FINAL MELANCÓLICO

Caros amigos vascaínos,

Hoje foi encerrada uma jornada das mais indecorosas da história do Vasco da Gama.

No último jogo com a chancela Banana Dinamite, não poderia ser diferente, mais uma vergonha em campo, com vários jogadores tendo comportamento de moleques e não  de  atletas com um mínimo de brio!

Neste sábado em termos práticos se encerrou a nefasta era Dinamite, seus jabás familiares e seus apaniguados dentro do clube!

Aqueles que entraram baseados apenas no ódio, demonstraram ao longo do tempo que apenas tinham este ódio para oferecer, sem dar nada de trabalho eficiente para o clube!

Na verdade, no dia seguinte a entrada no poder do bando Banana, pudemos notar que a imensa maioria se mandou para suas casas, satisfeitos em terem derrotado o Eurico e poucos ficaram para trabalhar pelo clube, com a agravante que grande parte dos que ficaram eram completamente ineptos para as suas funções.

Vivemos num mundo de ilusões e dominado pelas mídias, com suas diretivas e suas verdades compradas. A era Banana Dinamite tida e havida no início pela imprensa como redentora, com a missão suprema de modernizar  e profissionalizar o clube, se mostrou uma mentira com duras consequências para a agremiação!

Infelizmente, na nossa realidade, qualquer um que venha com meia dúzia de clichês acerca de modernidade, profissionalização e projetos, ganha o apoio da imprensa esportiva, mesmo que tudo isso seja apenas uma invenção para enganar trouxa!

O que vimos foi uma pseudo profissionalização do clube, onde o CEO ganhava fortunas e nada produzia, onde o diretor executivo do futebol ganhava fábulas de dinheiro no salário  e se mancomunava com empresários para vilipendiar o clube, mas tudo isso com todo apoio da imprensa moderninha!

É evidente que mudanças terão de ser realizadas no Vasco e que estas não poderão ser apenas o retorno aos anos 80/90, pois as realidades mudaram muito desde então, mas há de haver um meio termo entre profissionais com poder absoluto, deixando os interesses do clube em segundo plano e dirigentes que nunca ouvem seus profissionais com poderes imperiais!

É absolutamente necessário que os ânimos políticos diminuam suas agressões diárias, para que o clube possa tentar sair da situação em que se encontra! Se todos remarem em direções diferentes , certamente que o barco não sairá do lugar!

Especialmente no assunto futebol, o Vasco através de sua nova diretoria terá muita dificuldade de armar um time a altura de suas tradições, logo no início. Os profissionais executivos se fartaram de fazer besteira no Vasco na era Banana, e o maior exemplo é o número de contratos assinados por longo período, com verdadeiras barangas, custando aos cofres do clube verdadeiras fortunas e ajudando a aumentar o buraco financeiro da instituição!

O diretor executivo que ora está saindo, foi um completo fracasso neste ano, realizando um planejamento equivocado e sem ter nenhum diretor amador que o impedisse de realizar contratações a balde, com consequências desastrosas para a campanha da série B. Na minha modesta opinião vai e já vai tarde!

O primeiro técnico do ano, Adilson, da confiança do diretor executivo, montou um time ruim e a torcida ficou se enganando com os resultados do Cariocão, onde diga-se de passagem além do prejuízo da arbitragem, o Vasco foi arrasado na final por substituições erradas , que permitiram a reação do rival!

O segundo técnico do ano, Joel Santana, foi uma decepção em termos de postura. se mostrou fraco no  embate com as divisões do elenco e com a má vontade do diretor executivo e acabou deixando que aqueles jogadores que faziam corpo mole fossem tomando conta das decisões, e acabou por não conseguir fazer o time rodar!

Temos ainda uma observação a ser feita dentro da comissão técnica. Não há dúvida dos serviços prestados ao clube pelo Carlos Germano, como goleiro e em virtude disto é um ídolo do clube. Entretanto, sua atuação como treinador de goleiros foi imensamente prejudicial ao clube. Os goleiros treinados por ele tem os mesmos defeitos e pior ele apostou num trio que nos colocou na segunda divisão, sem dar uma única chance ao Jordi no ano de 2013.  Vemos um Martim Silva muito abaixo da condição de quando ele chegou ao clube  e por aí vai. Penso que esta função de treinador de goleiros tenha de mudar para outro profissional!

Para o ano que vem a análise dos jogadores é muito pobre:

Goleiros: Martim Silva, muito bom dentro do gol, mas uma lástima na bola aérea, além de parecer desatento em bolas de fora da área (joga muito adiantado). Realmente não vale o salário alto pago. Jordi entrou três vezes neste ano, só tomou um gol de pênalti, e demonstrou ter qualidades e estatura para um grande goleiro. Os demais pode dar para Iemanjá, são péssimas oferendas!

Laterais Direitos:  Carlos Cesar, fraco tecnicamente, se contunde muito pode cantar para subir. André Rocha, um dos maiores jabás dos profissionais do futebol vascaíno, horroroso! Diego Renan, um dos reis do corpo mole, gordo, sem um mínimo de raça, mais uma oferenda!

Zagueiros: Luan, se jogasse um décimo do que pensa que joga seria um craque. Lento , facilmente batido nos contra ataques, além de metido a dar dribles dentro da área. Razoável como reserva e só! Rodrigo, jogador apenas razoável, lento e com estatura não muito adequada para o futebol moderno! Gosta de criar caso com os seus goleiros e sua saída nos  segundos finais do Carioca foi muito danosa ao Vasco! Douglas Silva, embora lento também, tem mais bola que os outros citados, porém não é nenhuma Brastemp! Rafael Vaz é um jogador que tem de treinar de madrugada, já que gosta da noite, pode ir embora fácil! Anderson Salles tem boa colocação, boa impulsão, sabe cobrir os laterais, mas é muito baixo para a posição!

Laterais esquerdos: Marlon é horroroso e sem garra. Henrique se contundiu muito este ano, mas trata-se de um jogador habilidosos e com futuro. Lorran, bom jogador, um pouco inexperiente, mas também um bom valor!

Meios de campo:  Guinanzú, muita raça, sua dedicação impressiona, embora deixe esta empolgação jogar contra ele, fazendo faltas desnecessárias perto da área que redundam em gols adversários., mas creio que deve ficar! Aranda, outra oferenda péssima, não joga nada e custa caro!Fabrício, pode ir embora fácil, nada demonstrou de bom! Daksom, outro jabá, deve ser dispensado. Pedro Ken, limitado, esforçado, mas caro para o que faz em campo, se puder ficar sem custo tudo bem. J. Clay, não se afirma e sua lentidão e falta de compromisso o desabonam. Douglas é um ex-jogador em atividade, desfilando sua barriga em campo e o nosso time era tão ruim que dependia dele para acertar algo! Montoya até hoje só entrou em campo como vitrine e não jogou nunca para o time!

Atacantes: Kleber é outro ex-jogador em atividade, pena que ainda tem contrato! Maxi Rodrigues até é habilidoso, mas essencialmente individualista, também parecendo querer se mostrar na vitrine, pouco preocupado com o time. Edmilson deve ficar , pois é útil. Thalles é uma promessa, se deixou perturbar pelo ambiente deste final de ano e caiu muito de produção! Rafael Silva ficou muito abaixo do que produzia no Ituano, parece fraco tecnicamente. Lucas Crispim é habilidoso, veloz e se puder ser renovado o empréstimo deveria ficar!

Pelo que se vê tem muita oferenda para ser mandada embora e vamos necessitar de um time inteiro novo!

A atuação de hoje contra o Avaí foi um misto de displicência , corpo mole e falta de respeito com a torcida e nestes quesitos penso que o pior , sem dúvida alguma foi o Diego Renan com uma atuação INDIGNA DE UMA ATLETA DO VASCO!

Agora resta esperar o ano que vem e torcer para que as coisas melhorem!

Saudações Vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

3 respostas para FINAL MELANCÓLICO

  1. Sérgio Luis Durço Maciel disse:

    Gosto muito da lucidez de suas análises. Impossível discordar de qualquer coisa.

  2. Z disse:

    Feliz 2015?

  3. Antonio Vitor de Abreu disse:

    Fala Veríssimo, como sempre gosto muito das suas análises principalmente das performances dos jogadores. Quero acrescentar que nenhum, mas nenhum mesmo jogador de defesa , laterais e mesmo volantes sabem sequer fundamentos de marcação e pior que isso sempre perdem na corrida com os atacantes adversários. Porém o pior de todos é o tal do Diego Renam, não sabe marcar, não sabe chutar, não sabe cruzar, além disso é lento e insiste em dar o bote sempre atrasado e estabanado como se estivesse se livrando do problema. Nem Iemanjá vai querer estas merdas de oferenda. Abraços, Antonio Vitor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s