Caros amigos vascaínos,
Durante a semana passada e o fim de semana, em virtude do jogo Vasco x IM ter sido jogado em SJ, tivemos oportunidade de ver um monte de asneiras , inverdades ditas por pessoas que deveriam ter responsabilidade, dentro da imprensa, pois são formadores de opinião!
Por outro lado, tivemos o desprazer de ver e ouvir o presidente do IM dando um show de sectarismo, segregação e discriminação bem aos moldes de seus antecessores dos anos de 1920! Falou de um estádio suburbano, cercado de favelas; disse que se sentia mal dentro de SJ, embora tenha sido tratado com fidalguia e debaixo da proteção de grande parte da mídia esportiva, teve passe livre para desfilar argumentos sectários, atrasados e demonstrando grande desapreço pela parte pobre da cidade e despreparo para ser presidente de um clube dito do povo!
A polêmica, gerada no Rio de Janeiro em relação ao estádio do Vasco, remonta a um passado, não tolerado pela família Marinho, onde o Presidente Getúlio Vargas fazia suas aparições e anúncios públicos lá! Desde essa época as Organizações presididas pela família carimbaram seu desafeto pelo estádio!
Em segundo lugar, houve no Rio o fenômeno da construção do Maracanã, fazendo com que a imprensa , e a população em geral, se acostumasse com o novo e grande estádio, além de fazer com que os clubes do Rio deformassem seus costumes e passassem a usar estádio neutro!
A consequência disso foi que os clubes do Rio deitaram na pseudo sopa do Maracanã e não investiram mais nos seus estádios, nem em novos estádios, caindo na armadilha de ser reféns do Maracanã, que nunca pertenceu a eles e sempre ao poder público, ou como atualmente nas mãos de um consórcio.
O Vasco desde a época de Agathirno Gomes, nos anos 70, resolveu reabrir seu estádio e desde aí, mesmo não fazendo grandes intervenções modernizadores da praça esportiva, foi o único clube do Rio a utilizar seu “próprio” estádio.
A reação a esta atitude do Vasco, principalmente por parte da imprensa , acostumada aos favores do Maracanã e sua localização mais próxima dos transportes, foi de torpedear a utilização do estádio.
Falavam as maiores barbaridades, diziam dos pênaltis de SJ a favor do Vasco, mas ocultavam um rio de penalidades a favor do IM no Maracanã, sempre frisavam o problema de chegada e saída do estádio e etc…
Como os campeonatos do Rio eram disputados com clássicos em estádio neutro, os clubes continuaram a não fazer nada para ter estádio.
Na Pauliceia, durante muito tempo ficavam jogando clássico no Pacaembu, porém logo voltaram a seus estádios. Daí a rotina era ter jogo no Morumbi, no Palestra, no Canindé, Na Vila Belmiro e somente o Corinthians utilizava o Pacaembu (Prefeitura). Desta maneira o direito de jogar em casa foi assegurado no campeonato paulista e muitas vezes em estádios acanhadíssimos, sem qualquer reclamação!
Quando o Vasco, já na época Calçada/Eurico começou a reivindicar o seu direito de jogar em casa, os três clubes grandes incompetentes, que permaneceram sem estádio , resolveram com um excelente auxílio de grande parte da mídia esportiva carioca, barrar esta intenção, ora conseguindo apoio governamental, ora por total falta de vergonha na cara do Sr.Dinamite, o presidente do Vasco mais covarde da história!
Chegamos aos dias de hoje, e através da diretoria atual foram feitas gestões junto ao Ministério público, PM, Corpo de Bombeiros e o GEPE (depois de certo comandante hostilíssimo ao clube ter saído). Várias obras e modificações foram realizadas no sentido de obedecer a todas as exigências das autoridades, para que pudessem ser realizados clássicos, no formato 90 x 10% (vigente na atualidade na maioria dos estádios próprios de clubes do Brasil).
Uma vez tudo isso tendo sido realizado, setores da imprensa , como sempre adicionando o ódio latente ao Vasco, com a figura de seu presidente, pensaram que um jogo clássico em SJ, realizado com sucesso, além de ser bom para o Vasco iria reforçar a posição de seu presidente e resolveram detonar nova onda de mentiras, falácias e outras diatribes contra nosso estádio!Para horror destes mal falantes o jogo transcorreu normalmente e para maior inveja ainda, com a vitória do Vasco!
Devemos deixar bem claro alguns pontos nesta discussão:
- O Vasco tem estádio, se outros não tem , paciência!
- O Vasco tem o DIREITO DE ESCOLHER ONDE QUER JOGAR. Se quiser arrecadar mais joga no Maracanã, se quiser jogar em casa joga em SJ. Trata-se de DIREITO DO CLUBE E DA TORCIDA!
- O direito do Vasco deve estar acima de brigas de facções políticas do clube.
- O fato de ter um estádio, não significa que este não deva ser modernizado e o nosso estádio precisa de uma modernização urgente e claro está falta grana para isso neste momento!
- Na atualidade existem inúmeros exemplos de clubes jogando em estádios menores, no Campeonato Nacional, com direito a clássicos regionais, sem que isto seja um absurdo, ou que fira algum regulamento esportivo!
- A questão da segurança é da ordem das autoridades, cabendo ao mandante do campo zelar pela segurança interna de adversários e torcedores.
Da mesma forma que criticamos setores da imprensa esportiva, temos o dever de dizer que outros tantos jornalistas se postaram do lado da razão e do direito, defendendo nosso estádio!
Tanto alvoroço , pelo fato do Vasco jogar em SJ, só pode ser explicado pela inveja de IM e Flu , pautados em sua incompetência , nunca terem investido nos seus estádios após o evento Maracanã!
Quanto ao presidente do IM, o luminar, a esperança, de reformulação do futebol brasileiro, não passa de mais do mesmo e um mesmo sectário, que ao que foi divulgado deve ter alergia a pobre!
Saudações vascaínas.
Como excelente ortopedista e cirurgião na vida profissional, também nos artigos que escreve o amigo disseca os fatos com maestria e não só aponta os tumores como também informa a fórmula de neutralizá-los.