O FUTEBOL MUDOU!

Caros amigos vascaínos,

Embora sem escrever colunas há algum tempo, não parei de observar as coisas do Vasco e também o que se refere ao futebol Mundial.

Estamos presenciando uma mudança extremamente radical no futebol de hoje!

Os admiradores do futebol da Copa de 1970, certamente ficariam, escandalizados com aquilo que é jogado em campo , nos dias de hoje, ao que se dá  o nome de futebol!

De lá para cá o esporte se tornou cada vez mais um negócio de milhões, com quantias astronômicas sendo envolvidas, com empresários e empresas de mídia mandando e desmandando nos clubes pelo Mundo afora!

Além das mudanças de gestão ocorridas neste esporte e certamente por causa delas o planejamento de longo prazo começa a definhar cada vez mais na parte técnica, ficando definitivamente escravo dos resultados e diga-se, podemos sentir esta mudança até mesmo nas atitudes dos clubes europeus.

Em decorrência destes fatores as táticas e a maneira de se jogar mudaram muito!

Com a incrível  melhora do preparo físico, preparo técnico e com a adoção de softwares para acompanhamento tático dos adversários, o futebol de hoje tornou-se um esporte definitivamente diferente dos anos de sonhos dourados, onde bastava ser melhor tecnicamente para ser campeão!

Nos dias de hoje, a compactação dos espaços no meio de campo e a frente das defesas, tornaram o futebol um esporte cada vez mais feio e enfadonho, onde o que se vê é a superação da correria, da botinada, das retrancas sobre a técnica e a habilidade.

Hoje a exigência é de um raciocínio mais de um segundo mais rápido do que há vinte anos atrás e de um outro tipo de técnica para se poder jogar e produzir para o time!

A maioria dos jogos em campeonatos importantes o que se vê é correria, duas linhas de quatro jogadores ou mais defendendo na frente da área e um nível de tolerância com faltas e outros artifícios que enjoa ao espectador!

É claro que existem exceções, como o time do Barcelona, com seu toque de bola ultra enfatizado, impedindo o adversário de ficar com a bola. Na verdade este estilo de jogo é uma radicalização da maneira de jogar dos antigos grandes times do Santos, Botafogo, Boca Juniores e etc… Podemos entender que realmente o Barcelona encontrou uma fórmula de evitar a mediocridade do futebol moderno e o fez baseado em grandes jogadores que miram num objetivo comum e só driblam quando necessário!

Aqui nas terras de além mar, o que temos no campeonato Nacional é uma concentração de peladas incrivelmente chata! Jogos feios , decididos em falhas pessoais e a total ausência de algo novo, mais emocionante para o torcedor.

Mirando no Vasco esta análise , podemos entender que mesmo com uma campanha boa nossa torcida, por vezes critica o técnico. Temos de exaltar a campanha do  time, porém não podemos esconder que o futebol jogado é pobre, se destacando veteranos em campo, como Juninho e Felipe e o novo ídolo Dedé!

O Vasco se tem aproveitado de um elenco , que mesmo muito mexido nos últimos 12 meses, manteve uma espinha dorsal de jogadores experientes , os quais conseguiram uma união interna capaz de levar o time na adversidade!

Temos um técnico que tem boa nota no setor de manutenção da união do elenco, embora realmente seja bastante fraco no item de preparação da equipe taticamente. Entretanto, como o time vem se mantendo em boas colocações é difícil ir contra a estatística e criticá-lo.

O vai e vem das contratações ofereceu ao Cristóvão solução para um problema crônico do escalar ou não Felipe e Juninho juntos.  A saída do DS resolveu isto para ele de graça, porém ele ainda não percebeu e se mantém com a postura , na minha opinião , ultrapassada de não escalá-los juntos.

Pelo que vejo dos últimos jogos, o melhor meio de campo para o Vasco de hoje seria Nilton, Wendel, Felipe e Juninho. Com a queda de produção absurda do Éder, não existe justificativa para sua manutenção de titular. mesmo não gostando do estilo do CA84 eu o colocaria livre no ataque com o Alecsandro, deixando o meio de campo citado acima jogar com tranquilidade!

Porém, são pitacos de amador e a escalação é dos “profissionais”, mas vamos ver o que se sucederá adiante!

 

 

Acho interessante o posicionamento de nossa diretoria na questão do projeto oferecido pela Cruzada.

As manifestações dúbias do VP de marketing Eduardo, mesclando declarações com o propósito de confundir a opinião pública são lamentáveis!

No frigir dos ovos a Cruzada ofereceu ao clube um projeto pronto e o clube , através de vários vices e diretores ignorou a coisa. Foram relapsos e nem ao menos se mexeram para tirar a limpo se o contato era bom ou mal, nem mesmo para dizer depois que ele não existia!

Está claro que a Cruzada não está no poder e não pode assinar nada pelo clube! Bastava que o clube através do VP de marketing , por exemplo, ligasse para o contato  no Qatar e fizesse as trocas de faxes e e-mails que a situação exigia. Infelizmente não fizeram seu dever de casa. Ficaram pensando em como justificar passagens de avião para o Oriente Médio, se não tinham certeza do que era oferecido!!!!!!!! Não tentaram nem sinais de fumaça, quanto mais a moderna comunicação eletrônica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Depois de perderem tempo , quiseram correr atrás , por outras vias e deram com a cara na porta, pois ficaram chutando que a coisa era com a Qatar Foundation, a qual nada tinha a ver com o projeto!

Uma coisa podemos garantir no futuro é que se a Cruzada estiver no poder e aparecer uma boa proposta para o Vasco seja de que corrente política for, correremos para concretizá-la e daremos os créditos a quem de direito, sem inveja e com competência!

Finalizando , vamos torcer para que o Vasco faça uma grande partida contra o Corinthians e que o gramado de São Januário, destruído na sua drenagem por uma reforma mal feita, esteja adequado para o time tocar a bola!

Saudações vascaínas!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O FUTEBOL MUDOU!

  1. BURUCA disse:

    Dr.VERISSIMO brilhante coluna,mais gostaria muito que o pessoal da cruzada explicasse esta situaçao sobre o projeto com o pessoal do CATAR,pois ja perdemos o projeto do ALBERTO BIAL para o basquete sei que essa turma e muito lenta.Quero ver o Vasco sempre bem acima de tudo ou de qualquer pessoa.Um grande abraço e excelente semana.

  2. jolucave disse:

    Caro amigo, a cruzada já está providenciando os devidos esclarecimentos em nota oficial, espere e verá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s