A DANÇA DAS CONVICÇÕES

A DANÇA DAS CONVICÇÕES

 

Caros amigos vascaínos,

Eu tenho pensado muito sobre a situação do Vasco no terreno administrativo, político e esportivo. Podemos, sem dúvida nenhuma, afirmar que o estado de atraso dos comportamentos políticos dentro do Vasco são responsáveis pelos desmandos administrativos e pela pífio desempenho do setor esportivo!

A crise, sem precedentes, financeira e esportiva é diretamente causada pela atuação política de diversas correntes, a maioria ligada a ações e comportamentos dignos da idade média, só compatíveis com as práticas da época da monarquia! Isto tudo coloca o Vasco com grandes problemas para a administração moderna do dia a dia e o deixa frágil quanto aos espasmos desta política de tempos em tempos.

A grande contradição deste processo são as ações que o clube conseguiu desenvolver em momentos importantíssimos do esporte brasileiro, conseguindo atitudes de vanguarda (como no combate ao racismo e a discriminação social no esporte), mesmo sendo um dos clubes mais conservadores em termos políticos!

Dentro do clube a prática muito utilizada na monarquia, de obter apoio distribuindo títulos, continua viva até hoje. Uma verdadeira legião de interessados em obter títulos de benemerência, vive encostada nas diretorias administrativas, sempre apoiando o que quer que seja esperando uma indicação à custa de subserviência!

Em virtude deste quadro as correntes políticas, principalmente a mais antigas, dançam em suas convicções assim como o poder muda de lado! Pessoas que se acusam gravemente em campanhas são vistas lado a lado pouco tempo depois e por aí vai.

Isto cria para o quadro social uma mitificação de determinadas pessoas e passam a surgir os falsos ícones da política vascaína, que acabam se eternizando em suas falsas inimizades e oposições.

No final da história, uma interminável tendência a um teatral bipartidarismo, é apresentada ao quadro social, sempre com eleições plebiscitárias, do sim ou não, sem discussão real dos problemas do clube!

Desta maneira, se criam mitos e falsos milagreiros da salvação, que na verdade só pensam em sua própria vaidade, deixando o clube refém das negociações por debaixo do pano, para a manutenção de seus podres poderes!

Mas não pensem que o Vasco é único nestes problemas, onde as convicções são trocadas como camisa suja.

Atentem, por exemplo, para a política americana, bipartidária artificial, mas tida como a maior democracia do planeta! Quando da abolição da escravidão quem comandou o processo foi Lincoln, um republicano, enquanto que os democratas eram a favor da escravidão! Também eram os democratas intimamente ligados nos estados do sul com a KKK de tão triste lembrança. Passam os anos e hoje os republicanos estão ao lado das práticas mais segregacionistas e discriminatórias enquanto que os democratas são tidos e havidos como liberais e etc…

Só com este exemplo podemos verificar que o tempo pode mudar muitas posições e realidades diferentes podem promover grandes trocas de posição política!

Certamente, que se a política fosse apenas discutida dentro das suas ideias e ações e não em cima de mitos e propagandas enganosas, dificilmente haveria trocas tão grandes de posicionamento. Isto é dramaticamente piorado quando além de mitos de papel, a política se baseia apenas em esperanças de obter uma benesse, um cargo ou qualquer outra vantagem de parte a parte!

É exatamente neste momento que surge no Vasco da Gama uma corrente propondo discussão de ideias, com base na planificação em longo prazo, sem pensar em benesses e trabalhando sem nenhuma remuneração em prol do clube.

Esta corrente se chama Cruzada Vascaína, onde seus componentes já tentaram ajudar o clube, sem pedir um tostão ou qualquer cargo, com projetos que poderiam ter ajudado muito a agremiação, porém sempre rechaçados pela diretoria baseada em procedimentos obsoletos e arcaicos descritos anteriormente neste artigo.

É esta Cruzada Vascaína que reúne sua comissão de finanças para avaliar mais um balanço esdrúxulo do clube, com seus integrantes deixando seus lares, suas famílias, unicamente movidos pela paixão ao clube, após seu dia de trabalho, em vez de ir descansar, como pode ser visto em nossas publicações no nosso próprio site.

A grande pergunta nesta hora é como esta proposta inovadora e competente pode chegar ao poder dentro do clube sem perder suas raízes.

Muitas correntes nos procuram para dialogar e é nossa obrigação conversar com todos, já que os vascaínos não devem ser inimigos entre si. Entendemos que nas eleições temos adversários e que devemos fazer o melhor para o Vasco. Em sendo assim, não podemos deixar de conversar com os vascaínos que nos procuram!

Na minha concepção, não há problema da Cruzada realizar coligações com outras correntes, desde que os preceitos básicos de nossas raízes de fundação estarem contemplados numa possível associação!

Não podemos transigir em aceitar as práticas que tanto condenamos e qualquer coligação deverá deixar bem claras, se possível por documento, as diretrizes de modernização e democratização do clube e a desvinculação com o clientelismo, e com práticas administrativas que reprovamos!

Deixo muito claro aqui, que este é um pensamento meu e que acredito majoritário na Cruzada, porém não se trata de manifestação oficial do grupo!

Penso que devemos trabalhar no sentido de possibilitar ao Vasco um renascimento esportivo, administrativo e político, sem esquecer as glórias do passado.

Não queremos um novo Vasco, queremos apenas fazer dele um clube em contínuo aprimoramento, para que possa se manter como uma associação de vanguarda no esporte nacional

Todos nós queremos ver o Vasco de volta ao topo e estamos dispostos a trabalhar para este ideal.

Por fim um recado, mesmo vendo as dificuldades do nosso elenco de futebol, devemos apoiar o time sendo situação ou oposição!

Mostre seu amor

Vista a camisa

Somos Vasco

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para A DANÇA DAS CONVICÇÕES

  1. Z disse:

    Sempre claro e objetivo.
    Abraço Dr.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s