TURBULÊNCIA PERIGOSA!

Caros amigos vascaínos,

Cada vez que eu entro em redes sociais e vejo o desespero da torcida do Vasco, sendo traduzido em posts pesados, cheios de rancor uns com os outros, fico mais convencido que a crise atual do Vasco está se transformando numa turbulência perigosa, que tal qual um furacão vai aumentando sua velocidade sugando tudo para seu interior, deixando um rastro de destruição!

Hoje temos um clube com graves problemas financeiros, oriundos de anos e anos de desmandos e opções de gestão erradas!

Nossa capacidade de investimento para formar um time , como a torcida quer e exige , é quase nenhuma. Vivemos um dilema de contratar jogadores, melhorar o elenco e começar a ganhar jogos que nos afastem do Z4, porém correndo o risco de atrasar salários e sermos desclassificados mais adiante com perdas sucessivas de pontos, ou mantermos este elenco e continuarmos a patinar no Z4.

Frise-se que uma denúncia do Sindicatos de jogadores de São Paulo feita hoje pode fazer o Santos perder 6 pontos por causa de salários atrasados!

Os torcedores estão completamente sem norte, e da mesma forma que elogiam A ou B, amanhã  os detonam com a mesma facilidade!

Parece que com a saída do Doriva e a entrada do Roth, e com os métodos de treinamento diametralmente opostos se criou uma divisão no elenco!

Num elenco modesto , como o nosso, não há espaço para este tipo de divisão, sem que  os resultados desaguem em derrotas, acachapantes!

A primeira coisa a ser realizada para a melhora do time é dar paz a este elenco. Seus problemas internos tem de ser resolvidos, não com conversas  reservadas, mas com todos presentes. A roupa suja tem de ser lavada e depois a turma tem de trabalhar! Não há outra maneira, não existe outro  caminho.

A realidade nua e crua é que não tem como investir em jogadores que deem resultados imediatos, para serem titulares absolutos.

Pior, penso que se bater o desespero e o Vasco sair contratando , não vai conseguir grande coisa e a instabilidade do elenco aumentará!

É evidente que determinados jogadores não estão honrando os salários pagos em dia!

Dou um exemplo, o atleta Madson entra em campo atualmente nitidamente para se omitir, foge de divididas e não se esforça como fazia no Cariocão 2015! O que houve eu não sei, mas só vemos ele com cara de choro a qualquer falha e fazendo partidas ridículas. Espero que melhore logo e passe a correr em campo!

O imbróglio envolvendo a escalação do Martim Silva , no último domingo, está longe de ter uma explicação razoável!

De longe, me parece que Celso Roth apostou no nome e ignorou que o goleiro estava parado a quase dois meses! Se em forma o Martim é péssimo nas saídas do gol de bola aérea, parado e sem as condições ideais de reflexo só poderia dar no que deu! Se houve responsabilidade do Roth na escalação houve pouco profissionalismo do Martim ao se deixar ser escalado. Um jogador internacional, de seleção uruguaia, deveria ter auto avaliação para saber que não estava em condições, mas simplesmente entrou em campo e tomou três frangos !

Pela descrição acima, todos erraram e o fizeram por que estavam demasiadamente pilhados pela pressão externa , muito mais da mídia do que da própria torcida!

Está claro que a diretoria está tendo dificuldades em resolver os problemas do departamento de futebol e isto está acarretando maior tensão para técnicos e jogadores!

Este estado de coisas é tudo que este elenco não pode ser exposto, dado a sua fragilidade!

Por outro lado, a procura de culpados e a manutenção de um clima pré-eleitoral permanente por parte de alguns setores de oposição colabora para aumentar a tensão sobre o time!

Posso estar errado, mas este caldo de cultura que descrevi acima é o que o caos necessita para crescer e ser instalado!

A perigosa turbulência do Vasco da Gama de hoje tem de ser sanada a qualquer custo.

Está na hora das diversas correntes de poder político do clube pensar no Vasco e diminuir a tensão, baixar a guarda um pouco, deixar certas inimizades de lado e tentar se aproximar para conseguir uma melhora.

É muito mais fácil, tanto a diretoria , quanto as oposições viverem brigando como cão e gato, porém muito mais difícil e igualmente muito mais efetivo se todos pudessem conversar e tentar realizar coisas , mesmo que em paralelo, para ajudar o clube a sair deste mar de confusão!

Infelizmente, o que vemos  no clube é a prevalência de xiitas de todos os lados querendo se comer vivos, alimentando ódios, que acabam reverberando mais do que as necessidades da agremiação!

É evidente que em termos do Campeonato Carioca as opções foram acertadas, assim como é por demais claro que estas opções fracassaram no Campeonato Nacional.

As mudanças efetuadas no comando técnico trouxeram certa intranquilidade no elenco, que ainda não conseguiu ter tranquilidade  com o novo treinador e preparador físico e com os novos reforços!

É mandatório que se estabeleça nova união dentro do elenco e quem não estiver a fim de continuar tem de dar o fora. Não pode ficar dentro minando o trabalho de quem quer tentar fazer o certo!

O atual técnico tem de ter mais tranquilidade em sua decisões de escalação. No futebol atual ninguém joga no nome. Se não estiver em condições de correr o time perde o jogo e ponto! Ficar escalando vários veteranos, que acabaram de chegar e estão completamente fora de forma é suicídio!

Somente com jogadores e comissão técnica falando a mesma língua há chance de recuperação!

Ou o time tem tranquilidade para jogar e aí tem de comer grama em campo pela vitória, ou vamos  para um buraco sem fundo!

Nossa agremiação tem uma diferença para outras tão famosas quanto. Na hora de decisões os  outros se unem, mesmo os que são inimigos pessoais e fazem o que podem pelos seus times. No Vasco quem não está dentro dificilmente move uma palha para ajudar!

Certa vez um prócer da CBF , GB do Vasco, e que só gosta de dizer que é candidato mas foge sempre, inquirido sobre o que  poderia fazer sobre as posturas do chefe das arbitragens da época ( um sonoro IM) que estavam prejudicando o clube, respondeu que não pegaria bem se meter! Por outro lado, sempre que outros próceres da mesma CBF, torcedores de outros clubes ,  veem seus clubes prejudicados abrem o bocão e chiam, batem na mesa e pressionam como podem!

Cada um tem direito a pensar e a agir como achar melhor. No meu entendimento o momento é de ajudar da maneira que puder o clube. Certamente isto não quer dizer capitular de suas convicções políticas, deve ser visto apenas como ajuda ao Almirante!

No momento o ideal seria trabalhar em silêncio, pouca mídia, muita tranquilidade para o elenco e toda a ajuda que pudesse ser conseguida, deveria ser implementada! Penso ser esta a receita para sair do buraco!

Claro está que se eu fosse um magnata russo, ou um sheik árabe interessado metia 50 milhões de dólares no clube e mudava isso em uma semana, mas como não sou, tenho de pensar em coisas mais pé no chão!

Muita torcida amanhã, contra o Corinthians, para que possamos pelo menos dormir melhor após o jogo!

Saudações vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s