A DONA DA OPINIÃO!

Caros amigos vascaínos,

Hoje o assunto é como a dona da opinião da massa , ou seja, a mídia escrita, radiofônica e televisiva pautam a sua, a minha e enfim a nossa opinião.

Estou chamando a atenção em especial para o comportamento das mídias de informação quando se quer manipular a opinião da massa no tocante ao esporte!

Vamos dar exemplo concreto, no qual eu posso me comportar com alguma distância da paixão, pois como todos sabem , embora respeite a FJV como torcida, não morro de amores por ela, em virtude do Vasco ter dançado em dois Nacionais de basquete por causa de faltas técnicas devido a comportamento da torcida há anos atrás!

Não se pode negar que a mídia como um todo sempre tachou a Força de violenta, enquanto que suas rivais faziam e aconteciam e ninguém achava tão ruim assim, a exemplo das torcidas do IM e do Corinthians!

No tocante a violência a torcida do Corinthians, frequentemente ultrapassa o razoável e sempre com as redes de comunicação passando a mão na cabeça deles. Estas redes só não puderam deixar passar em branco o caso da morte do menino torcedor da Libertadores, pois foi um caso de repercussão mundial.

Ontem, por exemplo, nas semifinais de futsal , novamente a torcida corintiana deu um show de violência paralisando o jogo por vários minutos!

Atentem, que nos dois casos em que a FJV foi punida no Nacional de 2013 ela estava em menor número e foi atacada pelas rivais. Em Brasilia pela torcida do Corinthians e em Joinville pela torcida do Atlético PR.

Em ambos os casos poderíamos discutir se a FJV exorbitou no seu direito de defesa, porém ser punida de maneira igual às torcidas agressoras foi um descalabro, coisa amplamente apoiada pela imprensa!

Sempre que uma torcida do Vasco se envolve em alguma confusão a repercussão é potencializada, enquanto que quando o problema é com alguma torcida do IM ou do Corinthians é minimizada!

O que diriam os locutores hoje ao ver a bagunça do futsal se houvesse torcida do Vasco no meio???? Na TV Globo, no Globo Esporte de 13 horas a apresentadora falando do assunto apenas disse: “Mais uma briga em quadra, coisa chata, vamos deixar para lá e falar de outra coisa” .

Neste momento , o leitor deve estar de pé atrás , pois de onde foi surgir este assunto na semana do Vasco x Corinthians???

É aí que entramos com a relevância do tema.

Durante a semana que precedeu o jogo, a diretoria do Corinthians tentou através de notas na imprensa  e também por certos formadores de opinião da TV (corintianos de bandeira na mão) dizer que o jogo era de risco e que poderia haver problemas no Rio, pelo fato do jogo ser em SJ. Isto tudo para se criar um clima de pressão contra o Vasco dentro da mídia!

Ora, a polícia do Rio já traçou seus planos de contenção de desordens na partida. A FJV está suspensa de comparecer. O estádio do Vasco dá tanta segurança quanto a Vila Belmiro, Ilha do Retiro, Ressacada e etc… Qual o problema então??

O único problema será a torcida do Corinthians, que virá  com 2000 integrantes e que pelo seu passado recente é a principal fonte de arruaça e baderna nos estádios. Vide o futsal de ontem!

Então, pedindo licença ao Juca Chaves, vamos fazer uma imitação da famosa piada do Circo Sdruvs: “O setor policial  do governo chegou para o pessoal de SJ querendo saber como ia ser a questão da segurança, afinal ia vir a torcida do Corinthians, os juízes do jogo,  vários políticos (quem sabe o LULA) para ver o  jogo. A galera de SJ respondeu pro “doutor” que podia ficar tranquilo, afinal eles já haviam se preparado, com reforço da polícia e mandaram todos os “locais” ficarem em casa para não serem assaltados. Fecha rápido o pano! ”

Até quinta, torcendo pelo Vascão!

Saudações vascaínas.

 

 

 

 

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s