PLANEJAMENTO OU NOMES FAMOSOS

Caros amigos vascaínos,

 

Depois de mais uma vergonha em campo e, principalmente fora dele, ocorridas neste domingo, venho até vocês discutir algumas coisas sobre o clube em termos de planejamento e de candidaturas possíveis ao cargo de presidente do Vasco.

Vou gastar pouco papel com a vergonha em campo. Um time sem pagamento, sem vergonha na cara e com jogadores dando entrevistas ridículas, como o Alecsandro, que ao ser perguntado sobre as vaias no intervalo, disse que a resposta seria dada no segundo tempo. Realmente foi, mas eu e a torcida do Vasco, ninguém gostou!

Quanto a vergonha ocorrida nas sociais, penso que nos dias de hoje pouca diferença ocorre entre os seguranças do Roberto e aqueles do Eurico. Ambos tratavam de calar a voz de oposição no tapa, dentro das Sociais. Mas como tudo piora com o tempo, os de agora se apossam indevidamente de celulares dos sócios de maneira violenta (o que se confirmado se constitui em delito penal: roubo), para evitar que as filmagens feitas sirvam de provas contra os mesmos!

Passadas estas considerações, entremos no assunto real desta crônica.

Estamos presenciando interessante articulação de ideias, principalmente via internet ( face, twitter e etc..) sobre lançamento de candidatos a presidência  do clube!

A praxe no Vasco sempre foi a procura de candidatos personalistas, de preferência com alguma posição de riqueza externa! Sempre se procurou o “homem” da “solução”, o mito de um candidato imbatível, o qual levasse o clube para as vitórias!

Quase nunca se discutia o que o candidato faria, quais os planejamentos para o clube, e que equipe ele disporia para realizar as promessas de grandes times e vitórias épicas.

Como seria de se esperar esta maneira de ver o Vasco, ou seja, a necessidade de um Messias, ou Salvador da Pátria, levava a produção de ídolos políticos acima do bem e do mal e a consequente produção de movimentos políticos, dentro do clube, balizados em construir ou desconstruir tais ídolos!

Este foi o caldo de cultura que gerou grupos de apoio fanatizados ou não, que lutavam por seus ídolos políticos, seus comandantes de consciência e seus caciques da hora, sem que estes não percebessem que as lutas travadas internamente enfraqueciam o clube!

As discussões eram sempre travadas de maneira virulenta, sem levar em conta competência, equipe de trabalho, planejamento em longo prazo e outras coisas indispensáveis para um grande clube do século 21. E pasmem até hoje muita gente pensa que planejamento é mero blablabla para ganhar eleição, jogando fora na lata do lixo mais próxima qualquer esboço de organização, levando o clube a se atolar na insolvência financeira mais e mais.

Vejamos alguns grupos que aparecem no cenário vascaíno atualmente.

O grupo do Calçada, cujo herdeiro político é o sempre arroz de festa Peralta (presente em todas as composições). Hoje não tem tanto poder, mas se mistura com algumas outras tendências dando uma impressão de deter o poder de antigamente. Sem dúvida tem muito poder de acordos por debaixo dos panos, principalmente em reuniões do CD, onde começam sempre por cobrar favores do passado e por aí vai!

Grupo dos “Sócios Voluntários” (mais conhecido como elefantes), é um grupo que faz intersecção com o grupo do Calçada e faz reuniões de cerca de 50 a 70 membros do conselho da situação! Atualmente, se pautam por corridas a cargos e indicações de benemerências (não todos é claro)!

Grupo do Eurico, sempre fanatizado pelo seu líder, que tem sua fonte de propaganda ligada ao site Casaca, com uma proposta altamente personalista, e sem permitir questionamentos internos. Quem discorda é extirpado sem dó! Depois da atuação do seu líder na última reunião do CD, fazendo acordo com o Roberto, deve ter tido alguma ventania rápida, nada que a maneira castrense cubana de governar não tenha sufocado rapidamente! Daí só podemos esperar manobras ditatoriais, mais nada!

Grupo do Roberto está extremamente enfraquecido, diminuído e humilhado. Na verdade este grupo era o MUV, mas com as defecções da maioria dos partidários do antigo MUV, penso que só restaram mesmo os apaniguados e parentes!

Grupo do MUV antigo, praticamente reduzido ao Coelho e um ou dois beneméritos, foi perdendo suas bandeiras e a sua própria maneira de fazer política, tentando inviabilizar o Vasco administrativamente, com repetidas ações judiciais, o condenou precocemente a desconfiança dos sócios!

Grupo dos ex-MUVs que saíram das suas vice-presidências atirando no Roberto. Neste grupo está o Nelson Rocha , cuja atuação a frente da VP de finanças foi reprovada pelo Conselho Fiscal e que ontem deu interessante entrevista na Fox Sports dizendo que não via mal na sua esposa ter uma franquia do clube, pois o dinheiro dela era diferente do dele! Será que ele copiou esta fala do personagem Maluf, no escândalo Luftfala!

Temos ainda a proposição de candidatura, por enquanto sem grupo do Sr. Fernando Horta, que se lançou batendo firme nos dirigentes do Vasco, com acusações gravíssimas, as quais até hoje não vi nenhum processo ser iniciado para desmenti-lo! Horta vem com o tom personalista de salvador da pátria, afirmando que com ele as coisas se resolvem!

Por último temos o grupo da Cruzada Vascaína aonde encontramos algo completamente diferente dos outros em termos de proposições.

Em todos os anteriores citados a causa personalista, a confiança irrestrita e não provada nos líderes arrastam seus seguidores. Não se fala em como serão dadas soluções, mas sim que o “HOMEM” virá ou voltará para nos salvar!

Talvez pela característica eclética da Cruzada, onde encontramos gente que já rodou em outros grupamentos políticos do Vasco e que agora procura algo novo, mais organizado, com princípio, meio e fim, tenhamos nesta associação de vascaínos um perfil muito mais democrático, afinado com a ampla discussão e planejamento de profundidade para o clube!

Na Cruzada não seguimos líderes messiânicos, não precisamos de grandes nomes para chefiar, porém qualquer vascaíno famoso ou não, poderoso ou não poderá entrar, falar, ser ouvido e participar, desde que se alinhe com as propostas de modernização administrativa do clube e que siga pela cartilha de que lá todos são iguais!

Na Cruzada em vez de se ter um nome para depois ver o que se vai fazer de concreto, escolhemos justamente o caminho inverso. Primeiro vemos o que é possível fazer e depois dentro de uma escolha democrática elegemos aquele mais capaz de empunhar as nossas bandeiras, muito bem explicadas em nosso plano de governo!

Todos os vascaínos que pensam num Vasco moderno, sem ditadores ou messias estão convidados a entrar para a Cruzada Vascaína. Para entrar para o nosso grupo não é necessário esconder de onde veio, mas apenas se alinhar com o pensamento do grupo sobre o que fazer com nosso grande clube!

Demonstramos, dentro da última reunião do CD que a Cruzada não se presta a acordos por debaixo dos panos e se manifesta contra esta prática nojenta e repulsiva!

Deixamos bem claro também, que aqueles que não pensam como nós tem o sagrado direito de se manifestar e de expor suas opiniões desde que o façam as claras sem servir a duas correntes distintas ao mesmo tempo! Não temos inimigos, mas apenas adversários nos caminhos que levam ao conserto do que foi feito de errado no Vasco e estamos sempre dispostos a estender a mão aqueles que querem realmente trabalhar pelo clube!

Termino minha crônica de hoje fazendo reverberar a revolta da torcida vascaína contra a administração nepotista e incompetente do Dinamite.

Presidente Dinamite tenha vergonha na cara e renuncie enquanto ainda resta alguma lembrança dos seus gols, pois breve nem isto restará mais, apenas a imagem de um péssimo dirigente!

Saudações vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para PLANEJAMENTO OU NOMES FAMOSOS

  1. Rodrigues Neto disse:

    Se na Cruzada existir realmente essa conscientização de extirpar tudo de ruim que até hoje vem acontecendo não tenho dúvidas que a mudanças irão acontecer. Será como começar do zero e com muita transparência. Só assim o torcedor poderá se convencer a se engajar, tornando-se sócio do clube para ter a oportunidade de ficar bem informando sobre o que acontece no clube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s