DOIS JOGOS: LIDERANÇA E LIÇÕES

Caros amigos vascaínos,
Desde a quinta feira nós experimentamos emoções diversas, deixando boa parte da torcida ansiosa, preocupada e posteriormente feliz. Do empate contra o Atlético GO até a espetacular vitória contra o Cruzeiro várias coisas deveriam ser melhor analisadas para proveito posterior do excelente grupo armado pelo Vasco para este campeonato.
Na quinta, após alguns erros grosseiros de escalação, tivemos um jogo para lá de emocionante e também perigoso, contra uma equipe brava, até mesmo um pouco violenta, mas que vendeu caro o resultado.
Na minha modesta opinião, a escalação do Vasco, na quinta , esqueceu o resultado anterior do time e ignorou as condições físicas de dois atletas. Penso que a principal virtude do time contra o Grêmio foi a marcação por pressão sufocando os gaúchos e deixando a partida ao nosso feitio.
Entretanto, ao escalar Juninho de saída, após quase dez dias parado, o Cristóvão perdeu a possibilidade de afogar os goianos em seu próprio campo e ofereceu muitos espaços ao adversário. Por outro lado, a escalação do Julinho lateral esquerdo, completamente fora de forma física, proporcionou ao adversário uma avenida, por onde levaram perigo e construíram seu gol.
Depois disso o time reagiu e aos trancos e barrancos conseguiu o empate ainda perdeu três gols incríveis.
Penso que a reclamação contra o incompetente de plantão, o péssimo árbitro Roman, foi um pouco exagerada!
Perdemos uma grande chance, mas o fim de semana nos reservava melhor sorte!
Com a contusão do Eder, Cristóvão usou desta vez, muito bem, o banco e escalou Felipe Bastos, adiantando o Juninho para posição quatro de meio de campo e colocando o Diego no ataque. Mesmo com a perda da velocidade de contra-ataque, ganhamos em coesão no meio de campo, deixando os habilidosos com liberdade para criar.
No primeiro tempo tivemos algum trabalho com o Cruzeiro, enquanto o time estava se acostumando com a nova escalação, mas depois disto dominamos amplamente o time mineiro, em sua própria casa.
Com atuação de gala do Diego Sousa, marcando três gols, combatendo e dando passes perfeitos, a liderança se solidificou com uma goleada de 3 x 0.
Penso que a liderança é justa e premia um time que está se doando em campo, superando suas falhas com dedicação e principalmente sem donos do time, como vemos por aí em clubes rivais.

Quais seriam as lições que estes dois jogos deixaram para o nosso time?
A primeira seria para o time e para o Juninho Pernambucano. Todos sabem que ele não gosta de jogar adiantado, porém fica cada vez mais cristalino que sua produção melhora muito quando ele fica liberado da marcação e permanece com todo o gás para criar jogadas! Por outro lado as brechas que ele deixa no meio de campo quando joga de segundo ou terceiro homem de meio de campo desapareceram nesta partida, deixando a defesa muito mais compacta.
A segunda lição é que não existem mais super-homens no futebol. Não adianta escalar o nome se ele não estiver bem fisicamente. O futebol moderno não perdoa tais erros.
Deixo uma pergunta no ar: Será que o Juninho mais a frente não seria uma solução para que o Felipe jogasse com ele, sem desarrumar a marcação da defesa?
Deixo outra: O Diego mais a frente, sem grandes obrigações defensivas renderia mais? Se esta última pergunta tiver resposta positiva, a consequência lógica seria a saída do Elton e do Alecsandro, deixando a velocidade do Eder pela direita, a qual poderia ser trocada de hora em vez pela referência de um centroavante, dependendo do jogo!
Bem, o mais importante é que estas questões resultem em benefícios para o time e que contra o Corinthians possamos entrar fortes , ganhar e dar um passo importante para o título deste campeonato!
Saudações vascaínas.

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s