REALIDADES E VERSÕES

Caros amigos vascaínos,

Novamente estamos com vocês para falar da atualidade do nosso clube e dos fatos que nos preocupam no dia a dia do Vasco.

Muitas vezes me perguntam se eu não sou excessivamente severo no julgamento dos passos da diretoria atual, pois na visão destas pessoas aconteceram mudanças de relacionamento com a imprensa e o clube , depois de anos, ganhou alguma coisa em termos de competição no futebol!

Para responder a estes questionamentos com o máximo de isenção possível e falo isto por causa de que ninguém é filho de chocadeira e todos tem sua preferência aqui ou ali, é necessária uma avaliação do quadro antes da posse , durante a posse e atualmente.

Antes da entrada desta diretoria havia um clube com grandes problemas, formatado para ficar cada vez mais e mais diminuto e se possível ser mantido dentro da letargia ditatorial que o comandava. Dívidas eram pagas em parcelamentos intermináveis, e o reino das certidões negativas/positivas deixava todos com a ilusão que o clube estava sendo bem administrado. Além disso pululavam confissões de dívidas, que nos perseguem até hoje!

Nossas possibilidades de marketing naquela época eram  nulas e os contratos assinados ridículos! Navegávamos como um paciente grave dentro de CTI, sem melhora e sem piora, somente sobrevivendo e se desgastando com as máquinas de manutenção da vida!

Dentro deste quadro surgiram os atuais dirigentes prometendo filas de patrocinadores, times imbatíveis e outras façanhas de peso, prometendo uma revolução no clube.

Quando finalmente chegaram ao poder perceberam que a história era bem outra. Não estavam preparados para governar, não tinham a menor ideia das bombas de efeito retardado, do ponto de vista financeiro, que estavam prestes a explodir!

Nos primeiros passos após a posse fracassaram completamente em assumir a direção do ponto de vista esportivo, administrativo (especialmente financeiro) e levaram o clube para a segunda divisão do Nacional.

Os patrocinadores certamente entraram em outras filas, pois não apareciam em SJ!

O comando do futebol foi entregue sucessivamente para incompetentes, e o clube começou a ficar a deriva !

Neste ponto surgiu a palavra de ordem para eximir esta diretoria de tudo que havia de errado:”Herança Maldita”! Absolutamente tudo era creditado ao emaranhado de coisas englobado pela denominação herança maldita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Chegou 2009 e um clube sem grana, sem jogadores praticamente e entregue a mais completa bagunça em todos os esportes, iniciava o ano agonizante e sem futuro.

Neste momento aparece o empresário Carlos Leite e monta um time para o Vasco , traz técnico e supervisor e é claro faz do Vasco também o repositório de vários bagulhos empresariados por ele!

Logo no início do Cariocão ocorre mais uma falha , desta vez dos advogados do clube que tinham entrado com esta diretoria e diga-se de passagem , muito bem pagos! Com esta bobagem o Vasco perde pontos e fica de fora das finais!

Neste ano por influência do governador Sergio Cabral o Vasco consegue o patrocínio da Eletrobras e surge aí mais uma novela. Para receber o dinheiro de uma instituição do governo tem de estar quites com os impostos! Eram as tais certidões negativas /positivas e o dinheiro sempre demora e se instala uma situação de atraso salarial intermitente no clube!

Começa a Segundona e o time acaba por ganhar o título Nacional da segunda divisão, mas sejamos coerentes não fez mais do que sua obrigação!

Vem 2010, contratações erradas, campanha ridícula  no Carioca, na Copa do Brasil e Nacional. Os atrasos de salários são a tônica e nada muda, inclusive a famosa desculpa , ou seja, tudo era culpa da herança maldita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Se inicia 2011 e a  crise se aprofunda no Carioca, nada muda no panorama , até que ocorre a contratação do Ricardo Gomes para técnico  e o time de futebol parece melhorar. No Carioca nada consegue, mas com uma campanha brilhante na Copa do Brasil se torna campeão , com classificação assegurada para a Libertadores do outro ano.

O time de futebol entra numa onda de vitórias, mas a parte administrativa continua pífia e capenga!

Com a doença do RG o Cristóvão fica de técnico, apoiado por jogadores do elenco e como solução infinitamente mais barata! O Cristóvão tem lá seus méritos  (manter a união do elenco, “low profile” que cativou a imprensa) porém no aspecto técnico tático promove erros que nos custam pontos importantes dentro de SJ e isto somado aos erros de arbitragem nos deixam em segundo lugar no Nacional!

Vem o final do ano e perdemos alguns patrocínios, restando o eterno problema Eletrobras! Atrasos de salários , compra do Bernardo e logo depois perda do mesmo Bernardo por falta de pagamento de obrigações trabalhistas, revertida e desaguando num empréstimo do jogador ao Santos.

No ano de 2012 chegamos nas decisões da Tç Guanabara e Tç Rio, mas a torcida e alguns jogadores já não suportam as mexidas erradas do Cristóvão! O Cariocão se vai e nada de título.

Na Libertadores a campanha é apenas razoável e acabamos por ser eliminados pelo Corinthians por erros crassos de escalação do time e mais uma vez se tenta colocar o peso da desclassificação apenas em cima de erros de arbitragens!

Os salários novamente se atrasam e as renovações de jogadores estão mal encaminhadas!

Finalmente vem o Roberto Dinamite e diz que isto tudo faz parte da HERANÇA MALDITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Neste breve relato podemos perceber que se por um lado havia uma herança de dívidas inegável, por outro lado a falta de gestão foi absoluta!

Depois de quatro anos no poder não ter ideia dos problemas com judiciário que podem causar prejuízos financeiros era para mandar todos os advogados contratados  pelo clube para o olho da rua!

Podemos identificar no orçamento que determinadas provisões para contencioso judiciário nunca foram calculadas corretamente porque o departamento jurídico do clube não respondeu quais eram os processos e nem o montante de possíveis dívidas!!!!!!!!!!!

O nome disto é irresponsabilidade!

Recentemente se soube pela imprensa que uma dívida de 2 milhões foi executada por um cartunista famoso e próceres da situação confirmaram dizendo que esta foi a causa do atraso de salários em janeiro! Uma declaração desta é o batom na “underwear”que faltava!

Pelo orçamento feito pela administração haviam receitas superestimadas, pois contratos de propaganda existentes iam terminar nesta época e ainda não estavam renovados e no orçamento se contava com esta renovação, que na verdade não ocorreu!!!!!!!!!!! Depois disto o VP de finanças falou de problemas de fluxo de caixa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas tentemos caminhar no sentido da avaliação dos esportes amadores do Vasco, que sempre se destacou neste quesito. O que podemos ver é o efeito devastador de uma bomba de neutrons, arrasando este setor do clube.

Os tradicionais esportes amadores como remo e basquete foram sucateados, arrasados pela inépcia desta direção atual, a ponto de atletas da base do basquete levar uniformes para lavar em casa! O remo virou terceira força do Rio, numa humilhação jamais vista antes na história do Vasco!

Porque o ginásio já completa quase um ano de interditado e está lá , sem ser consertado?

O futebol de base tem treinadores que estão fracassando há muito tempo e não são trocados! Por causa de que motivo isto acontece? Será que são amigos pessoais do presidente?

Através destes fatos se pode ver que a diretoria anterior mantinha o Vasco cambaleando dentro de um CTI e que a atual (já no segundo mandato), ao entrar fez promessas sem avaliar o terreno , sem saber das possibilidades de tratamento do paciente e está matando o clube, exigindo de um enfermo combalido uma performance de atleta, sem antes dar as devidas e necessárias condições!

O mais impressionante desta história é que ações administrativas que poderiam render ao clube ativos financeiros importantes não foram tomadas ou foram negligenciadas por quem de direito!

Pior ainda que os estudos e análises do Conselho Fiscal visando  o bem do Vasco e a melhora na arrecadação do clube são engavetadas por um presidente de Conselho Deliberativo  tíbio  que não consegue nem marcar uma reunião do dito conselho sem pedir permissão para a diretoria administrativa. Caso clássico de subserviência de um poder do clube para o outro!

No caso do Programa de Sócios levou quase quatro a cinco meses se esquivando de marcar uma reunião, rompendo de maneira lamentável sua palavra após eleito de que marcaria reuniões mensais! Agora recebe uma planilha da diretoria acerca deste programa e a repassa para o CF! Será que uma planilha destas precisou de alguma assessoria de Marte ou Vênus para demorar tanto para ser feita?

Quanto tempo vai demorar para se apurar o relatório do CF sobre a Penalty?

No momento que comecei a participar de reuniões do Conselho Deliberativo ao ser eleito pela Chapa da Cruzada Vascaína, realmente não esperava ver que neste conselho acontecem situações como  palco de conchavos e jogadas políticas que ficam longe de ser boas iniciativas para o clube, respaldando em primeiro lugar vaidades pessoais, visando unica e exclusivamente a obtenção de poder!

Pude também verificar que, com o passar do tempo, a chegada desta diretoria ao poder não revolucionou nada, muito pelo contrário repete velhas maneiras de governar!

Permaneço acreditando que a Cruzada possa ser uma via de uma revolução de conduta e administração no sentido de um Vasco forte, sem ser prejudicado pelas vontades de antigos e ultrapassados caciques!

Concluindo, para aqueles que acham que eu sou muito severo com as análises da diretoria, eu chego ao fim deste texto pensando exatamente o contrário, tomado pela revolta de ver um clube sendo mal administrado por gente vaidosa e sem nenhum compromisso com futuro da instituição!

Saudações vascaínas

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s