Hora de tranquilidade para avaliar

Hora de tranqüilidade para avaliar!

Caros amigos vascaínos,
Penso ser a hora de ter tranqüilidade e de se avaliar criteriosamente as razões dos resultados do time de futebol estarem abaixo do que foi exigido (me recuso a dizer que algo foi planejado neste ano)!
Como sempre acontece, após derrotas que sejam decisivas e principalmente com placares que denigrem as tradições do clube, ocorre a revoada de aves de rapina, sempre a espera de um defunto novo para se alimentar.
Para aqueles que conhecem SJ, a história de que a reunião de domingo foi para dar apoio ao time e ao treinador, não passa de cantiga para o boi-tatá! Sempre aparece algum diretor ou vice exigindo a cabeça de alguém e de preferência o cargo de treinador é o que mais alimenta a fome de culpabilidade destes apressados por espaço na mídia!
Por outro lado, sempre aparecem os de sempre da oposição para exigir explicações e dizer que está tudo muito ruim (e está mesmo, mas eles também têm sua grande parcela no estado de coisas de hoje)!
Como diria Oto Glória, o técnico passa de bestial para uma bêsta, ao sabor das ondas das derrotas.
PC Gusmão passou de salvador da pátria para responsável pela má colocação, como se fôsse passe de mágica!
Entretanto, tem sempre um entretanto, creio que devemos avaliar com tranqüilidade as razões estruturais da realidade do Vasco de hoje, antes de a sair metralhando este ou aquele.
Em primeiro lugar, nós devemos criticar a armação do planejamento de 2010. Mesmo sabendo da competência do Rodrigo Caetano, não devemos esquecer que o planejamento realizado para 2010 foi dele e fracassou. Não quero dizer com isto que ele seja o único responsável, mas certamente era o gerente de quem deveria ser cobrado o atual estado de coisas e dele deveria partir um minucioso relatório elencando as causas de não se ter atingido os objetivos, ou seja as vitórias nas competições disputadas e nem a classificação para Libertadores!
É sempre bom lembrar que quando o atual técnico, com um elenco reduzidíssimo assumiu, o Vasco era pule de dez para o rebaixamento e ele, mesmo antes de reforços chegarem conseguiu reverter este quadro.
O que todos não estão refletindo é o fato de que se trazer jogadores de fora, normalmente implica em riscos de adaptação, desempenho físico, desempenho técnico, e rearrumação do elenco em termos de lideranças e conjunto!
Como a torcida é passional, e com base nos resultados sem reforços, todos pensaram que teríamos uma máquina de ganhar, o que não era verdade e que gerou muita decepção e pressão da diretoria sobre o técnico e elenco.
Como seria de se esperar, porém não foi avaliado corretamente pela diretoria, o desempenho físico variou muito e para pior, levando a um sem número de contusões e fazendo com que o DM pagasse o pato sozinho.
Tendo em vista os dados acima, como seria de se esperar o desempenho técnico foi bastante irregular, levando o time a uma gangorra de atuações, sem regularidade necessária para que se colocasse melhor no campeonato.
Penso que houve também muita coisa a ser acomodada nas lideranças do time e em determinado momento a parte técnica foi muito afetada por este fato.
No sonho do torcedor era possível chegar à Libertadores, porém a realidade era outra e os dados acima configuravam para uma colocação mais abaixo, mesmo que nossa vontade fôsse outra.
Quando o sonho melou, como sempre, uma chuva de críticas voou na direção do técnico. Mas, muitos esquecem o porquê dos seguidos empates.
O que poderíamos esperar de um time com desequilíbrios de desempenho físicos tão acentuados como o time do Vasco?
Era visível que a falta de um conjunto de performance física harmonioso nos levava para ceder empates em jogos ganhos, sempre no segundo tempo!
Penso que o momento das cobranças é este, porém dentro de parâmetros sérios que possam servir de balizamento para melhoria do elenco e do resultado final e não dentro do sentimento de frustração do objetivo não atingido!
Trocar tudo agora seria pura demonstração de incompetência administrativa, dando satisfações políticas à pessoas destemperadas!
É fundamental que seja realizada uma preparação mais adequada para o ano 2011, com um planejamento mais sólido, na questão da infra-estrutura do departamento de futebol.
Que a roupa suja seja lavada, e que a diretoria não ouça o canto da sereia e purgue suas culpas através de mudanças simples e mal planejadas no departamento de futebol!

Interessantes que certos próceres da oposição venham achar e dizer como a diretoria deveria cobrar dos técnicos e demais integrantes do Departamento de futebol e médico. Gostaria de saber onde estavam eles quando o então técnico Antônio Lopes perdeu dois Mundiais e um sem número de Campeonatos Cariocas para o IM. Qual foi a sensacional cobrança da época????!!!!!!!

Lamentável, tudo o que eu li acerca de membros das diversas correntes que se locupletaram de processos contra o Vasco, em termos financeiros! Melhor seria ficar de boca calada e não tentar justificar o injustificável! Pior ainda que estes processos não são por causa de dívidas do clube com quem trabalhou, mas sim com indenizações por danos morais, ocasionados por pessoas que dirigiram ou dirigem o Vasco! Na verdade temos um bando de caras de pau tentando justificativas ridículas!

Devemos fazer com que a torcida tenha em mente que nestas últimas partidas o time deve ter a obrigação de se portar melhor.
E que fique o recado para atual diretoria: “Até quando heranças e outras desculpas esfarrapadas serão dadas para encobrir o marasmo e a incompetência!
Saudações vascaínas

Sobre jolucave

Sou médico ortopedista , casado, carioca e vascaíno
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s