REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS

Caros amigos vascaínos,

Passado o mês de outubro, entrando em novembro, pudemos ver bem de perto, tanto nas eleições presidenciais , como nas eleições do Vasco, o fenômeno da radicalização dos discursos, aumento na acidez de opiniões (entre pessoas pacatas e amigas), tudo  isto a serviço da intransigência no apoio aos candidatos escolhidos!

As desculpas para o acirramento dos ânimos, nas discussões  que deveriam ser apenas quanto a opiniões divergentes e acabam por se transformar em shows de falta de educação, estão baseadas sempre em ideologias, as quais muitas vezes o interlocutor nem imagina o que seja, ou seu alcance!

Nos diálogos da internet a coisa piora de maneira avassaladora, pois só se lê o que está escrito e não se vê as impressões faciais ou entonações da voz!

Lamentavelmente, desde as eleições de outubro para presidência do Brasil, grande maioria não mais discute assuntos divergentes, mas age de maneira agressiva, pouco educada e sem medir consequências.

Nestas discussões, a grande tática não é o confronto das ideias, ou da interpretação dos fatos, o que importa é desvalorizar a opinião do interlocutor, desacreditar seus conceitos, levando a reações igualmente ácidas!

Normalmente, aqueles que reclamam do radicalismo do interlocutor, são muito mais radicais. Aqueles que reclama de oratória discriminatória, geralmente são os que mais discriminam e por ai vai……….

No caso específico das eleições do Vasco, todas as correntes se especializaram em dizer que os outros são despreparados e as acusações de mau caratismo de todas as partes são preocupantes. Não houve exceções todos fizeram isso!

O que mais me preocupa é o clima de ódio que embasa a maioria das manifestações de todas as correntes, onde o que  importa são  palavras do tipo vamos varrer os concorrentes, vamos expulsar os adversários, criando um clima permanente de revanche  e uma animosidade perene!

Qualquer que seja o candidato ganhador , a atual situação do Vasco não  permitirá políticas excludentes , deste ou daquele, onde o ódio imperará e as necessidades do clube serão esquecidas!

Por outro lado, boatos de que não haverá eleição no dia 11/11 só contribuem para deixar os ânimos mais exaltados e estimular enfrentamentos desnecessários!

Quando do último adiamento das eleições , aconteceu liminar para prorrogar o mandato, desta, considerada a mais incompetente diretoria da história do Vasco (e antes que alguém fale que estou sendo radical, peço encarecidamente que se atenha aos números e aos fatos).

Ao ser conseguida tal liminar, ficou claro que o estatuto seria derrogado na questão burocrática das datas, pois seria impossível cumpri-las. Desta maneira , se os mesmos, ou gente dos mesmos entrar com liminar alegando as datas , claramente estarão se valendo da própria vilania , pois sabiam quando da primeira vez que estas datas não seriam obedecidas!

Por outro lado, um dos maiores responsáveis por esta bagunça, Sr. Olavo M. de Carvalho, que não tomou a tempo e a hora as devidas providências para que esta eleição transcorresse sem problemas, se acovardou e renunciou, sendo acompanhado pelo seu vice de Assembleia Geral. Agora já se fala em liminar para discutir se o presidente do CD pode ou não convocar a Assembleia Geral, em mais um pretexto para não ter eleição!

Queriam um recadastramento, ele foi feito.

Quiseram mais três meses de Banana no  poder, conseguiram.

Penso que está na hora de deixar o Vasco ter eleições.

Penso que está na hora de certo dono de livraria deixar o Vasco em paz e parar de ficar espalhando que vai ter liminar e não vai ter eleição!

Se com o adiamento das eleições , certamente já perdemos o tempo para planejamento do primeiro semestre de 2015, outro adiamento agora seria matar o ano de 2015 de uma vez por todas!

Se a prorrogação está colocando o clube sofrendo numa campanha de série B ridícula e afetando seriamente nossas chances de acesso, novo adiamento seria o caos completo.

Penso que o quadro social e a torcida do Vasco deve repudiar firmemente qualquer oportunista que tente adiar as eleições novamente!(Desta vez fui radical e discriminatório, sem dúvida).

Portanto, está na hora daqueles que realmente tem responsabilidade, influir sobre aqueles oportunistas e que buscam 15 minutos de fama, deixando bem claro para estes que mais uma liminar, mais um adiamento seria um ato de severa traição ao clube, devendo ser lembrado eternamente como mancha dentro da instituição.

Por fim, é necessário que os ânimos se normalizem e que após as eleições , seja quem for o ganhador, que o Vasco volte a ser um só e não esta coisa fraca rachada em facções .

Nossa divisão tem sido nossa maior fraqueza e caso passemos realmente para a série A, se não houver união poderemos amargar novo rebaixamento no fim de 2015!

Termino afirmando que no dia 11 de novembro não irei votar em nenhuma chapa das que estão propostas, as hienas podem colocar os boatos que quiserem, mas eu estarei firme com minhas convicções, que infelizmente não encontraram uma chapa para apoiar nestas eleições! Faço votos para que  o ganhador tenha todo o sucesso , pois nosso clube está carente , nestes últimos seis anos, de alguém que  o dirija de maneira decente!

A democracia se estabelece com eleições , não com liminares!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para REFLEXÕES SOBRE DISCURSOS

  1. Sérgio Luis Durço Maciel disse:

    Amigo Veríssimo.
    Eu, de minha parte, tenho procurado reagir com argumentos e mostrar os motivos pelos quais eu voto em Eurico Miranda. O maior deles é que o Vasco não suporta mais aventuras nem aventureiros. Três anos de um novo Roberto vai ser fatal para nosso Gigante que já está bem machucado por tudo que lhe fizeram.
    Não posso negar, no entanto, que em uma coisa estou sendo radical. Tenho visto alguns que se dizem vascaínos agir claramente buscando tão somente os interesses pessoais sem pensar em momento algum no Vasco como nossa paixão, nosso amor, nossa vida, nosso alvo. Desculpe, mas quanto a esses eu sou e continuarei sendo radical. Defendo que posteriormente seja aberto um procedimento estatutário contra essa gente, com consequente exclusão do quadro social. O pior adversário é aquele que finge estar do mesmo lado mas só age contra a Instituição e covardia desse tipo não tem perdão. Eu já estou anotando todos aqueles que no meu modo de ver estão agindo contrariamente aos interesses do Vasco e no que depender de mim não terei a mínima condescendência com eles.
    Permita-me discordar de você quanto a sua opção de não votar em ninguém. Se você acha todos ruins, escolha o menos pior para o Clube e vote. Omitir-se simplesmente não vai trazer qualquer benefício para o Clube.
    Eu, como já disse acima, não tenho qualquer dúvida quanto a certeza da minha escolha. Nunca ansiei cargos, nunca ansiei ser conselheiro, nunca ansiei nenhum prestigio individual. A única coisa que anseio é ver nosso Vasco forte, temido, respeitado e vencedor. Esse é o meu prêmio. É por isso que eu luto. É por esse ideal que muitas vezes saí de Campos (300KM do Rio) para comparecer a convenções, para dar meu apoio em presença para a pessoa e o grupo que acredito vai ser o melhor para meu amado Clube. O bem do Vasco e o melhor para o Vasco é meu alvo e por ele lutarei dentro das minhas limitações como ser humano mas na força do meu ilimitado amor e respeito pelo meu querido Clube.
    Grande abraço Veríssimo e que seja respeitado o resultado das urnas e a escolha da maioria do quadro social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s