MINHA OPINIÃO

Esta foi a minha manifestação para os conselheiros na reunião do dia 27/12/2012, acerca do orçamento preparado pela comissão de orçamento para o ano de 2013:

 

 

Autoridades do clube, senhores conselheiros.

Os membros da Cruzada Vascaína vem a público criticar a maneira pela qual foi realizado projeto de orçamento agora apresentado para avaliação deste conselho.

Fora dos prazos, feito açodadamente, este orçamento se inicia com generalidades as quais poderiam ser apoiadas universalmente. Os enunciados de economizar os gastos, não fazer mais adiantamentos de créditos e corte de pessoal desnecessário, sem dúvida nenhuma seriam aceitos por todos.

Entretanto, os erros de confecção do referido orçamento o tornam peça ficcional, para uso político, sem grandes utilidades para o dia a dia do clube, muito pelo contrário!

Em minha opinião, é de suma gravidade o fato de que foi esta mesma comissão de orçamento, com pequenas mudanças em seus membros, que gestou o orçamento de 2011 e 2012 com o resultado que vemos agora, de uma situação gravíssima, beirando a insolvência do clube, isto não é oratória, é fato!

Eu me lembro das palavras de pessoas que estavam em ambas às comissões dizendo que o orçamento de 2012 era um grande avanço para o clube. Eu só não sabia que era um avanço para a catástrofe a qual estamos presenciando de maneira angustiada e entristecida.

Como podem ter credibilidade para pregar o que seria justo, ou seja, reduzir drasticamente a folha salarial se no passado  foi esta mesma diretoria e alguns desta mesma comissão que permitiram inchar esta mesma folha de pagamento????????

Como podem ter credibilidade para pregar a quase extinção dos esportes amadores e olímpicos, deixando-os órfãos, com uma decisão que resultou de números incompletos?  A proposta de fazer cada esporte olímpico andar de pires na mão procurando seus meios de subsistência divide o clube e tenta colocar estes esportes como meras franquias!

Como explicarão os gênios dos números o fechamento da escola, que segundo eles mesmos não era gasto e sim investimento, até há pouco tempo atrás??????

Será que a base para estas conclusões foram planilhas de um funcionário provindo do rival (diga-se passagem de maneira estranha) e que agora para lá voltou????

Pregam que não vão aumentar dívidas e resolvem mandar a metade dos funcionários embora, pois não são necessários, porém não há previsão correta dos pagamentos destas rescisões (apenas previsões de avisos prévios). Como será este pagamento? Vão mandar os funcionários demitidos procurarem seus direitos na justiça trabalhista, aumentando a dívida trabalhista a posteriori e contrariando os enunciados bonitos do início da apresentação?

Como podemos acreditar que a diretoria irá fazer uma limpeza nos piores funcionários e naqueles desnecessários se não teve critério para contratá-los e o fez em excesso? Será que o nepotismo vai acabar, ou será mascarado?

E como este orçamento pode designar zero de verba para o atendimento médico do CT da base, principalmente depois do que ocorreu este ano lá? Será que estão querendo mais mortes?

A questão em análise neste momento, não é se este orçamento, recheado de defeitos e imperfeições, está certo ou errado, mas sim na credibilidade daqueles que o fizeram frente a estes fatos apresentados.

Antes que mal maior se abata sobre o clube, que se agradeça o trabalho desta comissão, que ela seja dispensada e seja colocada uma inteiramente nova, que refaça este trabalho de maneira mais clara e com resultados mais palpáveis, com um prazo maior, já que o estatutário foi perdido mais uma vez por total desleixo desta administração.

Que o Conselho Fiscal participe ativamente deste trabalho, se iniciando um Orçamento Zero, realmente debaixo para cima, indo aos locais de trabalho e se refazendo os gastos e necessidades dentro da realidade e não consultando VPs apressadamente e se utilizando planilhas inexatas!

Não é minimamente aceitável que os balancetes de 2012 nem ao menos tenham dado entrada no Conselho Fiscal e depois venha uma comissão de orçamento dizer que se baseou em planilhas de um funcionário responsável por estes fatos e que nem no clube está mais!

Não dá mais para aceitar que sem qualquer notícia do que foi realizado do orçamento de 2012, se faça um novo desta maneira!

A Cruzada Vascaína enfatiza que se o Conselho Fiscal fosse ouvido desde o início deste ano se teria evitado uma série de perdas econômicas do clube! Na verdade quem certamente falhou foram os membros desta comissão, pois em sua maioria foram os responsáveis pelo orçamento de 2012 e a diretoria administrativa pela sua execu8ção, o que resultou neste retumbante fracasso econômico do clube!

Portanto, encaminhamos nossa votação no sentido de desaprovar tal orçamento e mantemos a proposta da formação de nova comissão de orçamento completamente renovada!

Obrigado

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s