O RESULTADO É TUDO?

Caros amigos vascaínos,

 

Com a definição do campeão Nacional nesta última rodada de fim de semana se impõe uma pergunta sobre o futebol em geral e após a discussão sobre ela, sua aplicação ao nosso clube.

A pergunta é: Resultado é tudo, principalmente no Brasil?

Estamos vendo o Fluminense campeão Nacional, com a Unimed despejando dinheiro a rodo, porém com um resultado de finanças do clube cada vez mais negativo!

Sem dúvida para a torcida o que importa é o campeonato e que as finanças do clube se danem, porém este tipo de pensamento não ocorre sem que haja consequências no futuro e embora estas consequências se repitam sempre com grandes sofrimentos após as fábricas de dinheiro fácil fecharem, os torcedores insistem em fechar seus olhos para esta dura realidade!

No nosso pais quem ganha é  perfeito e quem perde um asno!

Mesmo com todo um elenco milionário e com grandes dificuldades para vencer suas partidas, sempre por placares mínimos de diferença e muitas vezes com aquela ajudinha dos homens de preto, Abel agora é incensado como grande estrategista  e técnico perfeito.

Peço licença para discordar.

Se por um lado ele ganhou o campeonato, por outro o futebol jogado pelo tricolor é pobre, retranqueiro e em suma a antítese do futebol brasileiro.

Mas e as consequências das vitórias imediatas são a alegria do torcedor, a produção de ídolos, e a anestesia de torcedores e sócios quanto ao futuro!

Transplantando isto para o nosso clube podemos ver que Roberto Dinamite foi reeleito surfando na onda da Copa do Brasil de 2011 e após esta reeleição o clube iniciou a mergulhar no caos financeiro, completamente anestesiado pela conquista e pela boa campanha no Nacional de 2011.

Ninguém gosta de se inteirar da administração de um clube, mas esta ignorância sempre tem consequências em futuros próximos.

Poucos se interessaram pelos detalhes do orçamento do clube para 2012, o qual pessimamente realizado contava com verbas que não sabia se teria a sua disposição. Logo no início de 2012 as coisas começaram a não andar com alguns anunciantes não permanecendo e a penúria financeira do Vasco afundando lentamente no seu pior poço sem fundo!

Mais uma vez os resultados nublavam as mentes e embora no carioca a campanha fosse apenas regular, havia a Libertadores onde o time avançava para as semifinais.

A organização interna era débil e se esfacelava a cada dia.

As falsas promessas para os jogadores, que o salário seria posto em dia, falhavam e deixavam o elenco nervoso e descrente na sua diretoria.

Porém, desta vez, o paciente ficou sem anestesia. Com a derrota na Libertadores e a venda de quatro jogadores importantes, logo após mais uma falsa promessa do Dinamite em não vende-los, o ambiente veio abaixo.

A crise subsequente era esperada e sinalizada no pífio orçamento de 2012 desde o fim de 2011, mas ninguém queria acordar, ninguém queria discutir isto, era um anestésico potente na veia dos vascaínos! Quando a anestesia acabou sobrou a dor de uma cirurgia muito mal feita, por um cirurgião desqualificado e irresponsável!

Sem dúvida a torcida quer discutir futebol, jogadores, vitórias, entretanto, assuntos de política e administrativos são chatos, tachados de mala pura. No entanto, são fundamentais no futebol do século 21.

Sem organização, sem saúde financeira, nenhum ou praticamente nenhum clube no futebol globalizado terá grandes times e, portanto grandes vitórias!

Da mesma maneira que os campeões nacionais de hoje sofrerão grandes abalos se a UNIMED sair de lá, o Vasco sofreu por falta de organização interna, baseada numa política do submundo de acordos espúrios, pessoais e sem o menor escrúpulo com o clube!

Eu agora falo para o torcedor comum, para aquele que gasta seu dinheiro suado na compra de uma arquibancada ou cadeira. Se você tiver chance, seja sócio do seu clube, se intrometa no dia a dia do seu clube, participe ativamente da política do Vasco.

Eu sei que a maioria não gosta destas sugestões, mas cada um bem intencionado que detesta se meter em política ou administração existe uma fila de oportunistas e aves de mau agouro prontas para ocuparem este espaço!

Temos de aumentar o número daqueles que realmente gostam do clube e não gostam do que o clube pode lhes dar em benesses!

Para o torcedor em geral ter uma ideia, o balanço do clube está reprovado, com 60 dias de perdão para ser refeito, tudo isto feito em manobras em nível de esgoto por parte do presidente do Conselho Deliberativo. Mas o torcedor vai pensar e o que é que eu tenho  com isto? Tem sim, pois aqueles responsáveis por todas estas manobras e todos estes rombos nas contas do Vasco passarão incólumes e continuarão a fazer os mesmos desatinos, redundando em falta de grana, falta de jogadores e tendo como resultado as derrotas e a humilhação do clube!

Por fim, gostaria de agora refazer a mesma pergunta: O RESULTADO É TUDO? Se a sua resposta for que sim, desde o início desta leitura, espero que não reclame do futuro do clube, pois certamente será tarde para chorar mais adiante!

Se a sua resposta for negativa estou lhe parabenizando inicialmente. Você está se conscientizando da realidade!

Se você deu sua resposta negativa, agora só falta o segundo passo, ou seja, fazer alguma coisa acerca. Só ser conscientizado e nada fazer o tornará um cúmplice silencioso de tudo de mal que queremos acabar no Vasco!

Portanto, seja mais um membro de um exército invisível na vontade, mas presente e bastante visível nas ações. Se associe ao clube, entre para uma agremiação política de pensamento do clube, mesmo que não seja a nossa. O importante mesmo é participar e não deixar os mesmos de sempre levarem o nosso clube para o fundo do poço!

De nossa parte a Cruzada Vascaína está pronta para recebe-lo e continuar a empreitada de fazer um Vasco cada vez maior, mais organizado e imbatível!

Saudações vascaínas.

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s