FILA INTERMINÁVEL

Caros amigos vascaínos,

A fila interminável de derrotas no Nacional 2015 não parece ter o menor sinal de parada. Jogo após jogo as chances são perdidas, a torcida apoia, porém a vitória não aparece.

Não me parece que nada chamado sorte seja o problema. Aqueles que tem sorte, nada mais são aqueles que trabalham mais e são mais competentes!

Embora a equipe tenha jogado uma partida até razoável, a perda de gols feitos foi fatal para nossas pretensões. Neste ponto podemos falar de competência, que  o goleiro do Figueirense esbanjou e que nossos atacantes não demonstraram. Muitas das chances que perdemos defendidas pelo Alex Muralha, foram chutadas ou cabeceadas em cima dele, sem o menor capricho na conclusão!

No futebol jogado atualmente dar espaços para o adversário é suicídio e no nosso caso, em virtude de características de muitos dos nossos jogadores estes espaços são oferecidos o jogo inteiro!

As equipes bem sucedidas, na Europa e no Brasil, jogam agrupadas e entre suas linhas defesa e ataque nunca ocorre espaço maior do que trinta ou quarenta metros.

Já no caso do time do Vasco há mais de uma ano, seja qual for o técnico citado, estes espaços são da ordem de mais de cinquenta  e até sessenta metros, causando buracos no meio de campo e fragilizando a defesa.

Ontem  eu percebi claramente o desacordo entre o Martim Silva  e os zagueiros nos tiros de meta, quando a opção era um chute longo do goleiro. O Martim comandava o avanço da linha de defesa e o Luan e o Anderson Salles se recusavam a fazer isso, dando em consequência condição de jogo a todos os atacantes adversários nas rebatidas da defesa inimiga!

Desta maneira, com uma defesa medrosa de enfrentar a velocidade dos adversários, a linha de marcação era colocada muito atrás, deixando um espaço absurdo  para ser preenchido pelos homens do meio de campo.

Neste ponto temos de parar e examinar outra deficiência crônica do nosso meio de campo!

Tanto Julio dos Santos , como Guinanzu são lentos  e com o comportamento da defesa os espaços aparecem para o adversário!

Para piorar a situação do Guinanzu, que a cada jogo dá demonstrações claras de que não  pode ser mais titular, coloca em cheque a posição do técnico, que fatalmente terá de barrar o capitão da equipe. Seus passes sempre para o lado e para trás seguram o desenvolvimento do time e sua falta de velocidade nas coberturas da defesa  levam a situações como a de ontem, em que falhou e deixou o Marcão fazer o gol nos descontos!

Um outro detalhe, que eu percebi ontem, durante o aquecimento dos goleiros foi a diferença entre o Alex e o Martim Silva. Enquanto o goleiro do Figueirense se apresentava  elétrico, demonstrando rapidez e uma impulsão enorme, nosso goleiro demonstrava uma lentidão de reflexos, preguiça e uma falta de impulsão impressionantes, além de parecer cansado quando o aquecimento era muito exigido!Chego a conclusão de que o Alex Muralha seria titular da seleção uruguaia!

Interessante, que todas as chances do adversário foram dadas pelo Vasco, em falhas da defesa (velocidade) ou em passes errados (como no caso do gol). Aliás o Figueirense veio por uma bola e conseguiu no fim do jogo, graças a um erro de passe e a falta de cobertura da defesa!

Análise das atuações:

Martim Silva:Uma boa defesa e uma  irritante demora em repor a bola em jogo!

Jean Patrick: Improvisado na lateral, vindo de fratura no tornozelo, não foi bem.

Thalles: Autor da jogada mais ridícula da partida e que matou nossas chances. Sozinho depois da marca do pênalti, ficou com medo de concluir e quando o fez errou bisonhamente. Logo depois pegou um rebote do goleiro sem ângulo e em vez de passar a bola para o Rafael livre, resolveu dar um bico para fora!

Luan: Atuação fraca, batido na velocidade a toda hora, conseguiu melhorar nas bolas altas.

Anderson Salles: Atuação ridícula. Batido na velocidade a todo momento.No Nacional entrega o ouro diuturnamente, na Copa do Brasil vai bem. Qual a causa disso???????????????????

Cristiano: O de sempre, muita luta e muita mediocridade. Perdeu um gol  ao não saber cabecear a bola, o fazendo em cima do goleiro!

Guinanzu: Péssima atuação, só sabe recuar a bola, não municia os atacantes quase nunca. Não tem velocidade para realizar as coberturas e no gol falhou feio!

Julio dos Santos: A lentidão de sempre, deu alguns passes interessantes e mais nada!

Romarinho: Entrou no fim, se mexeu muito, mas sem nenhuma inspiração!

Serginho: Um grande coração , uma dedicação física enorme, mas com pouquíssimo futebol!

Nenê: Partida razoável, não teve com quem dialogar para armar as jogadas do ataque!

Riascos: Atuação ridícula, parece que é feito de vidro. Arrasou as chances de ataque do Vasco e perdeu uma incrível no primeiro tempo.

Andrezinho: Entrou , tocou bem a bola, tentou armar ataques, mas os espaços que a nossa defesa deva, por se colocar muito atrás, não permitiram melhor atuação.

Rafael Silva: No primeiro tempo perdeu um gol por medo, pois desistiu de entrar na área para chutar de longe. No segundo perdeu mais dois e depois saiu chutando tudo de qualquer distância feito maluco!

Jorginho: tentou tudo, mas vai ter de mexer na alma do meio de campo e nos zagueiros, pois se não conseguir compactar a equipe vai ter mais problemas ainda!

Próximo jogo será contra o Inter , em Porto Alegre, que conseguiu a façanha de perder para o Avaí por tres a zero!

Aos poucos o Jorginho está dando forma ao time, mas temo que será muito tarde. Reconheço que  mudanças radicais na equipe podem ser muito perigosas, mas penso que ele deve tentar.

Temos de ver se o João Carlos pode fazer uma zaga melhor com o Rodrigo e temos de mudar no meio de campo, pois a continuação de Guinanzu e Julio Santos é incompatível com um time compactado e moderno!

Saudações vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para FILA INTERMINÁVEL

  1. Sérgio Luis Durço Maciel disse:

    É amigo, a coisa está feia. Estou cada dia mais desesperado mas me nego a entregar os pontos. Enquanto existirem chances matemáticas, eu acredito que não cairemos e torcerei por isso sempre. Não me canso de falar que gosto muito de suas análises pois são sempre muito bem equilibradas e coerentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s