Caros amigos vascaínos,
Hoje o empate entre Vasco e Corinthians foi o espelho do “profissionalismo” amador que impera no Vasco.
Em primeiro lugar, a comunicação de que o Eder estava negociado horas antes da partida e que não poderia jogar, mas pareceu coisa de time de pelada. Todo o trabalho da semana, em termos táticos foi jogado fora e obrigou o Dorival a mudar muito a maneira como o time iria jogar. Espera-se que os dirigentes profissionais, pagos a peso de ouro no Vasco deveriam ter um comportamento mais profissional e não coonestar esta bagunça! Também não achei correta a atitude do Dorival lavar esta roupa suja na entrevista coletiva!
Em segundo lugar, mesmo dando o desconto da mudança do Eder, as escalações do Dorival para início de partida continuam um mistério, dada os erros crassos cometidos, os quais estão prejudicando seriamente o time em campo!
Por fim, a venda do jogo para Brasília, penalizou a torcida do Vasco e pela inexperiência da polícia candango permitiu mais um confronto lamentável de torcidas organizadas. Este tipo de “profissionalismo” está afastando as famílias dos estádios!
Voltando ao futebol, a teimosia do Dorival em escalar o fraquíssimo Cris mais uma vez custou caro ao time. No terceiro jogo em campo, o Cris já deu três golas para os adversários. Hoje a jogada do gol corintiano chegou a ser ridícula, quanto ao posicionamento do Cris!
Levando um gol no início e sem jogador de velocidade no ataque, graças a escalação do Marlone no lugar do Eder, o Vasco ficou perdido em campo até os vinte e cinco minutos do primeiro tempo e milagrosamente foi salvo pela trave de levar o segundo gol!
Mesmo com todas as deficiências, o time foi tomando conta do campo, e o que se via era um Corinthians cada vez mais recuado, buscando somente o contra ataque, mas o Vasco somente teve uma boa chance em chute de Juninho, que o goleiro largou e o André, impedido, não conseguiu converter!
Na verdade, a partida de Cris, Yotun, Wendel, Pedro Ken, Marlone era muito fraca, deixando os demais demasiadamente sobrecarregados!
Veio o segundo tempo e o Dorival tentou corrigir os erros de escalação, fazendo o franzino Willie entrar no lugar do improdutivo Wendel, e com isto recuando o Ken e ao mesmo tempo liberando mais o Juninho!
Estas modificações mexeram com o jogo e o Vasco tomou conta da partida.
O gol de empate acabou saindo de uma pichotada da defesa corintiana, muito bem aproveitada pelo Juninho, que passou ao André e este marcou o gol de empate.
Depois disso tivemos algumas grandes chances, a maioria desperdiçada pela inexperiência e pelo egoísmo de autoafirmação do Marlone, ora concluindo mal, ora não passando para o companheiro melhor colocado!
Depois o Dorival trocou o André pelo Tenório, numa substituição que se não foi por contusão ou pedido do próprio André, que eu não entendi e só acrescentou em falta de inteligência no nosso ataque.
Diogo Silva: Algumas defesas importantes. Não comprometeu.
Fagner: Travou um bom duelo contra o Emerson e apoiou quando pode!
Cris: Mais uma vez ZERO!!!!!!!!!!!!!!!! Quem está impondo a escalação deste fraquíssimo zagueiro é um mistério! Seria o amigo da França????????????
Rafael Vaz: Boa atuação. Deu um passe de cabeça precioso para o André, que a zaga tirou!
Abuda: Extremamente sobrecarregado pela inoperância do Wendel, foi um leão lutando na cabeça da área.
Wendel: Péssimo, lento, dispersivo. Se seguir o caminho do Eder, ninguém reclamará!
Willie: entrou no lugar do Wendel e foi jogar pela direita do ataque. Franzino, veloz, perdeu grande chance de gol!
Juninho: Mesmo não estando num grande dia foi importante num chute a gol no primeiro tempo e pelo passe do gol, do André!
Pedro Ken: Primeiro tempo lamentável. Não pode jogar armando o ataque, não tem bola para isso. Quando recuou para segundo homem de meio de campo melhorou um pouco.
André: Lutou muito, fez um gol, perdeu dois e não entendi sua saída.
Tenório: Não tem inteligência, e tenta resolver tudo na foça, acaba errando mais que acerta!
Marlone: Mal escalado no lugar do Eder, pois não tem velocidade para isto. Está atuando como se fosse para se auto afirmar e isto prejudica a equipe, pois perde gols fáceis e não passa a bola para o companheiro melhor colocado na área (fez isto por duas vezes hoje), o que faz uma boa partida realizada por ele parecer uma série de erros infantis!
Dorival: Muito confuso em sua proposta de jogo, com a desculpa da venda do Eder em cima da hora! Está na hora de parar com Cris, Pedro Ken etc…… Sua declaração após o jogo de que o Marlone se aproxima do jogo do Eder só pode ser pegadinha! Brincadeira!
O próximo jogo do Nacional será no próximo domingo em Minas, contra o Cruzeiro, num jogo muito difícil, pela bola que o Cruzeiro está jogando!
Na Copa do Brasil jogaremos na quinta feira, enquanto o Cruzeiro jogará na quarta! Penso que deveríamos entrar com um time misto na quinta, evitando desgastar a equipe para o jogo de domingo!
Dorival, o Montoya tem vaga neste time. O Cris não tem vaga em time nenhum.
Saudações vascaínas!