PRECONCEITOS E O POLITICAMENTE CORRETO!

Caros amigos vascaínos,

Embora possa parecer fora do nosso contexto , esta coluna visa discutir algo muito em voga no dia a dia, seja socialmente, politicamente e mesmo esportivamente!

Atualmente quando qualquer tese que é bem trabalhada , ela passa a ser aceita pela maioria como politicamente correta, esta situação passa a gerar preconceitos , muito estimulados pela mídia, de que quem é a favor está certo e quem se posiciona contra está errado a priori!

Desta maneira, os temas passam a ser tratados dentro de uma superficialidade extremamente perigosa e as pessoas e suas ideias rotuladas por um caminho de preconceito e intolerância.

As discussões passam a ser pautadas não pelo seu conteúdo, mas sim pelo que elas parecem ser aprioristicamente, de acordo com expressões do tipo “politicamente correto”, ou se aquele ente ou aquela ideia é do bem ou do mal, daí resultando discriminações de cunho fascista!

Dito isto, vamos focar como este tipo de comportamento pode prejudicar decisões e ainda pior, pode fazer com que pessoas mal intencionadas se escondam atrás de slogans “corretos” e ideias preconcebidamente aceitas pelo “politicamente correto”.

Há bastante tempo sabemos das tramoias e das coisas erradas da CBF, de dirigentes de clubes e por aí vai. Inclusive esta situação é por demais badalada pela imprensa e é do conhecimento público!

Então qualquer movimento para modificar o status quo da CBF acaba sendo bem vindo e aceito, antes de se ver se é bom ou mau, sério ou não. Ocorre uma verdadeira cegueira da mídia, baseada no “politicamente correto” e nem ao menos analisam consequências, se realmente acontecerão mudanças boas para o futebol brasileiro e etc.. Esta mídia cai nos braços da nova ideia e tudo mais passa a ser desconsiderado, discriminado e não analisado!

Este tipo de comportamento superficial, no tratamento de teses, ideias, ou movimentos de mudanças é extremamente perigoso, pois permite que oportunistas, carreiristas e papagaios de pirata de ocasião ganhem evidência  e passem por pessoas acima do bem e do mal!

Esta descrição é para situar exatamente o leitor nesta barafunda de Liga Sul Minas versus federações e CBF.

Claro está que qualquer posicionamento a favor das federações e da CBF do jeito que estão não pode ser bem recebido, tamanha é a sucessão de absurdos que praticam.

Entretanto, deixar os mandatários desta Liga posarem de salvadores do futebol e de grandes dirigentes é um erro de igual proporção!

As coisas tem de ser iniciadas direito e não jogando as leis para o lado.  Claro se ocorre uma revolução com mudanças das leis é outra questão, mas eu penso ser isto muito difícil e em consequência levaria o futebol definitivamente para o berço dos advogados e para o reino das liminares da justiça!

Podem ter certeza de que não há nenhum cordeiro nesta discussão e que nada está acontecendo em nome do bom futuro do futebol nacional! Toda esta luta é por poder, grana e reposicionamento de clubes na importância do cenário nacional!

O  perigo desta luta toda reside no fato da mídia, sem muita análise de profundidade, assumir lados  e tentar fazer pressão no sentido de priorizar esta Liga, em  nome do  “politicamente correto” e de preconceitos, mesmo que eles tenham um fundo de razão, sem ir fundo no cerne da questão, sem analisar quem e o que está  por detrás desta Liga!

Se por um lado temos uma CBF falida e fazendo água na corrupção da FIFA, de outro lado temos o Delfim Peixoto, presidente da federação de SC, com um passado nada abonador em termos esportivos. Do lado da Liga se nota uma total desorganização, onde manda um manda outro, se tira CEO, coloca-se outro e como figura de proa aparece também o SR. Petraglia do Atlético Paranaense, com participações igualmente nada abonadoras no esporte nacional!

Se não apoio as coisas que ocorrem na federação do Rio de Janeiro, por outro lado não posso negar, que embora movido por interesses nada claros ou sinceros, que seu presidente esteja certo em se opor a Liga!

É um enorme erro da imprensa dizer que qualquer coisa é melhor que a CBF e as federações, pois se assim for uma Liga dirigida pelo Fernandinho Beira Mar também poderia estar incluída no rol de soluções. Este exemplo hiperbólico, só foi utilizado para demonstrar o erro da tese que qualquer coisa seria melhor!

Não serão golpes oportunistas deste ou daquele grupo de clubes, sempre movidos por alguma inveja ou perda de campeonato, que irão melhorar as coisas!

Seria também, muito importante que a mídia aprofundasse reportagens , com isenção, e mostrasse todas as mazelas envolvidas e não apenas aquelas do lado que não lhe seja simpático!

As simples palavras: Liga, ou mudança, ou revolução não podem por si só ser o bálsamo salvador! Além da palavra tem de haver um conjunto de ações incluindo organização, nomes sérios, plano de marketing de financiamento montado para todos e não só para alguns clubes, critérios sérios de indicação dos clubes e por aí vai!

Tentar mudar por mudar, vejam o exemplo do Nacional de 1987. A bagunça que foi, sem um campeão definido ( a não ser quase vinte anos de pois pela justiça federal), com esbulhamento dos direitos do América RJ, terceiro lugar do Nacional de 1986, e que nem participou de maneira devida (ocasionando sua quase total destruição) e má exposição do nome do certame. Vejam no que deu o Clube dos Treze!

Querem começar direito, façam como a Liga do Nordeste, um sucesso de certame, bilheteria e marketing!

Por fim, imaginem se cada vez que um clube grande perder o campeonato for fundar nova liga para fazer beicinho, ao final de algum tempo teremos pelo menos umas doze ligas!!!!!

Saudações vascaínas!

 

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s