.

Nenê: Fez uma partida mais interessada, correu mais, mas ainda sim com produção bem abaixo do que pode realizar.

Ederson: Totalmente perdido enfiado entre os zagueiros.

Thalles: Esbanjando vontade, gordura e tudo o mais. Com as trombadas dele na defesa adversária sobram bolas para os meias chutarem em gol!

Junior Dutra: Se esforçou muito e foi premiado com um gol. Pode vir a ser muito útil!

Madson: Fechou o setor da lateral direita e ajudou no apoio! Com a entrada dele o Pikachu melhorou indo lá pra frente!

 

Jorginho: Houve melhora do time, porém ainda tem de melhorar muito, o adversário era muito fraco!

 

Nesta quarta o Vasco enfrenta o Santos pela Copa do Brasil. Vamos ver se o time tem condições de reagir em SJ. Penso que para começar a ganhar do Santos tem de marcar o Lucas Lima em cima, coisa que ele não gosta,  pois assim poderemos matar o início das jogadas santistas! Lembrar que a zaga do Santos tem média de altura acima de 1,90m e portanto se for mandar o Ederson jogar enfiado entre eles será uma grande burrice. Com todas as limitações enfia o Thalles para incomodar a zagueirada e dar chance de ter alguma bola sobrando na entrada da área para o Nenê, Andrezinho, Pikachu ou para o próprio Ederson!

Outro pequeno parenteses, sobre esta história de elenco rachado! Sempre que está  ganhando o elenco está bem e quando as coisas não andam logo começam as teorias. Já vi elencos do Vasco no futebol, no basquete e até no futsal que não eram rachados, eram quebrados totalmente e ganharam. Ninguém é obrigado a sair de mão dada com ninguém, mas tem o dever de entrar em campo e jogar , pelo seu salário , diga-se de passagem pago em dia até o dia de hoje! Cabe aos responsáveis pelo clube dar o aperto e coibir qualquer frescura de relacionamento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Houve alguma melhora, porém o adversário era fraco. Aguardamos melhora efetiva contra Santos e Atlético GO.

Saudações vascaínas!

 

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s