MAIS UM VITÓRIA E UM DILEMA!

Caros amigos vascaínos,

Mais uma vitória, confirmando a recuperação deste time tão criticado e esculhambado pela imprensa, que nos coloca frente a um dilema, em termos de qual competição deveria ter o foco principal, ou se este pode ser dividido em duas frentes!

Se por um lado o time está respondendo , em termos de dedicação e luta dentro de campo, por outro lado vemos um time desequilibrado fisicamente falando, onde alguns aguentam o tempo todo e outros morrem antes do primeiro tempo terminar!

Os jogadores mais experientes, sabedores que não aguentam o ritmo forte do Nacional, acabam diminuindo a intensidade de participação instintivamente, para evitar uma contusão muscular!

O time entrou muito bem, marcando em cima e diminuindo os espaços do Sport, e acabou marcando o primeiro gol logo no início do jogo, com um arremate defeituosos do Nenê, que acabou batendo num zagueiro e traiu o goleiro adversário.

Ainda tivemos um gol mal  anulado, do Serginho, onde o juiz e o bandeira foram induzidos ao erro pela burrice do Luan, que não tinha nada que ir naquela bola!

Depois disso o time diminuiu o ritmo, e Andrezinho e Nenê davam mostras de cansaço, abrindo espaços no meio de campo. Para piorar o Serginho errava todos os passes e o Galo estava num dia muito ruim!

O Sport passou a pressionar. Marlone chutou despretensiosamente do meio da rua e Martim Silva defendeu com grande dificuldade, em virtude da bola ter vindo do seu lado direito e ele estava NITIDAMENTE sentindo a contusão!

Depois houve uma jogada errada no meio de campo, onde o Serginho serviu mal o Nenê  e este , em vez de dar um bico resolveu , mais uma vez dar um driblinho, perdeu a bola e no contra ataque o Sport fez o gol de empate! Reedição do jogo contra o cruzeiro!

A questão da escalação do Martim Silva, na minha opinião, se caracterizou num erro grave, que poderia ter tido consequências para a campanha do Vasco e para o atleta! Lamento falar isso, mas não poderia me omitir frente ao que vi.

Uma lesão de coxa , que segundo o que foi noticiado era grau II, não pode ser recuperada em menos de dez a quinze dias! O atleta foi escalado fora de suas condições normais, o que foi reconhecido na entrevista do Lucas ao final da partida! No segundo tempo o M. Silva fez boa defesa numa cobrança de falta, mas com grande dificuldade, devido a contusão.

Durante a partida o M. Silva não chutava tiros de meta e só batia na bola com a perna esquerda que não é a boa! Da mesma forma que deu certo poderia não ter dado e se o adversário tivesse notado que ele estava com dificuldades para cair do lado direito tomaríamos gols!

Por outro lado, o Leandrão também dava mostras de não conseguir correr com desenvoltura e que não estava em boas condições!

Isto perturbou demais o Jorginho , e ele demorou a fazer substituições que eram absolutamente necessárias para retomar o controle do jogo!

No segundo tempo, logo no início, Rafael Vaz marcou bonito gol de cabeça em cobrança de escanteio dando a vantagem final ao Vasco!

O Vasco tomou pressão , trocou o Serginho pelo Jomar e o Rafael Silva pelo Herrera.

O Herrera fez o que se espera dele, derrubou todos os contra ataques do Vasco e perdeu dois gols feitos.

O Nenê antes de sair ainda perderia um gol inacreditável, sem goleiro!

No final houve grande pressão pernambucana, e o juiz catarinense Heber Lopes apitou um sem número de faltas contra o Vasco na entrada da área, mas não conseguiu empatar a partida!

Análise das atuações:

Martim Silva: Algumas boas defesas, impossibilitado de atuar direito por causa de sua contusão. Esta história toda está muito, mas muito mal explicada e na minha maneira de ver arriscaram demasiadamente os destinos do time nesta escalação!

Madson: Apoiou o ataque e marcou razoavelmente. Hoje caiu por terra a história de que só é bem acionado pelo J. Santos, pois recebeu excelentes passes do Andrezinho.

Luan: Confuso, lento , se meteu no lance do gol  anulado de maneira atabalhoada e falhou no posicionamento no gol de empate!

Rafael Vaz: Partida inicialmente confusa, depois se acertou e até como volante foi bem. marcou um bonito gol!

Julio Cesar: Fez excelente partida atrás e apoiou discretamente o ataque.

Serginho: Um gol anulado e tirando isso fez uma péssima partida, com passes errados em profusão!

Jomar: Entrou firme e seguro, limpando a área dos perigos.

Bruno Gallo: Hoje foi mal, errava muitos passes, quase entregou um gol no primeiro tempo!

Andrezinho: Início muito bom, depois cansou e só voltou a ser importante na fase final nos momentos derradeiros  do jogo, retendo a bola e dando bons passes.

Nenê: Embora tenha feito um gol, estava mal, parecia cansado após os vinte da primeira etapa. Falhou bisonhamente no gol de empate do Sport e acabou perdendo um gol feito , sem goleiro, no segundo tempo!

Lucas: Nada fez de importante, a não ser a entrevista dizendo que o M. Silva jogou sem condições!

Rafael silva: Lutou muito, quase marcou dois gols, mas saiu exausto!

Herrera: Uma coisa horrorosa. me perdoem, mas minha paciência com este atleta acabou!

Leandrão: Mais um que entrou nitidamente sem condições de jogo normais!

Jorginho: Está de parabéns pelo  trabalho, mas penso  que deva ter aprendido uma lição importante, de que escalar um jogador sem condição normal de jogo pode por todo o bom trabalho no lixo. Hoje arriscamos demais com estas escalações e talvez tivéssemos até  ganho mais facilmente se só tivéssemos atletas inteiros fisicamente em campo!

Sem dúvida, frente a performance física de vários atletas, além de problemas de contusões e até de inscrição na Copa do Brasil, haverá um dilema de se focamos somente em sair do rebaixamento ou se dividimos este foco com a Copa do Brasil arriscando a performance física frente ao IM domingo!!?? Na verdade, nem eu tenho uma opinião formada, então não posso cobrar de ninguém uma resposta! E este mesmo dilema se repetirá na próxima semana!

A torcida deve ter calma, pois esta escalada do Vasco no Nacional será lenta e só será resolvida no fim. Não adianta querer sair do Z4 de maneira apressada, pois certamente esta pressa é nossa inimiga!

Por fim, venho lamentar a atitude anti-ética, pouco profissional e lamentável do São Paulo ao entrar com dez reservas contra o Avaí, adulterando um resultado do campeonato nacional, de maneira indevida e suja! Lembro que a lei do retorno sempre cobra daqueles que não se comportam com a devida esportividade nos campeonatos!

Saudações vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para MAIS UM VITÓRIA E UM DILEMA!

  1. Sergio Luis Durço Maciel disse:

    Inacreditável a (in)capacidade do Nenê em perder gol feito. Aquele lance de ontem com um chute bisonho dele quando poderia calmamente ter colocado a bola dentro do gol sem qualquer dificuldade é simplesmente INEXPLICÁVEL. O gol feito por ele, na verdade, foi feito pelo jogador do Sport pois acho que aquela bola sairia, todavia, é muito bom ter lance favorável a nós quando isso não ocorria antes. Aos ateus e demais incrédulos, sinto muito, mas eu e muitos outros religiosos temos pedido a Deus por nossa campanha já que a fase do Vasco dava mostras de ter um peso espiritual negativo que estava nos prejudicando e agora aqueles lances ridículos que só aconteciam contra nós agora acontecem também com nossos adversários, o que é uma mudança significativa nos resultados. Deixa eu dar meu pitaco também quanto as duas competições. Acho que devemos priorizar as duas porque as duas são importantes, muito embora haja necessidade de revezar alguns jogadores para preservar tanto eles quanto a equipe. Devido não ter a mesma percepção que você, não percebi a dificuldade do Martin Silva embora depois que voce falou sou obrigado a te dar razão. Quanto ao Leandrão, realmente, a dificuldade estava visível e acho que deveria ter sido preservado. Queria muito ver um dos garotos no lugar dele, até mesmo o Romarinho que na única oportunidade que teve jogou até razoavelmente. No mais continuo acreditando que vamos sair dessa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s