Caros amigos vascaínos,
Durante toda esta semana, até o jogo de domingo, quando as inevitáveis decisões terão de ocorrer, penso que todos estarão ansiosos, mantendo aquela esperança típica do torcedor, mesmo que esta seja o contaponto com a dureza dos números!
Muitas vezes , quando aquele paciente terminal , no seu leito de CTI, está naquele limiar entre as luzes da vida e as trevas da morte, sempre está presente a esperança no rosto de seus familiares, de que algum milagre salve o ente querido. A mesma coisa acontece com uma torcida de futebol, que se agarra de maneira irracional a um pingo de esperança e acredita até o fim no milagre da salvação.
Esta é a grande e inebriante força mística do futebol , de suas torcidas e das lendas que engrandecem os grandes clubes que disputam os campeonatos pelo mundo!
O futebol é um dos únicos esportes coletivos , onde a presença da zebra, aquele resultado imprevisível, é plenamente possível! O que torna as competições mais imprevisíveis e emocionantes.
A força desta mística é a que arrasta multidões aos campos para ver uma simples partida!
Voltando ao nosso Vasco, sua posição é a mesma daquele paciente do CTI, desenganado, sobrevivendo por aparelhos, porém com a fé inabalável da família ( no caso nossa torcida) de que o milagre acontecerá e haverá um ressurgimento apoteótico no meio de tanta desilusão!
Se há chance , que se torça incessantemente por este fio de esperança.
Até aqui estamos vendo um time de gladiadores, comandados pelo Jorginho e pelo Zinho, desfilarem suas virtudes e seus defeitos em campo, mas com uma determinação assombrosa, desafiando as possibilidades matemáticas e as mentes descrentes em suas possibilidades!
A fantástica dedicação deste grupo está levando conforto a toda torcida do Vasco, vendo que seus atletas lutam até o último limite para não perder qualquer jogo!
Esta mesma torcida que deu mostras incríveis de apoio ao time, principalmente no domingo passado, ao chegar praticamente a nado para ver o jogo em SJ. Ela não merece a derrota e luta decididamente contra ela!
Todos sabemos que é uma situação dificílima, pois não dependemos apenas de nosso resultado, mas sim de uma combinação de resultados, onde para o Vasco apenas a vitória nos mantém agarrados no pedaço de madeira boiando no mar, que poderá nos levar até a terra firme!
Dirigentes, jogadores, ídolos e fases ruins passam, mas o clube sempre permanece nos nossos corações.
Nosso clube está dando mostras de uma luta honrada e tentando sua recuperação neste campeonato Nacional e devemos frisar isto, pois nossos jogadores merecem elogio pela sua dedicação , acima do esperado nestes tempos modernos!
Qualquer que seja a escalação domingo, entrará em campo carregando um pingo de esperança de cada torcedor, e estes pingos reunidos poderão se transformar numa imensa enxurrada de pensamento positivo, empurrando para frente a Nau do Almirante, carregando nossa embarcação para a vitória impossível, para a classificação inesquecível!
Portanto, cada vascaíno, dono de sua gota de esperança, não esmoreça, acredite e transforme suas gotas em verdadeiros oceanos de apoio para salvar nossa equipe numa hora tão grave, no limiar entre a vida e a morte!
Torcendo até o fim.
Saudações vascaínas!
Minha esperança jamais morrerá. Nunca deixei de acreditar, nem quando 13 pontos nos separavam da degola. Como acredito em Deus e na justiça, confio também espiritualmente em nossa permanência na série A porque nenhum clube foi tão prejudicado pela arbitragem como o nosso Vascão. Domingo a ansiedade vai ser dura, meu remédio contra pressão alta já está separado mas o alívio virá ao final. Desde já agradeço por você estar sempre dando sua força e acreditando também. Isso prova que sua Vascainidade está acima da política vascaína. Grande abraço.