Caros amigos vascaínos,
Após os resultados deste fim de semana, sem dúvida, as nossas chances ficaram mais complicadas, porém ao contrário do que muitos jornalistas afirmam elas existem.
O que não gosto é depender de outros resultados, mesmo que estes resultados sejam altamente possíveis.
O fator complicador do fim de semana foi a escalação de 9 reservas , pelo Santos, contra o Coritiba, facilitando uma vitória por 1 x 0 do Coxa.
Entretanto, se as contas ficaram mais difíceis, nem por isso ficaram impossíveis! Todos que afirmam a queda do Vasco esquecem que os resultados de que dependemos tem grande probabilidade de acontecer!
Para o Vasco a missão não é simples, e se resume a vencer suas duas últimas partidas. Nada diferente disso pode acontecer!
Nos resultados acoplados , teremos de torcer na próxima rodada por derrotas de Figueirense (enfrenta o São Paulo em SP no sábado as 17h), Coritiba (enfrenta o Palmeiras na Arena Allianz as 18h de domingo) e no máximo empate do Avaí (joga contra a Ponte em Floripa no sábado as 21h).
Estes resultados são mais do que possíveis e deixariam o Vasco, em caso de vitória sobre o Santos, dependendo apenas de si mesmo na última rodada!
Mesmo com uma derrota do Coritiba para o Palmeiras, os Coxas teriam a vantagem do empate contra o Vasco na última rodada, mas aí o problema é dos jogadores, ou seja , entrar em campo e vencer!
Na última rodada, o Figueira pega o Flu em casa e independente de corpo mole ou não o favorito é o Figueira. O Avaí pega o Corinthians em SP e o normal é que perca a partida!
Portanto, estas previsões desembocam sempre na necessidade do Vasco ganhar os jogos, se impor dentro de campo!
Penso que a vigilância sobre a escala de arbitragem deve ser total, pois a escalação do Ricardo Marques em qualquer destes jogos citados colocaria o campeonato sob altíssima suspeita de manipulação pela arbitragem!
No tocante ao time do Vasco, penso que o Jorginho deve fazer modificação no time e principalmente mudar sua estratégia de ficar deixando os jogadores exaustos em campo sem mudá-los quando pedem substituição!
Na defesa a saída de Luan pode fazer com que o ataque do Santos muito rápido e leve não tenha facilidade com bolas rápidas dos contra ataques.
Não vejo o Rafael Vaz como substituto adequado, pois é fraco tecnicamente e muito lento! Teríamos três hipóteses, sem contar com o Anderson Salles que ultimamente vem sendo preterido no banco!
Aislan não passa a menor confiança. Muito desajeitado e lento. João Carlos depois de sua volta da Rússia nunca teve chance e seria temerário lançá-lo agora. Restaria então o Jomar, zagueiro fraco tecnicamente, porém bom na bola alta e com velocidade de cobertura nos contra ataques!
No meio de campo eu retiraria o Serginho e voltaria com o Bruno Galo, pois precisamos ganhar e o toque de bola do Bruno seria uma arma a mais para fazer pressão no adversário!
Outra coisa que deveria ser pensada é a queda acentuada de rendimento do Andrezinho há mais de quatro rodadas. De repente recuando o J. Henrique para o combate ali na meiuca no lugar do André, poderia dar ao Nenê uma liberdade e um fôlego para mais tempo em campo! Neste caso voltaria o Rafael Silva para o ataque, junto com o imprevisível Riascos, podendo o André ser lançado no segundo tempo, descansado para ajudar na armação!
O certo é que teremos uma pedreira pela frente e que a nossa torcida será de preponderante importância, lotando São Januário no domingo vindouro!
Estaremos na torcida até o último suspiro , até que se retire o paciente do CTI!
Torcendo pela vitória,
Saudações vascaínas