Caros amigos vasca’;inos,
Mais uma derrota na conta deste interminável Nacional de 2015.
Alguns fatores foram determinantes de nossa derrota:
- O enorme esforço contra o IM na quarta fez o time se ressentir fisicamente hoje, ainda mais num campo de grandes dimensões como o Serra Dourada.
- Tomamos um gol muito cedo em mais uma falha conjunta de Anderson Salles e no lento reflexo do Martim Silva ( a bola era defensável).
- Pênalti cometido de maneira irresponsável e infantil pelo Christiano.
- Excesso de rigor do juiz ao expulsar o J. Henrique, deixando em campo com pouco rigor o jogador que atingiu sua cabeça com uma voadora!
Estes fatores mataram qualquer chance de reação do Vasco nesta partida.
Na minha opinião a partir do momento em que o Vasco ficou com um homem a menos, se o Jorginho já estivesse no clube a mais tempo saberia, a presença do Julio Santos ficou pesando como um homem a menos. Da mesma forma a falta de eficiência do Guinanzu está ficando muito flagrante.
As falhas do Anderson Salles parecem ser seletivas, e acontecem de preferência no Nacional. Escorregões mataram a gente contra o Palmeiras e Corinthians e hoje deixou o Love fazer o que quis no lance do gol, sem ao menos chegar junto, como se diz na gíria!
O Martim Silva, que tem excelente aproveitamento em lances cara a cara, carece de rapidez e impulsão em lances como o do primeiro gol. Depois fez algumas boas defesas, mas a Inês já estava morta!
Outra coisa que nos prejudicou foi a entrada do Herrrera, retirando um dos poucos que aguentavam correr em campo, nos deixando em campo um completo inútil!
Análise das atuações:
Martim Silva: Na minha opinião foi lento demais no primeiro gol. Depois fez várias boas defesas. Sempre no enfrentamento cara a cara vai muito bem, mas em lances em que precisa de explosão muscular e rapidez vai mal e isso pode ser verificado facilmente nos treinamentos!
Madson: Partida apenas regular. Como sempre se omitiu na hora do bicho pegar!
Rodrigo: Estava mal nas bolas aéreas, mas depois se recuperou e ficou dando cobertura aos outros da defesa. No lance do pênalti no terceiro gol, nada podia fazer de diferente! Acabou expulso nesse lance!
Anderson Salles: Atuação horrível, culpado direto no primeiro gol.
Christiano: Péssima atuação. fez um pênalti ridículo.
Serginho: Um dos poucos que se salvaram, não pelo futebol que é bem curto, mas pela sua dedicação em campo!
Guinanzu: Muito mal, atrasando todas as jogadas com bolas para trás.
John Clay: Entrou e nada fez, a não ser levar um cartão que o deixará de fora da próxima partida.
J. Santos: Mal, embora tenha de reconhecer a sua tentativa de participar do jogo, mas suas características ( de muita lentidão) não permitiram.
Lucas: Entrou no fim , sem comentários.
J. Henrique: Expulso infantilmente e de maneira excessivamente rigorosa , pelo juiz.
Nenê: Lutou até o fim, mas não encontrou com quem dialogar!
Riascos: Lutou sozinho no ataque. Levou cacete demais e o juiz não teve o mesmo rigor que teve com os jogadores do Vasco!
Herrera: Um enorme erro sua entrada!
Jorginho: Falhou na substituição do Herrrera e foi atropelado pelas circunstâncias do jogo.
Esta recaída do time veio em hora péssima e com a vitória do Figueirense em casa complicou mais as coisas ainda!
É importantíssimo que a torcida e o elenco mantenha o foco na recuperação e não jogue a toalha antes da última cartada. Falo isso como torcedor!
Um aspecto que não deve ser esquecido e que lamentavelmente vem sendo. As arbitragens paulistas estão sendo muito rigorosas com o Vasco. Os critérios não estão sendo iguais. no jogo contra o Coritiba o juiz paulista segurou o jogo, lentificando a partida sempre que podia. Hoje o Luiz Flávio foi rigoroso na expulsão do J. Henrique e aliviou o atleta do Goiás que tinha dado uma voadora na cabeça do atleta vascaíno.
É evidente que o Vasco perdeu por suas falhas, mas que recebeu uma ajudazinha para perder , não resta dúvida!
Quarta teremos partida pela Copa do Brasil num jogo onde tudo pode acontecer e sábado voltamos a jogar em casa contra o Figueirense e aí não podemos pensar em nem sequer empatar!
Façam o que for necessário, mas encontrem uma maneira deste time ganhar no Nacional. O time nitidamente está completamente acabado emocionalmente e não adianta uma vitória importante só, pois enquanto não estiver fora do Z4 a pressão só irá aumentar!
Não adiantam declarações seja de quem for, o que adianta é trabalho, perseverança e foco em alcançar um objetivo , tido até agora como impossível pela grande maioria!
Saudações vascaínas.