EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A EDUCAÇÃO?!

Caros amigos,

Resolvi mandar para o blog uma manifestação que fiz no Facebook, que embora não tenha nada a haver diretamente com esporte, acaba desaguando nele também!

Hoje temos uma interconectividade jamais sonhada antes. Todos tem a chance de saber tudo quase na hora do acontecido!
A informação através das redes sociais ganhou velocidade e ao mesmo tempo pouca confiabilidade imediata, sendo necessária certa dose de filtragem para ver o que é real e o que não é.
Entretanto, par e passo com toda este avanço tecnológico, de consequências sociais importantíssimas, se desenvolveu também nestas redes um tipo de comportamento totalitário difundido por grupos ativistas de n² coisas e ideias!
A começar pela invenção do politicamente correto, com o objetivo de fazer com que aquele que pensa diferente seja imediatamente marginalizado e adjetivado quando se manifesta através destas redes.
Qualquer que seja o tema, se você ousa postar diferente do que os donos da verdade, que constroem seus bons sensos e sua pautas politicamente corretas, é o fim. Geralmente as postagens te chamam de fascista de direita ou esquerda, de porco capitalista ou de acéfalo comunista e logo aparecem outros com o mesmo nível de debate. Muitas vezes vem gente postando metendo pau no que você escreveu , sem ao menos ter lido, ao melhor estilo manada louca!
Os exemplos são muitos e vão desde colocar falsos ídolos em pedestais blindados até os que querem arrasá-los sem qualquer prova, tem tudo para todo gosto!
Se você é a favor da redução da maioridade é um comprovado fascista de direita, porém se é contra claramente se trata de um comunista perigoso.
O fato é que nas redes sociais não há lugar para um mínimo de inteligência, contraditório ou civilidade, antes de você ao menos ter tempo de mostrar sua ideia, já foi rotulado e começa a ter uma série de descerebrados a lhe agredir através das teclas!
Este fenômeno de comunicação , em minha opinião se deve ao fato de que por detrás das teclas todo mundo fica mais valente, mais radical e acaba exacerbando na argumentação. Não deveria ser assim, mas acontece!
Diferentemente do papo olho no olho a conversa via rede social está tendendo a ser um maravilhoso diálogo de surdos!!!!!!!!!!!!!!!
Penso que é urgente uma tomada de posição da sociedade no sentido de se preparar para esta nova realidade, com posturas educacionais, quando dentro das redes sociais, mais equilibradas!
Caso não haja esta evolução comportamental em paralelo com a evolução tecnológica, em breve esta maravilhosa inovação das redes sociais se transformará num local estéril, a serviço de bandos de marqueteiros fanáticos e/ou financiados a propagar suas ideias e pior a impedir que outros tentem pensar diferente!
É grande o número de pessoas sensatas que a cada dia que passa está abandonando o face, ou saindo do Twitter e por aí vai.
Porém, se aqueles sensatos abandonam o barco, breve a embarcação se tornará um navio fantasma sem graça!
A pergunta é poderia haver um efeito manada ao contrário deixando estes redes vazias? Só o tempo dirá!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s