REPLAY DO FILME!!!!!!!!!!

Caros amigos vascaínos,

Ontem a tarde em Florianópolis, tivemos a chance dever o Vasco mais uma vez burocrático no primeiro tempo e afobado e desorganizado quando precisou correr atrás do resultado! No final da partida, parecia que estávamos vendo o replay dos últimos jogos, com o time completamente perdido!

Ao que parece temos um problema de desgaste de esquema de jogo e ausência de outras soluções alternativas. E o  pior é que todos os times que nos enfrentam sabem de cor e salteado as nossas jogadas!

Claro está que as declarações do Jorginho após o jogo não poderiam ser outras. Ele não poderia desancar o time em público, pois vai precisar deles para manter uma performance mínima que seja, daqui por diante. Não adianta o treinador chegar e dizer que o Aislan entregou mais uma vez e ter de usá-lo na próxima semana!

Qualquer vascaíno sabe das atuais mazelas  financeiras do clube, portanto não adianta esperar grandes reforços para resolver, no máximo vão aparecer jogadores para compor  o elenco e talvez seja resolvida a novela Leandro Damião!

A questão maior que se apresenta é a monumental queda de rendimento do time, após perder a invencibilidade.

Nosso time perdeu dois jogadores, O Riascos e o Vaz. Um titular e que vinha fazendo gols, o outro um reserva de boas condições técnicas, embora terrivelmente irregular. Porém, a verdade é que com a saída destes atletas, a piora do Thalles e de seu peso (nitidamente ganhou peso de novo) e a necessidade de usar o Aislan, nos colocou em problemas.

Além disso o surgimento do Wiliam Oliveira como volante veloz, encantou a torcida, que não percebeu a sua total falta de maturidade para ser o segundo homem do meio de campo do Vasco, e passou a exigi-lo em campo vaiando o J. Santos. Este fato contribuiu para o time perder seu padrão de jogo e ter derrotas sucessivas, ou minguadas vitórias jogando mal!

Ao perdermos o Riascos perdemos a pouca velocidade que tínhamos e pioramos, pois com  Thalles gordo e fora de forma, e Leandrão completamente lento , sem mobilidade no ataque, deixou de haver o combate que o Riascos desenvolvia quando o adversário tentava sair jogando, e isto sobrecarregou o meio de campo!

Ontem o jogo se limitou a ser nada no primeiro tempo e logo no início do segundo uma falha de toda a defesa e mais uma vez do Aislan (rebatendo de maneira tola a bola para dentro da pequena área!) saiu o gol do Avaí. Ficou o Avaí em vantagem e o Vasco se desesperou.

Leandrão era um cone ridículo no ataque e o Éder jogava sem um pingo de inteligência e com conclusões pífias como sempre!

Jorginho resolveu mexer e colocou o tão pedido Pikachu, no lugar do Madson  e o Caio Monteiro no lugar do J. Santos (já completamente morto em campo).

As substituições desorganizaram mais ainda o frágil esquema do Vasco abrindo a defesa e sem ter mais volume no ataque.

Logo , Pikachu demonstrou o porque de ser banco, ao permitir que o Rômulo, tendo saído uns cinco metros atrás , chegasse na frente dele e com um toque inteligente  tirou o M. Silva da jogada, fazendo o segundo gol do Avaí!

A partir daí o Vasco melhorou, não porque jogou melhor, mas sim por causa do recuo do adversário.

Caio Monteiro perdeu gol feito e o infeliz Éder acabou substituído pelo descompromissado e mascarado Evander!

Ainda tivemos um pênalti muito mal marcado , pelo invariavelmente péssimo árbitro Elmo Rezende de Freitas, sempre pronto a prejudicar o Vasco há mais de dez anos, que o Martim Silva defendeu!

Depois de uma jogada do Nenê, Caio Monteiro finalmente marcou o gol do Vasco!

No final tivemos cera dos jogadores da casa e um pênalti não apitado a favor do Vasco!

Perdemos por 2 x 1 e mesmo jogando muito mal, tivemos chances de pelo menos empatar a partida!

A receita para a queda do time foi:

1- Perda da marcação alta no campo do adversário pela saída do Riascos e sua velocidade de recomposição

2- Meio de campo sobrecarregado nas ações defensivas, fazendo com que Nenê e Andrezinho se desgastem mais!

3- Perda do padrão de jogo no meio de campo pela inadequação tática daqueles que deveriam entrar no lugar do Julio Santos (mesmo este longe de ser o ideal) deixando a defesa muito vulnerável!

4- Obrigação de usar o Aislan, por não ter outro , com a contusão do Jomar, e o azar dele falhar nos dois jogos seguidos, com consequências graves para a defesa e para o resultado do jogo!

5- O time pensava mais o jogo e hoje com a entrada do Éder e alguns outros , estamos mais para pelada desorganizada do que para time compacto.

6- Torcida passou a achar que o Vasco jogava mas do que a nossa própria realidade, exigindo uma postura em campo suicida e expondo o time aos contra ataques adversários, o que nos derrotou contra Payssandu, Paraná e Avaí!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O resumo desta história é o trabalho que o Jorginho vai ter em recuperar o padrão de jogo, , mas ao mesmo tempo dar outras alternativas para o time dentro de campo! Reconheço que muito difícil, com um elenco limitado!

No gol estamos bem, com Martim Silva em grande forma e o Jordi entrando muito bem, a não ser falha em um jogo, mas com uma implicância da torcida/imprensa impressionante!

Na lateral direita temos em Madson um jogador que marca razoável, bate laterais para a área, erra quase todos os cruzamentos e quando está com a bola nos pés tem uma covardia irritante! Já o Pikachu é mais um despreparado para ser jogador do Vasco, sempre exitante, uma avenida na marcação e muito pilhado para marcar um gol , errando chutes e cruzamentos!

Na zaga Luan (sua lentidão crônica) e o Rodrigo passaram a ficar mais expostos à velocidade do adversário e passaram a falhar mais! Jomar fora de combate por um mês e Aislan , um arremedo de jogador, muito fraco e comprometendo o time. Kadu é fraco e Lucas Barbosa é uma improvisação dos juniores, mas também fraco!

Na lateral esquerda, o Julio Cesar caiu muito de produção com a queda tática do time, que antes jogava agrupado e agora exige piques dos laterais a todo instante! Henrique nas vezes em que entrou não comprometeu!

No meio de campo Marcelo Matos está se destacando na estatística de desarmes, mas cometes muitas faltas e não pensa antes de agir, mais ou menos no mesmo plano está o Diguinho!

Julio Santos é por demais lento e não aguenta mais do que sessenta minutos, porém ruim com ele , muito pior sem ele, pois o meio se abre , a defesa desmorona e alguém que pense um pouco na hora do passe some! Wiliam Oliveira tem tudo para ser um bom jogador, porém ainda está despreparado e quando entra toca uma pelada completa e desarruma todo o esquema do time! Por sua vez Bruno Gallo desapareceu por completo como opção, pois engordou e esqueceu seu futebol em 2015!

Andrezinho é o motor do time, mas sozinho não consegue responder por tudo no meio de campo. Talvez uma opção para banco ou mesmo ajuda como titular fosse o Andrei, mas está com os juniores.

Jorge Henrique é muito mais um meio campista de destruição pela esquerda , direita ou mesmo a frente da área, do que um atacante.

Nenê caiu muito nos últimos jogos, tanto pela derrocada tática do time, como também por que passou a jogar se livrando da bola, deixou a de ser o personagem das jogadas de ataque e se eclipsa por longos períodos em campo! Por outro lado o sempre preguiçoso Evander, nunca se destaca e joga como se estivesse assistindo as partidas! Guilherme Costa foi bem no  Boavista, mas não tem entrado, uma incógnita!

Na frente  Leandrão é um cone , paradão e inútil, além disso Thalles está muito mal. Éder está uma lástima, mas não podemos dizer que não sabíamos, trata-se de um peladeiro, sem raciocínio e que chuta sempre sem olhar o gol, que de vez em quando acerta uma e aí dizem que ele joga bola! Caio monteiro ainda é muito novo, mas será um bom jogador!

Se vier o L. Damião ótimo, não é nenhuma maravilha, porém muito melhor que os dois que nós possuímos! Parece que vai chegar o Rafael para a zaga, jogador mediano, que para ser reserva pode ser útil!

Contra o Brasil de Pelotas, não teremos Martim Silva (desfalque) e o Leandrão (reforço).

Só nos resta torcer para que o Jorginho reencontre a fórmula do sucesso e que os torcedores tenham a exata noção do que esta time pode fazer e do que não pode, pois se voltarem a exigir o que não é possível vamos ter mais problemas pela frente!

Saudações vascaínas!

 

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s