A FOFOCA E A VERDADE!

Caros amigos vascaínos,

Durante a semana que antecedeu o jogo com o IM, a imprensa fez o maior alarde com o estádio de SJ. Pintaram os canecos, dizendo ser o estádio obsoleto, pequeno, cercado de favelas, de difícil acesso e principalmente sem segurança!

Enquanto isso as Arenas da Copa eram pintadas de verdadeiros oásis de modernidade e segurança.

Ou seja, um enredo de fofocas, preconceitos e falta proposital de visão imparcial jornalística!

Mas vamos dissecar todo este emaranhado ponto a ponto!

Na minha opinião o que determina se o estádio está apto ou não a receber qualquer espetáculo, além das leis do país, estado e municipalidade, é o grau de organização anterior ao espetáculo, que deve ser desenvolvido entre o clube, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e o GEPE!

No caso do jogo Vasco x IM a organização anterior, que remontava a vários meses de negociações e obras no estádio foi perfeita! Houve apenas um incidente com um torcedor , rapidamente contido pela segurança do estádio, conduzido , fichado  e devidamente submetido a lei!

Por outro lado, o IM x Flu, realizado na Arena de Brasília, uma maravilha de estádio, moderníssimo e com acomodações muito confortáveis, foi um fracasso de organização de segurança. Duas invasões de campo, uma de cunho político e outra sobre o atleta Fred do Flu , ao sair de campo!

Por aí, podemos ver que o que realmente importa é a organização do evento e não se o espetáculo vai ser num estádio velho ou novo, grande ou pequeno!

Vamos a outro exemplo , desta vez no Velho mundo, mais precisamente na Inglaterra.Jogo entre o Leicester e o Watford, em 2013, numa decisão de vaga da segunda divisão inglesa.

O jogo estava empatado em 2 x 2 e pênalti contra o time da casa. O jogador do Leicester bate o pênalti o goleiro defende milagrosamente duas vezes e no contra ataque o time da casa faz o gol da vitória além do tempo normal! Lá onde os jogos são duramente vigiados e com uma legislação rigorosa, houve uma invasão em massa do gramado da torcida para comemorar o gol. Natural, pois havia a tensão da decisão numa reviravolta do destino impressionante e ninguém, repito ninguém foi agredido! Nenhum time foi punido, pois o que houve foi o extravasamento de alegria do imponderável do futebol!

Imaginem se tal coisa ocorresse em São Januário. Seria uma hecatombe nacional e pediriam a cabeça do presidente numa bandeja!!!!!!!!!!!!!!!!!!

É claro que São Januário está velho, e depois das leis do torcedor ele encolheu muito.

É nítida a necessidade de reforma, não estas em que o clube passa a ser inquilino do próprio estádio, mas uma modernização,  adequando o estádio à realidade de hoje e talvez completando o fechamento da ferradura!

O importante é ressaltar que jogos importantes em estádios pequenos ocorrem em todo o Brasil e na série A do Nacional de futebol! Somente aqui no Rio havia uma onda inexplicável de preconceito e ódio contra o estádio do Vasco!

Esperamos que de agora em diante as mentes se aclarem, e que pelo menos os formadores de opinião hostis ao clube se controlem mais antes de tentar atingir a tudo e a todos, no afã de diminuir e desprezar o Vasco da Gama!

Saudações vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s