UMA VITÓRIA INDISCUTÍVEL

Caros amigos vascaínos,

Ganhamos o primeiro clássico do campeonato, com uma atuação muito superior ao adversário, porém com pouco brilho técnico.

Num jogo cercado de polêmica, com brigas de torcida antes da partida, a tônica dos jogadores foi a vontade de ganhar, mesmo que com lances ríspidos em demasia , no primeiro tempo.

O Vasco conseguiu sobreviver a um jogo muito ruim na quarta feira, onde foi prejudicado pela arbitragem num lance polêmico.

Com todo um cenário armado para se tentar tumultuar o ambiente do clube, entramos em campo para jogar um clássico , que se perdêssemos nos colocaria distantes dos líderes e certamente desencadearia pressões dentro de SJ. Porém, o importante é que o time bem liderado pelo Doriva superou tudo isso e conseguiu uma boa vitória em campo!

A justa alegria da torcida , não pode fazer com que caia uma venda sobre os olhos de quem analisa, e se passe a dizer que o time está pronto.

Grande parte de nossa melhora em campo se deveu as ausências de Bernardo e Montoya!

Na verdade, hoje no Engenhão aconteceu o que os treinadores chamam de encaixe das virtudes do nosso time , em cima das deficiências tricolores.

A falta de velocidade e de marcação mais justa no meio de campo do Flu permitiu que o meio de campo do Vasco, mesmo muito lento, pudesse armar jogadas para o seu próprio ataque, especialmente no segundo tempo.

No primeiro tempo, o jogo foi muito truncado com faltas e o Vasco teve duas boas chances, além do pênalti não marcado, em cima do Gilberto.

No segundo tempo, o Vasco afogou o tricolor em seu próprio campo e dominou amplamente a partida. Duas bolas na trave, chances perdidas de gols e finalmente o pênalti  infantil do zagueiro adversário sobre o Luan. O próprio Luan cobrou muito bem, sem dar chance ao Cavalieri (que acertou o canto) de defender a cobrança.

Análise das atuações:

Martim Silva: Tranquilo, duas boas defesas. Hoje chegou a ligar um contra ataque com as mãos em devolução de bola.

Madson: Muito boa partida, veloz, com atenção na marcação e levando perigo no ataque.

Luan: Excelente atuação. Não brincou na defesa e foi muito beneficiado pela falta de velocidade do Fred. Cobrou  o pênalti como manda o figurino.

Rodrigo: Boa atuação, cobrando uma falta na trave. Quase ia colocando a perder sua atuação ao repetir a saída da final contra o IM, num escanteio no segundo tempo.

Christiano: Na defesa razoável, no ataque muito complicado. Não está evoluindo e assim , breve perderá a posição!

Serginho: Atuação boa na defesa e hoje com boa saída de bola.

Guina: Um leão a frente da zaga. Entretanto, a qualquer momento vai deixar a gente na mão num clássico , em virtude de seus cartões desnecessários!

Julio Santos: Muito beneficiado pela lentidão do Flu, jogou a vontade, distribuindo o jogo e fazendo uma boa partida.

Marcinho: Muito mal tecnicamente, parecendo estar acima do peso. Perde quase todas as jogadas que vão nele. Ruim.

J. Clay: Entrou bem na partida e deu um excelente passe para o Yago no fim.

Rafael Silva: se jogou como ajudante de lateral, ótimo. Como atacante , foi peça nula!

Yago: Entrou para dar velocidade. Perdeu um gol feito e realizou um bom cruzamento

Gilberto: Boa estréia, tentando o gol e lutando muito. Não é um jogador técnico, está mais para um tanque e pode ser útil.

Thales: Entrou bem no fim.

Doriva: Armou o time bem ajustado na defesa e com algumas saídas de ataque interessantes. O problema é falta de qualidade para a criação das jogadas!

Não  podeira deixar passar em branco a entrevista de um representante do Consórcio Maracanã no O Globo, que foi colocada no jornal de domingo.

Na entrevista o Sr. Marcelo Frazão variou da incompetência, para a ignorância das coisas do futebol carioca, e acabou escorregando para a falta de seriedade ao justificar a ridícula divisão de lugares para jogos de pequeno porte!

Ficou patente, também, que um dos sócios da incompetência do Consórcio é o atual comandante do GEPE, que só sabe dizer não pode, mas não consegue trabalhar para que as situações possam ocorrer de maneira diferente!

Voltando ao  assunto do lado a ser ocupado pelas torcidas, abordado na entrevista pelo histriônico marqueteiro, ele tentou defender um negócio onde o Consócio vendeu o que não possuía e o Flu comprou o que não existia.

Os termos do edital são claros e se realmente aparecer o tal contrato, simplesmente o Consócio deverá perder a licitação.

Realmente uma pena que todos os vascaínos não estejam juntos nesta questão, mas hoje, infelizmente se um direito do clube for defendido pela atual diretoria, aparece logo uma dúzia de opositores implacáveis para serem contra! Não é possível que os vascaínos apenas baixem a cabeça para as negociatas do Cabral, encampadas pelo Sr. Dinamite e desistam de coisas, mesmo que pequenas, mas que são parte inequívoca de nossa história!

Uma boa citação para ilustrar o que penso sobre este problema

“Eis o fragmento de Eduardo Alves da Costa:

No caminho com Maiakóvski

“[…]

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem;
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

[…]”

Penso que deveria haver por parte dos prejudicados uma reclamação judicial para esclarecer o problema e se confirmado o contrato com o Flu, fazer com que o Consórcio perca seus direitos e se retire do Maracanã!

Felizes com a vitória, mas atentos para a jornada que virá adiante!

Saudações Vascaínas.

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para UMA VITÓRIA INDISCUTÍVEL

  1. Sérgio Luis Durço Maciel disse:

    Como sempre, comentários lúcidos e coerentes. Permita-me, porém, na minha ignorância, ter a ousadia de discordar em apenas uma coisa. Sobre o Gilberto. Acho que ele tem técnica sim e poderá nos ajudar muito nesse ano. Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s