BRIGA POLÍTICA ENFRAQUECE!

Caros amigos vascaínos,

Vendo as dificuldades do clube no Campeonato Nacional de Futebol e percebendo que o clima de antagonismo político do clube se reacende nesta hora , resolvi fazer um relato para que as pessoas que realmente se preocupam com o clube reflitam!

Quem tem mais de 50 anos sabe perfeitamente o que as divisões políticas fazem com o Vasco. Quem tem mais desta idade então sabe muito mais.

Nossa herança cultural acentua muito esta característica, onde sempre são notados aqueles vaidosos que se acham acima da instituição no afã de confirmar suas próprias vaidades!

Primeiro exemplo de interferência da política nos resultados do time que eu vou citar  (pinçado ao acaso) foi em 1979. Estávamos próximos de uma eleição e o ambiente de denúncias, acusações e toda sorte de marketing contrário levou o time do Vasco a entrar bastante dividido e enfraquecido para as finais do Nacional, onde perdemos para o time do Internacional, que era melhor que o nosso e teve sua tarefa facilitada pela zona das correntes políticas. Durante as finais eram notícias de todo jeito dizendo que jogadores sairiam, que outros ficariam e haveriam novos contratados, o resultado foi um time totalmente sem alma em campo!

Outro exemplo, este mais dramático, foi em 1989 durante o campeonato Nacional que nós ganhamos do São Paulo. Durante o campeonato, sabendo que o chefe das arbitragens,  altamente parcial contra o Vasco, estava manipulando escalações de juízes antipáticos ao clube, o vice presidente de futebol da CBF pede demissão e retorna ao clube , assumindo seu cargo de volta. Um grande benemérito riquinho, sai então da vice presidência do Vasco e é convidado para ocupar o cargo de vice de futebol na CBF. Muito bem ele aceita e concorda em participar daquela diretoria , com o mesmo chefe de arbitragens, sem mover uma palha contra o esquemaço que iria favorecer certa produtora de leite. Ele dava até entrevista dizendo que as reclamações do clube eram infundadas! Após muita grita do clube a coisa melhorou e conseguimos derrubar o lobby de uma importante fabricante de leite, conseguindo a classificação no último jogo do grupo de classificação!

Mais um exemplo revoltante de trabalho contra realizado por puro problema pessoal entre as partes aconteceu em 1994, ano do tricampeonato. O Vasco tinha o melhor time e todos os grandes resolveram tentar impedir o tri do clube a qualquer preço. A tática principal era desacreditar o campeonato e fundar uma liga , bem nos moldes do que já tinha ocorrido em 1924. Havia cumplicidade da mídia e o segundo  locutor de uma grande rádio seria o diretor de marketing da nova liga, porém ele não dizia isto em sua pregação na latinha. Entra em campo a maldita política de SJ e um GB já falecido permite que todos os programas esportivos  que ele patrocinava fossem a principal trincheira daqueles que queriam melar o campeonato e impedir o tri do Vasco! Tudo isto aconteceu por causa de briga política e pessoal deste GB com a diretoria da época! Lamentável demonstração de “vascainidade”.

Os exemplos são inúmeros, entre os comprovados e aqueles apenas oriundos de boatos, ou mesmo inferências lógicas de posicionamentos e influências!

Através de sua existência nosso clube sempre se enfraqueceu por causa de ódios pessoais, brigas políticas insanas e demonstrações de vaidade exacerbada.

Sempre que se uniu para enfrentar reais inimigos externos o clube se agigantou, porém temos uma vasta história de de fogo “amigo” sugando nossa forças.

Muito frequentemente o Vasco tem de derrotar o Vasco B, o Vasco C e etc… chegando enfraquecido e doente para as batalhas contra os adversários.

Infelizmente, ninguém aprende com as sucessivas demonstrações de burrice e vaidade pessoal e quem acaba sofrendo é o clube,  além de sua torcida frequentemente manipulada em sua vontade e opinião por tudo e por todos!

Cheguei a ler pelas redes sociais da vida que esta é a hora da oposição bater e crescer, pois  a diretoria atual fez isso quando era oposição!!!! Pois é, ninguém aprende mesmo.

Aliás, eu nunca entrei em redes sociais de outras torcidas, mas duvido que nelas tenha tanta gente que trate de diminuir , sacanear e fazer piadas com o próprio clube do que a nossa. É evidente que não torcem contra, mas infelizmente curam suas decepções esportivas com brincadeiras e sarcasmo contra a própria instituição que torcem, dando vasto material aos que nos detratam diariamente na mídia. Porém, democraticamente têm o direito de fazer isso, mesmo que seja um direito burro e sem bom senso!

O Vasco de hoje é um poço de pessoas sempre esperando uma revanche, uma chance de devolver alguma ofensa do passado, custe o que custar ao clube!

Se alguém com poder e bom senso não se manifestar e começar a colocar um ponto final nesta palhaçada nada cômica e muito improdutiva, o processo de apequenamento do Vasco irá continuar.

É incrível, mas parece que se precisa desenhar para todos entenderem que as partes somadas formam um todo muito maior, do que divididas!

Não gostam do Eurico, não gostam do Dinamite, não gostam do Horta, não gostam do Olavo, que se danem de quem não gostam, mas trabalhem a favor uma vez na vida e terão o clube bem melhor. Chega da procura de culpados! Quando perde todos são culpados, mas procuram um para ser o bode expiatório, e se esquecem de que quando ganha, quem ganha é o Vasco e todos os seus torcedores , mesmo os xiitas irritantes desta política idiota!

Para encerrar deixo perguntas que deveriam ser respondidas pelo xiitas da política cruzmaltina: Até quando perderemos para nós mesmos? Até quando a vaidade pessoal será maior que a vaidade de ser vascaíno? O que vocês irão dizer para filhos e netos se tiverem de deixar um clube apequenado para eles? Pensem bem e respondam para seus próprios ouvidos e corações e talvez as respostas que se baseiem no bem do clube sejam melhores para o ego do que dizer que estava com a razão e com seu grupo político certo!

Saudações vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para BRIGA POLÍTICA ENFRAQUECE!

  1. Sergio Luis Durço Maciel disse:

    Disse tudo. Eu também nunca consegui e jamais conseguirei entender essa forma idiota de conduta. Críticas são necessárias e devem ser feitas mas de forma construtiva. Só quero fazer um adendo sobre os torce contra que você disse não acreditar que isso aconteça. Infelizmente a gente vê que acontece sim com aqueles que amam mais a si próprio e seus interesses pessoais do que a Instituição. Seja quem estiver no comando eu sofro com derrotas e vibro com vitórias porque o que interessa única e exclusivamente é o Vasco. Isso não me impede de criticar algo que eu entendo equivocado, mas critico com coerência e exatamente coerência que vejo faltar em muita gente. Gosto dos seus artigos porque eles trazem coerência nas críticas e elas irradiam construtividade e é assim que deve ser. Grande abraço.

  2. Mario Piragibe disse:

    Caro amigo Thomas Morus: acabo de ler com inusitada atenção, a postagem confeccionada por vc.O texto é irreprochável! Mas existem alguns pontos que me deixaram preocupado, senão vejamos: no ano de 1995, o nosso atual DONO do CRVG,usando de atribuições que não detinha,pega o Contrato que tínhamos com a Penalty e o RASGA.Como resultado, o nosso clube leva uma porrada de mais de DEZ MILHÕES DE REAIS.Ah,sim, eu ia-me esquecendo, o presidente era o calçada e nosso regime de governo é presidencialista.Então como o calçada,nada fez,chegamos à conclusão de que ou ele pecou por OMISSÃO ou CONIVÊNCIA!!! E ficou tudo por isso mesmo!!! Depois,tivemos a CPI do Senado,quando ficou PROVADO, o SAQUE/PILHAGEM de mais de VINTE MILHÕES DE REAIS, aos cofres do nosso clube,praticado pelo atual DONO do CRVG. E isso também,deu em nada!!! Levo ainda ao seu conhecimento,que o dinamite jamais desejou me ver como presidente do CD,quando eu determinaria a apuração dessa gravíssima denúncia!!! E tem mais: por incrível que possa parecer, um cidadão ao qual salvei a vida,juntou-se ao PÍFIO abilio borges e JUNTINHOS,jamais fizeram qualquer esforço para realizar uma apuração que dera tanto prejuízo ao Vasco.E tem mais: o Jornalista Antonio Maria Filho,denunciou em sua coluna no jornal “O Globo” que mais de DEZESSETE MILHÕES DE REAIS, teriam sido depositados em conta de terceiros e perguntava:Que terceiros? Tudo isso,meu caro amigo,está até a data de hoje,atravessado na minha garganta.De modo que,esquecer simplesmente tudo isso,para mim,torna-se IMPOSSÍVEL!!! E perceba de que EU, na verdade,não tive qualquer prejuízo,mas sim, a INSTITUIÇÃO, que o atual DONO do clube,diz tanto preservar!!!Aceite um forte abraço do Mario Piragibe,apenas um modesto associado Vascaino e que por força da profissão que exerce há mais de 48 anos,nada tem contra LADRÕES e que até mesmo os defende e aí vc poderá me perguntar: não se trata de uma INCOERÊNCIA sua ? Te confesso que já andei pensando nisso.

    • jolucave disse:

      Caro Piragibe,
      Agradeço de antemão a leitura qualificada do modesto blog de um sócio do Vasco, sem a menor importância.
      Penso que vc não entendeu o cerne do post e certamente isto se deveu a alguma falha minha ao escrevê-lo.
      Penso que com todos estes fatos provados e descritos acima vc deveria inciar os competentes processos contra a pessoa envolvida e não consegui explicar para o meu gesseiro a causa disto ainda não ter sido feito pelo nobre causídico.
      Meu gesseiro é uma pessoa humilde, com pouca instrução e pensa que este tipo de pendenga deva ser resolvida no judiciário, como qualquer cidadão comum faria. Ele ainda pensa que mesmo com processos e tudo o mais separando as pessoas , estas dentro do clube, quando o clube precisasse , deveriam trabalhar juntas para o clube estar sempre na frente dos outros, deixando as brigas para fora da instituição! Foi isto que ele na sua vã filosofia entendeu do post, mas vamos perdoá-lo, pois ele não entende nada de política e nem de clube de futebol!
      Mais uma vez agradeço a leitura do meu post, um grande abraço.
      SV.

  3. Mario Piragibe disse:

    Meu caro Veríssimo: a sua proposição de usar o Judiciário,me parece válida,contudo,levo ao seu conhecimento que usando o Judiciário,um Juiz Federal condenou o Tigre de Papel a pena de RECLUSÃO em regime fechado, fixando-a em DEZ ANOS. E o processo,que fim teria levado? Desse modo,entendi que deveria usar o NOSSO CD e deu no que deu. Aliás,o Vasco usou o Judiciário,que condenou o Tigre de Papel em primeira instância a DEVOLVER ao nosso clube a módica quantia de 3 milhões de reais,mas…aquela decisão foi confirmada UNANIMEMENTE em segunda instância, MAS…como um ilustre Desembargador,assinou ata que não deveria assinar por estar impedido,ficou nula a decisão.Vai daí que às pressas e antes de nova decisão,o Tigre de Papel reune o SEU CD e o mesmo lhe perdoa a dívida. Desse modo,quem deveria apreciar as sérias acusações,seria o nosso CD, mas com o PÍFIO abilio borges,o processo caminhou celeremente para as Calendas Gregas.Vai ver que o uso do Judiciário,era tudo que o Tigre queria.Ele dá muita sorte mesmo!!!Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s