Caros amigos vascaínos,
Durante a semana que antecedeu o jogo com o IM, a imprensa fez o maior alarde com o estádio de SJ. Pintaram os canecos, dizendo ser o estádio obsoleto, pequeno, cercado de favelas, de difícil acesso e principalmente sem segurança!
Enquanto isso as Arenas da Copa eram pintadas de verdadeiros oásis de modernidade e segurança.
Ou seja, um enredo de fofocas, preconceitos e falta proposital de visão imparcial jornalística!
Mas vamos dissecar todo este emaranhado ponto a ponto!
Na minha opinião o que determina se o estádio está apto ou não a receber qualquer espetáculo, além das leis do país, estado e municipalidade, é o grau de organização anterior ao espetáculo, que deve ser desenvolvido entre o clube, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e o GEPE!
No caso do jogo Vasco x IM a organização anterior, que remontava a vários meses de negociações e obras no estádio foi perfeita! Houve apenas um incidente com um torcedor , rapidamente contido pela segurança do estádio, conduzido , fichado e devidamente submetido a lei!
Por outro lado, o IM x Flu, realizado na Arena de Brasília, uma maravilha de estádio, moderníssimo e com acomodações muito confortáveis, foi um fracasso de organização de segurança. Duas invasões de campo, uma de cunho político e outra sobre o atleta Fred do Flu , ao sair de campo!
Por aí, podemos ver que o que realmente importa é a organização do evento e não se o espetáculo vai ser num estádio velho ou novo, grande ou pequeno!
Vamos a outro exemplo , desta vez no Velho mundo, mais precisamente na Inglaterra.Jogo entre o Leicester e o Watford, em 2013, numa decisão de vaga da segunda divisão inglesa.
O jogo estava empatado em 2 x 2 e pênalti contra o time da casa. O jogador do Leicester bate o pênalti o goleiro defende milagrosamente duas vezes e no contra ataque o time da casa faz o gol da vitória além do tempo normal! Lá onde os jogos são duramente vigiados e com uma legislação rigorosa, houve uma invasão em massa do gramado da torcida para comemorar o gol. Natural, pois havia a tensão da decisão numa reviravolta do destino impressionante e ninguém, repito ninguém foi agredido! Nenhum time foi punido, pois o que houve foi o extravasamento de alegria do imponderável do futebol!
Imaginem se tal coisa ocorresse em São Januário. Seria uma hecatombe nacional e pediriam a cabeça do presidente numa bandeja!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É claro que São Januário está velho, e depois das leis do torcedor ele encolheu muito.
É nítida a necessidade de reforma, não estas em que o clube passa a ser inquilino do próprio estádio, mas uma modernização, adequando o estádio à realidade de hoje e talvez completando o fechamento da ferradura!
O importante é ressaltar que jogos importantes em estádios pequenos ocorrem em todo o Brasil e na série A do Nacional de futebol! Somente aqui no Rio havia uma onda inexplicável de preconceito e ódio contra o estádio do Vasco!
Esperamos que de agora em diante as mentes se aclarem, e que pelo menos os formadores de opinião hostis ao clube se controlem mais antes de tentar atingir a tudo e a todos, no afã de diminuir e desprezar o Vasco da Gama!
Saudações vascaínas!