COMO AVALIAR TÉCNICO?

 

Caros amigos vascaínos,

Hoje vamos conversar sobre um tema , sempre polêmico, de como se avalia o trabalho de um técnico de futebol.

Normalmente temos manifestações sobre o trabalho dos técnicos baseada principalmente em conquistas e em sua maior ou menor aceitação por parte da imprensa.

A aceitação ou não do trabalho depende dos resultados e do que a torcida é lavada a pensar através de seus principais meios de formação de opinião, deixando uma sensação de subjetividade muito grande nas críticas e na percepção por parte dos torcedores do que é bom e do que é ruim.

Deixando claro que estas são opiniões particulares do articulista podemos enfocar no  passado diversos exemplos de subjetividade nestas avaliações.

Primeiro exemplo, o Vasco campeão Nacional de 1974. Time estava com altos e baixos na fase de classificação e em determinado jogo com o Inter , no Maracanã, são dadas entrevistas antes da partida, pela comissão técnica, anunciando que o time iria jogar muito desfalcado e solicitando paciência da torcida! O time entra em campo tritura o Inter e após o jogo a mesma comissão técnica afirma que este era o time preparado para jogar as finais!!!!!!!!!!!!!! Fomos campeões este ano e o trabalho desta comissão técnica é sempre elogiado por todos!

Voltando ao nosso foco, podemos através do exemplo acima ver como é difícil se avaliar o trabalho de um técnico, num jogo de futebol, onde muitas vezes uma bola vadia aos 45 decide uma partida e o que foi feito de treinamento é posto em xeque por questão de segundos, podendo ser genial ou uma porcaria!

Outra dificuldade para tal análise é só enxergar os resultados positivos. De acordo com tal análise teríamos no Lopes um dos maiores ganhadores e portanto técnico de sucesso, no Vasco. Porém, se fizermos as estatísticas dos turnos e finais que ele perdeu a frente do time, poderíamos sem sombra de dúvida dizer que foi o maior perdedor da história do Vasco!

Outro problema reside na avaliação que a mídia realiza do trabalho de um técnico. Se o profissional fizer o estilo “low profile”, certamente vai ter gente da imprensa para defendê-lo a todo custo. Já se for arrogante vai ter gente da mesma imprensa para dizer que sempre seu trabalho é ruim! isto sem citar os “amigos” da mídia que sempre são “lembrados”em programas esportivos, principalmente se estiverem desempregados!!!!!!!!!!!!!!!!

No meu pensamento estes fatos causam muitas vezes problemas de fora para dentro de qualquer clube, acabando por tornar a torcida massa de manobra para ajudar a permanecer ou para derrubar o técnico de seu cargo!

Se utilizarmos a penas os resultados vamos analisar de maneira superficial qualquer trabalho técnico, se utilizarmos a penas a percepção instintiva também estaremos errando, mas se reunirmos isto tudo a observação do trabalho do dia a dia do treinamento e uma constante fiscalização das entrevistas para poder ver possíveis contradições , a avaliação começará a se aproximar de maior sintonia fina com a realidade!

A história do futebol está coberta de exemplos de grandes incompetentes ganhadores de títulos por estarem a frente de grupos diferenciados e também do contrário.

Por causa destes motivos eu observo muito antes de falar do treinador e procuro ficar sempre com meu juízo afastado das opiniões circunstanciais de fases vitoriosas ou não!

A crítica isenta é saudável, pois possibilita o contraditório de ideias, proporcionando uma base de conhecimento para que direções de clubes não fiquem reféns de resultados e possam se adiantar nas mudanças para melhor.

A crítica parcial, determinada por outros interesses é maléfica, pois deixa uma fina malha de falta de percepção da realidade no anseio da torcida e da direção do clube!

Eu particularmente já vi técnico comandar rachão no sábado antes da partida clássica de domingo e aparecer nas entrevistas da  TV dizer que estava ensaiando jogadas para o jogo do dia seguinte!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É evidente que no dia seguinte tomava na cabeça e a torcida é que pagava o pato!

Dentro da realidade de hoje em dia no Vasco, temos uma situação inusitada de um interino permanente e da espera eterna da recuperação física do treinador titular!

No início a imprensa ficava inebriada com as entrevistas sempre em tom blasé do Cristóvão, que aliadas aos resultados do time o mantinham a cima do bem e do mal!

Ninguém parava para avaliar os erros que aconteciam , durante o Nacional do ano passado, principalmente na parte tática, que levaram o Vasco a perder um campeonato por maus resultados em casa, decorrentes de opções de escalação e tática do treinador!

O que importava era que o time estava em cima da tabela , coisa que não acontecia há naos e assim o trabalho era entendido como perfeito!

Da mesma maneira os mesmos erros acabaram sendo cometidos na Libertadores e agora acontecem no Nacional.

Vemos que além de ter perdido um caminhão de jogadores de qualidade ( e isso pode ajudar a diminuir um pouco os erros do técnico), O Vasco está perdendo a fibra dentro de campo, cada vez mais aceitando entrar para empatar ou perder de pouco nos jogos decisivos!

Se a raça e união do elenco, costurada na época da doença do Ricardo Gomes, já não são as mesmas, penso de se deve investigar a causa, com muita rapidez , antes que este campeonato vá  para o ralo!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não creio que a solução seja derrubar técnicos, mas sim de colocar gente ao seu lado que o influencie no trabalho e não deixe ele se perpetuar em teimosias que nos enfraquecem!

Além disso, é preponderante que a diretoria reforce o time, depois do verdadeiro desmonte realizado por ela própria , após um milhão de promessas no sentido contrário!

Hoje temos a conta do chá e olhe lá, o nosso banco ficou fragilizadíssimo, e certamente nos faltará no decorrer dos jogos!

Por estes motivos , não se pode simplesmente dizer que o Cristóvão é o maior responsável, pois sem ovos não se faz omeletes, sem craques não se tem grandes times! Mas também é certo falar que suas teimosias estão nos derrotando e sua falta de ambição, jogando sempre atrás contrariam as tradições do nosso clube!

Seria excelente ver apenas uma entrevista do Cristóvão revelando que errou nisto ou naquilo e não a interminável manifestação de que sempre está certo, como se fosse um deus blasé low profile!

Para terminar uma dica para a comissão técnica do Vasco: Sempre que o time entrar com garra , com raça e com vontade de ganhar, e portanto com a cara do Vasco teremos resultados melhores e a torcida vai apoiar. Sempre que entrarmos com medo, sem raça e com a cara de técnico que não quer perder o emprego nós iremos para o buraco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Saudações Vascaínas

 

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para COMO AVALIAR TÉCNICO?

  1. Leonardo Alkmim disse:

    Perfeito Veríssimo! Essa postura de que nada está errado é extremamente irritante. E o Cristóvão não faz o básico: contra o Atlético-MG, deveríamos explorar os contra-ataques, mas ao invés de jogadores rápidos para colocar correria, começamos o segundo tempo com 2 atacantes pesados. Viramos presa fácil.

  2. BURUCA disse:

    Dr.Verissimo sua coluna esta perfeita e e tudo o que eu penso,temos uma diretoria omissa que so se manifesta na hora de reclamar de arbitragens.Cade reforços?Cade Patrocinio?Enfim valeu por sua coluna ,absss

  3. Edênio Portugal disse:

    BOA NOITE VERISSIMO, CONCORDO COM TODO SEU TEXTO, E GOSTARIA SÓ DE ACRESCENTAR, QUE SE FORMOS MAIS OBSEVADORES NOTAREMOS QUE NÃO É PRECISO TER FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA SER COMENTARISTA, E FAZER MUITO UMA COISA NO MEU PONTO DE VISTA NÃO QUER DIZER QUE SE SAIBA FAZER BEM ( VIDE CASA GRANDE), E OUTRO PONTO É PAPEL DO TÉCNICO O TREINO TÉCNICO, PORTANTO FINALIZAÇÕES , PASSES ETC. ETC. PARA AVALIAR UM TÉCNICO É SÓ COMEÇAR POR ESTES NÚMEROS QUE SÃO BASTANTE CONCLUSIVOS NO BRASIL,ABSS VASCAINOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s