Caros amigos vascaínos,
Esta tarde/noite , em Cariacica , no ES, a invencibilidade do Vasco acabou, num jogo cheio de erros , em que nada deu certo e que mesmo assim poderia ter sido ganho com alguma facilidade!
Novamente a falta do Nenê em campo foi decisiva para um mal resultado e o Jorginho não conseguiu suprir esta ausência com um time mais coeso em campo!
Começamos mal escalados pelo Jorginho, repetindo o erro do Pikachu no meio de campo, onde está mais do que provado que ele não rende. O Pikachu pode ser uma ala pela direita, um lateral com muitos defeitos defensivos e mais nada.
Por outro lado, vários jogadores com atuações no mínimo ridículas, errando desde o início da partida, como foi o caso do Rodrigo, irreconhecível em campo!
Se por um lado o William dá velocidade na marcação, por outro ele não sabe se colocar para sair jogando e avança para o ataque de costas para a bola, matando a troca de passes lá atrás. Terá de ser melhor preparado para estas situações.
Mesmo assim, o jogo transcorria sem maiores perigos, até que o Rodrigo parou de correr num ataque, o cara entrou sozinho e perdeu o gol.
Logo depois outro ataque e o cara entrou sozinho , o Jordi fez defesa impossível, mas o juiz já havia parado a jogada.
Finalmente, numa falha do Jordi e do Luan, onde certamente faltou comando do goleiro indicando que a bola era dele, a bola foi rebatida em cima do Junior Viçosa e acabou entrando!
O Vasco continuava mal, Andrezinho muito marcado, mas num falta da lateral da área, Julio Cesar levantou a bola, o goleiro deles falhou e Luan bem colocado no rebote marcou o empate!
Veio o segundo tempo e o Jorginho cometeu seu segundo erro, sendo que desta vez comprometeu o meio de campo mortalmente. Tirou o ineficiente Pikachu e colocou o medíocre Éder Luis, dando chance para mais uma vasto repertório de “jumências” do Chico Bento. Com raciocínio zero e com muitos erros de conclusão e passe , o Éder matava um a um nossos ataques.
Mesmo assim, nos primeiros cinco minutos do segundo tempo o Vasco perdeu pelo menos três gols feitos, dois com o Leandrão que foi incapaz de levantar a cabeça e fazer a assistência ao invés de zunir a bola e outro com o perdedor de gols mor Éder !
Logo depois desta sequência, num contra ataque sem maiores problemas, em que o William e depois o Jorge Henrique não pararam a jogada lá atrás com uma faltinha, a bola foi cruzada o Rodrigo falhou de maneira absurda , o Luan também não conseguiu corrigir e o atacante do rival meteu o gol sozinho!
Depois disso, Jorginho cometeu seu segundo erro grave, ao colocar o indolente Evander dentro de campo! O garoto mais uma vez desfilou sua máscara, sua falta de compromisso e lentidão. Ele entrou no lugar do M. Matos e o meio de campo naufragou completamente, se abrindo aos contra ataques adversários.
Tivemos algumas chances, ainda houve a entrada do Thalles, que me pareceu novamente sem reflexos e gordo, mas o gol não saiu.
Rodrigo chutou de longe e meteu na trave, no rebote Thalles perdeu o gol. Evander , em vez de cruzar , chutou direto uma bola enviesada e meteu na trave e o Thalles perdeu mais uma oportunidade!
Faltando dez minutos para terminar ficamos com mais um homem, por causa de expulsão, mas nem isso foi decisivo para mudar o resultado!
Análise das atuações:
Jordi: Estava bem, até falhar no primeiro gol do Atl-GO. Duas boas defesas no jogo!
Madson: Voltou apenas razoável, com o mesmo defeito de não concluir direito as jogadas.
Luan: Falhou também no primeiro gol, fez um gol. Atuação apenas razoável.
Rodrigo: Se não estava com febre de 40 graus, algo de estranho ocorreu com ele. Falhou em todos os lances do primeiro tempo. Falhou no gol e em várias oportunidades do segundo. Chutou uma bola na trave. irreconhecível em campo.
Julio Cesar: Hoje se omitiu muito no ataque e depois que o “inteligentíssimo” Éder entrou não conseguiu mais avançar direito pela esquerda, sempre atrapalhado pela figura citada!
Marcelo Matos: Estava bem no desarme, saiu para o time atacar mais.
Evander: O que tem de talento, tem de mascarado, lento, presunçoso e indolente demonstrando uma falta de compromisso com o time absurda!
William: Muito inexperiente. Suas características são boas para a posição, mas precisa ser melhor preparado, em termos táticos, pois sua movimentação está completamente errada na saída de bola.
Andrezinho: Muito marcado no primeiro tempo, tentou armar o time no segundo, mas aí o meio de campo estava perdido e teve dificuldades.
Pikachu: No meio de campo é um desastre, não marca direito, não organiza nenhum ataque, ficando inútil dentro de campo!
Éder Luis: Uma desastre ao quadrado. Errou tudo, estragou N ataques, perdeu gol e trancou os avanços do J. Cesar! É uma perda de tempo colocá-lo neste tipo de jogo, pois só serve e mal para jogos de contra ataques com velocidade. Nunca raciocina. Joga como se estivesse batendo uma pelada!
Leandrão: Muito mal, com a agravante de ter perdido dois gols, quando a melhor jogada teria sido rolar a bola para o companheiro!
Thalles: Entrou e também perdeu gols. Parece ter engordado novamente. Nitidamente seus reflexos estão lentos, além de ter perdido a mobilidade!
Jorge Henrique: Jogou de meio de campo, cabeça de área, ponta esquerda e lutou muito.
Jorginho: Na minha opinião errou muito hoje, tanto na escalação , como nas substituições. Não conseguiu resolver a falta do Nenê!
O time perdeu a invencibilidade, mas isto não é o fim do mundo. Terça teremos o jogo com o Náutico em SJ e penso que será boa oportunidade para voltar a ganhar.
A falta de um centro avante continua a preocupar, ainda mais que o Thalles , na minha visão, voltou a piorar fisicamente e certamente o Leandrão não é solução!
Não poderia esquecer de fazer uma menção a empolgante vitória do time de basquete , no interior do Paraná, se sagrando campeão da Taça Ouro e garantindo sua vaga na NBB deste ano! Parabéns a todos os envolvidos, desde o mais humilde funcionário, passando pela comissão técnica, jogadores, diretoria e não podemos esquecer de nossa maravilhosa torcida, que apoiou desde o início, e antes até do início com o crowfunding para reconstrução do ginásio!
Saudações vascaínas
Infelizmente o Rodrigo esteve irreconhecível em campo. Desde os primeiros minutos de jogo notei que ele estava travado e comentei com meu filho que ele não estava em um dia legal. Infelizmente eu estava certo. Jogo para esquecer. Mas acredito na equipe e partiremos para uma nova série invicta.