PROPAGANDAS E REALIDADES

Caros amigos vascaínos,
O nosso clube vive uma era pré-eleitoral, que faz com reaparecer antigas táticas de marketing eleitoral, fartamente usadas para enganar o sócio eleitor há mais de quatro décadas. Em paralelo a isto o time de futebol tenta mais uma escalada na Copa do Brasil, após a derrota nos pênaltis na Tç Rio e a consequente perda do Campeonato Carioca.

No campeonato carioca conseguimos alguma coisa de útil muito tarde, depois de um primeiro turno absolutamente ridículo, proporcionado pela incompetência da diretoria em avaliar os problemas já existentes antes de dezembro do ano passado.
A lentidão de ação da diretoria em resolver as pendências do futebol em dezembro e janeiro permitiu que uma campanha humilhante fosse levada a cabo no primeiro turno. A falha foi conjunta, do presidente à supervisão do futebol, mas sem dúvida a lentidão paquidérmica desta diretoria foi a causa principal.
Depois da porta arrombada, supervisão de futebol e uma diretoria desesperada pela proximidade das eleições resolveram agir com urgência, fazendo contratações, expurgando atletas criadores de casos e substituindo o técnico.
Com a contratação do Ricardo Gomes, mais na base do único que aceitou o risco do que em contratação amadurecida por uma escolha real, houve uma mudança de atitude do elenco, principalmente do Felipe. Com a chegada de contratações, o elenco encorpou e o time melhorou consideravelmente suas atuações, chegando a decisão da Tç Rio.
Num jogo em que me pareceu que o time não foi incisivo como deveria ser, todo mundo se acomodou com o empate e fomos para uma cobrança de pênaltis, onde sabíamos contra com um goleiro sem grandes recursos para defendê-los. Além disto três cobranças horrorosas definiram o campeão e ficamos mais uma vez na fila.

No âmbito das eleições e das promessas realizadas para se conseguir votos, vemos práticas antigas, desgastadas, porém em termos de Vasco muito eficientes serem ressuscitadas.
Desde 1977 vemos promessas de criação de CT de treinos, maquetes de novos estádios no lugar de SJ e etc. serem repetidas, apenas com outra maquiagem.
Todos lembram o terreno da Washington Luís, maquetes de nova sede lá e até hoje nenhuma das diretorias que prometeu fez o que foi prometido e lá só tem obra embargada e um campo de treino largado!
Agora temos nova apresentação, o térreo de Maricá apontado como solução para o CT de base. Mais uma vez temos um terreno, temos projetos de construção , mas não temos nem de onde vai sair o dinheiro, pois segundo a diretoria teremos a segunda etapa que é procurar os investidores.
Infelizmente, estão anunciando que o problema do CT de base está solucionado. O modus operandi é o mesmo, só mudam os nomes.
Muitos dirão que estou descrente, mas gato escaldado tem medo de agua fria. Seria interessante que isto tudo fosse feito nos três anos anteriores e que a realização da obra fosse apresentada pronta nas eleições. Infelizmente, nas eleições vascaínas sempre aparecem intenções e nunca realizações.
Penso que o quadro social do Vasco deve se posicionar aplaudindo as intenções de melhoras no patrimônio do clube, porém deveria também cobrar fortemente a finalização destas intenções, exigindo a conclusão destes projetos pré-eleitorais.

Da mesma forma esta coluna cobra da diretoria as ações que deveriam ter sido tomadas desde que assumiu, no sentido de resolver os problemas de cadastro dos sócios. Primeiro tiveram três anos e não se preocuparam com isto. Depois desde fevereiro a marraram a divulgação de listas e etc. Chegando em cima da hora das eleições resolveram agir de afogadilho para superar a paquidérmica lentidão habitual e correm risco de fazer mais uma eleição cheia de problemas. Logo esta diretoria que tanto sofreu em outras eleições, mal organizadas pela turma do ex-ditador, logo esta se encarrega de organizar mal mais uma eleição. LAMENTÁVEL……….

Portanto, mais uma vez vemos chegar um período pré-eleitoral com muita propaganda enganosa e pouquíssima realidade para ser apresentada.
Temos uma chapa com toda a característica de “situação 2 – a missão”, que se confunde em suas declarações, tentando criticar sem parecer crítica e apresentando discurso de baixa rejeição. No todo, suas propostas parecem mais colagem dos outros.
Na chapa da antiga diretoria, vemos uma preocupação desmedida em vigiar listas eleitorais, denunciar manobras e etc. Realmente devem saber muito desse método, afinal quando eram situação produziram eleições sempre muito tumultuadas e mal organizadas! A última investida é produzir um novo inimigo externo para transformar seu candidato em super-herói da resistência, realmente patética esta nova apresentação de ideias tão antigas e obsoletas. Infelizmente desta chapa só poderemos esperar tais manobras.
Temos ainda outro candidato, egresso do antigo MUV, (será que ainda existe?) que continua na mesma toada das proposições do antigo MUV. Esta toada é a de denunciar, obter espaço na imprensa e tentar a qualquer preço votos para eleição, mesmo que com prejuízo da imagem do clube. Outro modus operandi que penso estar esgotado em termos de criar algo bom para o nosso clube!
Por estes motivos acima continuo firme no apoio à Cruzada Vascaína, como único movimento organizado do clube, que critica, mas propõe soluções e que não cessa de trabalhar em suas reuniões pensando no futuro do clube e não tendo a sede de poder, mas tendo a obsessão por soluções, as quais poderão ser partilhadas por todo o clube, seja qual for o resultado das eleições.

No encerramento desta coluna eu faço uma pergunta para Rede Globo, diretoria do Vasco e do Atlético PR. Já sabemos que o Carioca e o Paranaense estão encerrados, então porque não trazer este jogo de quinta para sábado com TV para o Brasil inteiro? Não falo nem em jogar domingo, pois a Vênus Platinada vai querer empurrar jogo da paulistada mesmo. Onde estão os departamentos de marketing dos clubes, da CBF e da emissora de TV. Fazer este jogo quinta-feira às sete e meia da noite é jogar dinheiro fora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s