ANO NOVO, FILME ANTIGO!

Caros amigos vascaínos,

Este fim de semana, especialmente o jogo contra o Boavista no sábado foi mais um episódio de um filme antigo, que não será indicado para o Oscar, é completamente assolado pela incompetência e tem deixado a plateia tensa, revoltada e vaiando intensamente!

O jogo em si foi monótono e disputado como um jogo treino, graças a falta de preparo físico do time do Vasco devido a este calendário idiota!

Entretanto, pudemos ver algumas coisas dentro de campo que acabaram por confirmar algumas suspeitas sobre o que nos espera no ano de 2014.

É claro que o time não será este, e é óbvio que estamos no início de preparação, porém certas opções do técnico me pareceram dignas do Olaria, talvez São Cristóvão, nunca seriam corretas para o Vasco! Por outro lado, tal e qual acontece em todo ano eleitoral, a social do clube, lugar de grande acústica no estádio se comporta de maneira agressiva com o time e a menor demora de uma boa exibição liquida os jogadores com vaias.

De certa forma é fácil para quem comenta, pois escreve depois do que foi ocorrido. Sem dúvida a função do técnico é muito pior, pois ele tem a responsabilidade de responder as solicitações naquela hora, porém mesmo assim, penso que o Adilson falhou no sábado!

O time até que iniciou o jogo com um padrão de jogo, embora um padrão ridículo para a grandeza do Vasco.

Conseguimos um gol, mais em virtude de uma falha da defesa adversária do que uma jogada bem esquematizada e depois do gol uma ou outra chance , mas era nítido que o Boavista começou a tomar conta dos espaços de meio de campo e daí tomou o controle da partida.

Veio o segundo tempo e o Vasco cansou, os espaços ficaram maiores entre a defesa o meio de campo e explorando estes espaços o Boavista empatou.

Depois disso a social pegou fogo, hostilizando o goleiro, o time se enervou e a pouca técnica de onze jogadores foi-se para o espaço sideral.

Tivemos a chance de fazer o segundo gol, através de um pênalti em Montoya, desperdiçado infantilmente pelo Felipe Bastos.

O que já era ruim piorou e com uma torcida enlouquecida e revoltada o time não mais se encontrou em campo, mesmo tendo uma ou duas chances reais de gol!

O time foi mal escalado, com uma visão tática que está longa de um futebol moderno. Como esperar que três volantes armassem jogadas de ataque, tendo ao seu lado dois laterais que praticamente não apoiam o ataque????????

Fazendo uma análise fria da atuação dos jogadores ficamos com as impressões que serão divulgadas a segir.

Diogo Silva: Entra ano e sai ano com as mesmas falhas e mesmas virtudes e aí eu pergunto onde está o treinamento diferenciado? Fez uma grande defesa no primeiro tempo e também uma grande bobagem logo no início do jogo. Está inseguro e não devia ter sido escalado. No gol do Boavista não falhou, apenas foi vítima da ansiedade da torcida frente ao seu passado recente!

André Rocha: Jogador indicado pessoalmente pelo Adilson, odiado pela torcida do Figueirense e que coloca as atitudes do treinador sob suspeita! Não tem a menor condição de ser jogador do Vasco, não tem a menor condição de ser jogador do Campo Grande e talvez nem pelada do Aterro aceite ele! Pior de tudo, trata-se de jogador medroso, que se esconde do jogo e foi um dos responsáveis diretos pelo gol do Boavista! Indicar este cara para o Vasco demonstra que ou o Adilson ignora o tamanho gigantesco do Vasco, ou foi um jabá dos mais descarados! O cara consegue ser pior do que o Nei, e olha muito pior!!!!!!!!!!!!!!!!

Luan: Jogador tido por muitos como tendo um grande futuro, mas que na minha opinião não passará de um reserva razoável. Pouca explosão muscular, pouca velocidade, batido facilmente nas jogadas de velocidade e apenas razoável no jogo aéreo. Apresenta um defeito que torna suas atuações imprevisíveis, e este defeito é achar que joga mais do realmente o faz na realidade. Foi o segundo culpado direto no gol, demorando uma eternidade para cobrir o fraquíssimo lateral direto André!

Rodrigo: Bom jogador, já rodado, com boa noção de cobertura dos laterais, boa antecipação. Tem um defeito nas bolas aéreas por não se muito alto, entretanto nas jogadas ofensivas (nos outros clubes) cansou de marcar gols de cabeça!

Marlon: Jogador mediano, de boa performance física, técnica sofrível, mas que compensa com muita raça. Fez o cruzamento para o gol do Vasco , na única vez em que se arriscou com tudo no ataque!

Abuda: Jogador jovem, de boa condição física, mas de passe ruim e ainda sem a devida experiência para ocupar a cabeça da área do Vasco! Luta muito e é só. Se jogarem ele de lateral é um milhão de vezes melhor do que o jabazão do André!

Guinazu: Dispensa maiores comentários. Hoje é uma referência no meio de campo do Vasco, mas exigir dele que seja o iniciador de jogadas é brincadeira!

Felipe Bastos: Fazia uma partida apenas razoável, escalado como armador, uma coisa que definitivamente não é a função dele. Na hora do  pênalti foi displicente e acabou vaiado pela torcida, justamente revoltada!

William Barbio: Não mudou nada , não amadureceu nada e continua o mesmo jogador de grande velocidade e de nenhum neurônio!

Edmilson: Mal fisicamente, decepcionou a torcida, apesar de uma cabeçada na trave.

Reginaldo: Fez o gol e embora tenha jogado muito melhor do que no ano passado, não demonstrou nada que o credencie a ser uma solução para o time.

Montoya: Entrou com vontade, detentor de boa técnica, entretanto a sua ansiedade em fazer um gol, em aparecer bem está atrapalhando demais. No lance do pênalti, ele praticamente tirou o gol do Reginaldo e acabou levando a falta. Depois chutou em gol quando tinha o Thales e o Reginaldo livres dentro da área. Pode ser útil, mas deve se tranquilizar.

Thales: Inconcebível ser banco num time destes!

Henrique: entrou no final, sem tempo de avaliação, mas da maneira como foi escalado o meio de campo tinha de ter entrado de início , pois seria a saída de bola natural do time!

Adilson: Escalou mal, armou um time sem ambições e indicou um desastre para ser o lateral direito do time!

 

É certo que vários jogadores estavam de fora, mas nosso técnico vai ter de evoluir muito em termos de pensar futebol em um time grande!

Não há como o Jomar ser banco nesta zaga, pois é o jogador de força para completar o Rodrigo. O Rafael Vaz pode ser útil numa formação de três zagueiros, pois tem bom toque de bola, mas creio que será banco do Rodrigo!

Se o Diego Renan estiver em boa forma poderia ser utilizado do lado direito, se não der coloca o Abuda lá que será melhor que a vassoura de camisa do André!

No meio penso que se o Juninho for mesmo utilizado teremos de colocar quatro homens lá. Esta tática de 4-3-3 só poderia ter sucesso num time em que todos marquem, e tenham excelente condição física, o que não é verdade neste time do Vasco!

No ataque o Thales ficar no banco destes que jogaram só pode ser sacanagem!

No geral o nosso time precisa de um organizador de jogadas, pois o Juninho mesmo que jogue o Carioca, vai parar logo depois. Penso que devíamos ter pelo menos um zagueiro mais alto do que os nossos, ou iremos sofre com o jogo aéreo nesta temporada.

Com as entradas do Martim Silva e do Aranda, poderemos ter mais experiência e técnica em campo.

O Vasco tem uma falha crônica desde o ano passado. Esta falha é o verdadeiro buraco que existe na frente da zaga, onde os meias adversários penetram e chutam da entrada da área, sempre livres. Este fator foi um dos principais responsáveis pelas falhas dos goleiros ficarem tão evidentes e mesmo o Martim Silva vai sofrer se não houver uma correção desta falha!

Outro detalhe, com este time, com este meio de campo sem a menor criatividade, descartar de cara a volta do Felipe, só pode vingancinha de dentro da Comissão técnica aos desentendimentos dele com o Cristóvão Borges. O que o Ricardo Gomes teria a ver com isso????

Parece que neste ano novo, nosso time, se não for reforçado, vai precisar como nunca da torcida para empurrá-lo para frente. Seria interessante que as correntes políticas do clube não investissem nas vaias como forma de campanha política, pois destruirá o que resta do clube!

Sei que é praticamente impossível, mas seria a hora dos senhores da guerra , que é a política do Vasco, pensarem no clube e não nas suas aspirações de poder!

Saudações vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para ANO NOVO, FILME ANTIGO!

  1. Sérgio Luis Durço Maciel disse:

    Como sempre, análise muito lúcida. Sinceramente esperava ter um pouco mais de tranquilidade e alegria nos jogos do Vasco nesse estadual, mas, pelo que sinto, acho que sofrerei muito. Tá difícil engrenar.

  2. Z disse:

    Rumo à 2ª divisão do Carioca.
    2014 já é realidade para nós.
    Abc Dr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s